Poder Legislativo: Sessão Ordinária do dia 28 de Novembro de 2022

Poder Legislativo

A Câmara Municipal de Vereadores esteve reunida em sessão ordinária, na segunda-feira dia 28 de novembro de 2022, e na ocasião foi apreciada a seguinte matéria:

Proposições:

 Ver. Alison Schenkel – Indicação – Que o Poder Executivo estude a viabilidade de disponibilizar um ecônomo para o Centro Social Esportivo para manutenção e limpeza diária da quadra e dos espaços, bem como oferecer a venda de lanche e bebida para desportistas e demais pessoas que usufruem do local. Justificativa: A necessidade de ter alguém responsável pela limpeza diariamente da quadra, em especial em dias de jogos e principalmente ter no local lanche e bebida para os atletas e visitantes.

A quadra está sendo utilizados diariamente com treinos de escolinha, jogos de campeonatos regionais e por pessoas que utilizam para a pratica desportiva. Portanto é preciso dar condições mínimas necessárias de conforto. Deferido pela Mesa Diretora.

Ver. Juliano Fassini – Indicação – Que o Poder Executivo adquira um caminhão tanque (bombeiro) e que fique a disposição da municipalidade para em casos de sinistros possa oferecer socorro o mais rápido possível até a chegada dos bombeiros. Justificativa: O risco de incêndio em lavouras é cada vez mais acentuado, e neste ano vários casos  de lavouras e colheitadeiras queimados e muita dificuldade de atacar o fogo. Diante desta preocupação, entendemos necessário ter sempre a disposição um caminhão grande capaz de auxiliar em caso de sinistro dessa natureza, até porque os Bombeiros precisam se deslocar de outras cidades, com um primeiro socorro muito danos poderá ser evitado. Deferido pela Mesa Diretora.

Ver. Everton Roveda – Indicação – que o Poder Executivo estude a viabilidade de pavimentação asfática junto a Rua Irineu Antônio Vian no trecho compreendido entre a Rua Rui Barbosa até o término da rua sentido sul. Justificativa: É uma reivindicação dos moradores da imediação e no local transitam diversas pessoas, por isso entendemos ser de suma importância as melhorias no local. Deferido pela Mesa Diretora.

Ver. Sandro Zanotto e subscrito por todos os Vereadores – Moção de Pesar – pelo falecimento da Sra. Acélia Lorenzini Savoldi. Deferido pela Mesa Diretora.

Ver. Sandro Zanotto e subscrito por todos os Vereadores – Moção de Pesar – pelo falecimento da Sra. Clélia Gatti Pazinato. Deferido pela Mesa Diretora.

Projetos

 Projeto de Lei nº 033/2022 – Autoriza o Poder Executivo Municipal a proceder na convocação em Regime Suplementar e dá outras providências. Justificativa: O projeto prevê a possibilidade de convocação de servidores em regime suplementar, se faz necessário diante da ausência de tal previsão no nosso ordenamento jurídico municipal. Cumpre destacar que a convocação para o regime suplementar dos servidores, por vezes, mostra-se a única forma legal para que um servidor possa ter horas de trabalho para a tender demandas prementes, especialmente na área de saúde. Aprovado por unanimidade.

Projeto de Lei nº 035/2022 – Autoriza o Executivo Municipal a contratar por tempo determinado, para atendera necessidade temporária de excepcional interesse público. Justificativa: Dispõe sobre a contratação de 01 (um) Farmacêutico, por tempo determinado, para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público. Entendemos, ser fundamental e necessária a referida contratação, pelos prementes serviços, uma vez que, o Município de Colorado conta com 03 (três) farmácias, sendo humano Distrito de Vista Alegre, uma na Unidade Central e oura na Vila Padre Osmari, ao passo que possui apenas duas farmacêuticas para o atendimento da demanda. Afora isso, uma dessas farmacêuticas encontra-se gestante e na iminência de se afastar das atividades laborais. Desta forma, permanecer com apenas um servidor desempenhando as atividades de farmacêutico compromete a prestação de serviços, quais são extremamente essenciais para proteção da saúde da população. Encaminhado para a Comissão Geral de Pareceres.

Projeto de Lei nº 036/2022 – Dispõe sobre o Orçamento para o ano de 2023 e dá outras providências. Encaminhado para a Comissão Geral de Pareceres.

Projeto de Lei nº 037/2022 – Altera as alíquotas de contribuição suplementar previdenciária para aportes mensais com valores preestabelecidos ao Regime Próprio de Previdência Social dos Servidores do Município de Colorado, dispõe sobre o plano de amortização do déficit técnico atuarial e dá outras providências. Justificativa: o presente projeto busca alterar o Inciso III Parágrafo 7º do Art. 13º da Lei Municipal nº 651 de 13/06/2006 e suas alterações que dispõe sobre a recuperação do passivo atuarial e financeiro do Regime Próprio de Previdência Social de Colorado-RS.

A propósito busca adequar as regras da Legislação Municipal para se obter o equilíbrio financeiro e atuarial nos termos do art. 1º da Lei Federal 9.717/98, do art. 5º, II da Portaria MPS 204/2008, art. 8º da Portaria MPS 402,/2008, e do art.55 § 6º da Portaria nº 1.467/2022.

O escopo da iniciativa é manter o RPPS organizado de acordo com as disposições da Secretaria da Previdência, aprimorando a legislação municipal. O Município de Colorado realizará a amortização do déficit técnico atuarial (custo suplementar) em 32 (trinta e dois) anos, no formato de aporte, conforme projeção de amortização da avaliação atuarial, discriminadas no Anexo 1 do Projeto, cuja quitação encontra-se prevista para ocorrer no Exercício de 2054. De outra banda, esta alteração no plano de aporte, vem beneficiar a desoneração dos custos no cômputo de despesas de pessoal. Encaminhado para a Comissão Geral de Pareceres.

Comunicamos que a próxima sessão será no dia 12 de dezembro de 2022, bem como que a Câmara está atendendo em turno único das 7h às 13h.

Secretário Municipal do Meio Ambiente concedeu entrevista

Secretário Municipal do Meio Ambiente-Ireneo Barzoto

CF-quais os trabalhos e programas desenvolvidos pela secretaria?

CF-Secretário, nos últimos dias você também esteve coordenando a Secretaria de Obras. Como estão os trabalhos ?

O Colorado em Foco agradece a disponibilidade do Secretário.

TROFÉU COLORADO EM DESTAQUE 2022: Homenagem aos Empresários Coloradenses que trabalham nos ramos Agrícola, Pecuário, comercio e Indústria

MUNICÍPIO DE COLORADO
“BERÇO DA LAVOURA MECANIZADA”

É com imensa satisfação que a Administração Municipal de Colorado busca homenagear alguns dos empreendimentos que movem o município de Colorado. Neste ano temos a quarta edição deste projeto. A parceria formada pela SECRETÁRIA DA AGRICULTURA de COLORADO, SECRETÁRIA DA EDUCAÇÃO, EMATER MUNICIPAL, COTRIJAL, ACICOL E GVA, permite a realização do evento onde será feita a homenagem e entrega de troféus e diplomas aos destaques de 2022 será no dia 10 de Dezembro de 2022, em frente a Prefeitura Municipal. Os premiados terão divulgação de suas empresas a nível municipal e regional com a finalidade de valorizar suas ações servindo de estímulo a novos empreendedores e empresas.
Técnicos ligados ao setor agrícola, pecuário e comercial avaliaram inúmeras situações em nosso município e seguiram normas e critérios que pesaram para a escolha.
Setores a serem premiadas:

Empresa do ramo da pecuária: O perfil será escolhido dentre as empresas envolvidas com a criação de espécies do reino animal. Ex: Bovinos de leite e corte, aves, abelhas, peixes, ovelha e qualquer outra espécie caracterizada como do reino animal;

Empresa que pratica diversificação no ramo da agricultura: Produção de grãos, plantas ornamentais, reflorestamento, hortaliça e legumes, frutíferos enfim seres do reino vegetal;

AGROINDUSTRIA: Empresas familiares ligadas ao ramo agropecuário que sejam transformadores de matéria prima proveniente desta área e tenha desenvolvido um empreendimento autossustentável;
Serviço comunitário: Entidade ou pessoa que se destacou em um projeto que beneficiou a comunidade em geral;

Indústria ou Comércio Municipal ligado a ACICOL: Setores do comercio e ou indústria que trouxeram benefícios tanto na fabricação quanto na comercialização de artigos oportunizando-os a comunidade Coloradense e regional.
Empresários do Ramo de produção de Grãos: Serão ganhadores do troféu produtores de grãos que estão ligados as empresas COTRIJAL E GVA e que se destacam por apresentarem manejo que lhes permite maior eficiência de rentabilidade em sua propriedade.

As pesquisas que irão apontar os ganhadores desta honraria serão realizadas durante os meses de Novembro e Dezembro do corrente ano. Convidamos a todos os munícipes que se façam presentes pra prestigiar e buscar inspiração para que no ano vindouro façam parte da galeria de homenageados.

Escrito por: Med. Vet. Jorge Henrique Gobbi

TCE-RS promove Seminário Saneamento, Crise Ambiental e Gestão Municipal

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) promove, no dia 8 de dezembro, o Seminário Saneamento, Crise Ambiental e Gestão Municipal. Destinado a servidores públicos e gestores dos órgãos fiscalizados pelo TCE-RS, além de comunidade acadêmica e sociedade, o evento será realizado no auditório da Faculdade de Ciências Econômicas da UFRGS (Av. João Pessoa, 52, 4º pavimento), em Porto Alegre, das 9h às 12h e das 14h às 18h.

O congresso tratará de alguns desafios dos gestores públicos na área do meio ambiente, destacadamente as responsabilidades na área do saneamento e dos recursos hídricos, temas que passam a ganhar prioridade perante o quadro mundial de mudanças climáticas produzidas pelo aquecimento global. Será abordada, também, a temática de avaliação institucional e de como os gestores devem lidar com indicadores de desempenho, o que é decisivo para as gestões exitosas, além de apresentar os resultados finais da pesquisa realizada pela UFRGS sobre o desempenho das receitas municipais no período pandêmico.

As inscrições devem ser feitas por meio deste link (https://tcers.tc.br/escola/inscricoes-em-cursos-e-eventos/). Àqueles que optarem por participar online, podem inscrever-se aqui (https://ead.tce.rs.gov.br/moodle/course/view.php?id=474).

Confira aqui a programação completa do evento (https://cloud.tce.rs.gov.br/s/443aqYBn7gDtfnZ).

Luciana Abdur – Assessoria de Comunicação Social

Assessoria de Comunicação Social – TCE-RS
Contatos: (51) 3214 9870 e 9871
(51) 3214 9705
Portal TCE: www.tce.rs.gov.br

Comunicações da Paróquia São João Batista – 25 de novembro de 2022


1. Celebrações da semana:
: Sábado, dia 26, às 18hs, na Matriz, Celebração da Palavra;
: Domingo, dia 27, às 8hs e 30min, na Matriz, Celebração da Palavra;
: Sexta, dia 02 de dezembro, às 16hs, missa do Sagrado Coração de Jesus;
: Sexta, às 19hs e 30min, missa em Córrego Branco;
: Sábado, dia 03, às 9hs, missa em Tiradentes;
: Sábado, às 14hs, missa em Linha Coati, com 30º dia de Ernani Primon;
: Sábado, às 18hs, missa na Matriz, com 7º dia de Clélia Gatti Pazinatto e Acélia Lorenzini Savoldi;
: Domingo, dia 04, às 8hs e 30min, missa na Matriz, com 7º dia de Clélia Gatti Pazinatto e Acélia Lorenzini Savoldi;
: Domingo, às 9hs e 45min, missa com 1ª Eucaristia em Vista Alegre.
2. Tempo Litúrgico do Advento: Nesse sábado e domingo nossa Igreja inicia o novo Ano Litúrgico com o Tempo de Advento, de preparação ao Natal Cristão. Em nossas Igrejas colocamos a cor litúrgica roxa, temos a Coroa de Advento, e escolhemos os cantos próprios de preparação ao Natal.
3. Encontro de preparação da 1ª Eucaristia: Na próxima sexta-feira, dia 2 de dezembro, às 17hs, na Igreja, em Vista Alegre, acontece o encontro de preparação da 1ª Eucaristia com a presença das crianças e seus pais.
4. 3º Ano Vocacional: Já aconteceu a abertura do 3º Ano Vocacional, que se estenderá até 26 de novembro de 2023. Tem como tema: “Vocação: graça e missão!” E o lema diz: “Corações ardentes, pés a caminho!” Tem como objetivo promover a cultura vocacional nas comunidades eclesiais, nas famílias e na sociedade, para que sejam ambientes favoráveis para o despertar de todas as vocações. Cada Comunidade deve gerar os seus vocacionados!
5. XIX Romaria de Nossa Senhora da Saúde: No último domingo, dia 20 de novembro, realizou-se a tradicional Romaria de Nossa Senhora da Saúde. Muita gente participou na caminhada penitencial, na santa missa e recebeu a benção da saúde. A Romaria teve como lema: “Maria Mãe do amor, mulher de sabedoria”. Agradecemos a todos que ajudaram na organização e nos serviços da Romaria.
6. Pe. Saulo: Entre os dias 21 de novembro até o dia 02 de dezembro, o Pe. Saulo estará fazendo o acompanhamento e atendimento à sua mãe, enferma, após cirurgia delicada. Neste período não haverá missas nas Capelas e, na Matriz, não serão celebradas missas no final de semana dos dias 26 e 27 de novembro. Mas haverá Celebração da Palavra. Nas emergências o Pároco, Pe. Aloísio, fará o atendimento.
7. Ministros – Visita aos doentes: Uma das obras de misericórdia diz assim: “Visitar os enfermos!” Os Ministros da Matriz e Capelas assumiram como uma de suas tarefas fazer a visita mensal nas casas dos doentes e idosos, em nome de toda a Comunidade. Lembrem-se, estamos nos últimos dias de novembro: façam todas as visitas até o final do mês.
8. Encerramento da Catequese Paroquial: Após as celebrações dos Sacramentos da Crisma, Penitência e Eucaristia, aconteceu a conclusão da Catequese Paroquial, em pequenos grupos. Agora a catequese continua normal nas famílias, onde os pais são os primeiros catequistas. Serão também os pais que irão conduzir seus filhos para a Igreja, pelo exemplo!
9. Campanha do Livro da Família: As Zeladoras do Apostolado da Oração, que fizeram a campanha do “Livro da Família”, podem passar na Secretaria da Paróquia e retirar os livros encomendados, e distribuí-los aos assinantes.
10. Material de Preparação ao Natal: Na Secretaria da Paróquia temos 100 exemplares de Livrinhos e Cartazes para leitura e oração pessoal, em família ou em Grupos de Famílias, para a preparação ao Natal Cristão. Tem um custo unitário de seis reais. Estamos enviando dois exemplares para todas as Capelas.
11. Encontro de Formação – Ministros e Catequistas: No dia 10 de dezembro, sábado, às 8hs e 30min, em Não Me Toque, haverá um encontro de formação organizado pelas 6 Paróquias da Área Pastoral. Terá como tema o Diretório do Sacramento da Eucaristia. Participam todos os Ministros e as catequistas. Reservem a data!

Pensamento da semana, de C. Lamb, lembrando o Dia Nacional de Ação de Graças: “Para ter sentimentos nobres não é preciso ser nobre!” Pe. Aloísio – Pároco

Fiscalização do TCE-RS gera economia de R$ 447 mil em obras rodoviárias estaduais

Em ação de acompanhamento junto à Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), o Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) gerou uma economia aos cofres públicos de R$ 447 mil. A fiscalização ocorreu no monitoramento das licitações publicadas na esfera estadual pela equipe de engenharia do Serviço de Auditoria Estadual I (SAE-I) do TCE-RS. Foram detectados problemas no edital nº 19/2022, que consistia na prestação de serviços de sinalização horizontal a vertical (pinturas, placas e taxões) em cerca de 360 quilômetros de rodovias administradas pela EGR.

O TCE-RS verificou que em virtude de uma diferença de apenas R$ 5,08, relativa ao preço unitário máximo de um único item da licitação, a EGR havia conferido o objeto ao segundo colocado do certame, mesmo que a diferença de valor em relação à proposta comercial originalmente vencedora excedesse o custo total do contrato em R$ 447 mil.

A atuação do TCE-RS resultou em um pedido de tutela de urgência (liminar que suspende a licitação) com a EGR acatando as recomendações e promovendo os ajustes. A auditoria também constatou que em 08/09/22 o valor foi adjudicado (concedido) à empresa responsável pela melhor proposta, enquanto o contrato foi assinado em 16/09/22.

De acordo com o auditor público externo do TCE-RS, Felipe Rezende Loureiro Hobaica, responsável pelo acompanhamento da licitação, a decisão administrativa caracteriza um excesso de formalismo, tendo como resultado direto a desobediência do principal objetivo de qualquer licitação, que é obter a proposta mais vantajosa à administração pública

Francisco Queiroz Filho – Assessoria de Comunicação Social

Assessoria de Comunicação Social – TCE-RS

Contatos: (51) 3214 9870 e 9871
(51) 3214 9705
Portal TCE: www.tce.rs.gov.br

VÂNDALOS DESTROEM CANTEIROS NO VIVEIRO MUNICIPAL

Nesta semana, o Viveiro Municipal de Colorado foi alvo de vandalismo. Os vândalos destruíram canteiros e arrancaram cenouras que foram plantadas recentemente.
Diante desse fato, o Secretário de Agricultura Luiz Gilberto Rizzardi vem a público, pedir para que a população colabore para combater atos como este em nosso município. A plantação de verduras no viveiro demanda mobilização de profissionais, equipamentos, além de custos para o município. Lembrando que, ações de vandalismo ou destruição de bens públicos se configura como crime contra o patrimônio público.
É importante que a população seja fiscal desses espaços, ajudando a zelar e a cuidar.

Matéria: Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal.