Coluna Esportiva: Dupla GRENAL- 23/04/2025

INTERNACIONAL

Colunista- Daniel Potrich Barzoto

GreNal polêmico!

Não teve, e nem teremos GreNal sem polêmica. Muitos já são aquecidos dias antes da partida. E outros como esse, ficam mornos, sem provocações que antecedem a partida. Claro, que tivemos várias discussões, mas com um lado mais cauteloso.

Nesse GreNal o Grêmio vinha de uma sequência horrorosa, o que levou à demissão precoce do seu treinador. Já o Inter vinha patrolando os seus adversários. Até então carregava uma sequência invicta na temporada, que foi quebrada no último jogo antes do confronto GreNal.

No Beira Rio perdemos para o Palmeiras por 1 a 0. Jogo parelho, mas com desfalques por lesões do lado vermelho, que ocasionou numa dificuldade ainda maior para superar os palmeirenses. Muitos colorados queria uma goleada no confronto da Arena, pela grande diferença que os times atuais viviam.

Porém, com a mudança no comando técnico os jogadores resolveram voltar a marcar e jogar. O placar ficou empatado em 1 a 1, com dois gols colorados. Sofremos o primeiro, assinalado contra pelo goleiro Antony na primeira etapa e no segundo tempo, Alan Patrick marcou convertendo uma cobrança de pênalti. Jogo serviu de alerta, precisamos de outro zagueiro em campo no lugar do Rogel, e que provavelmente, o Valência voltará ao banco de reservas.

O maior debate desse confronto, aconteceu pós jogo. Muitas reclamações da arbitragem pelo lado azul. Mas a preparação e qualificação dos árbitros não estão no mesmo nível do futebol brasileiro. O Inter foi roubado em jogos anteriores em lances que poderiam ter mudado o resultado final das partidas.

Ou seja, todos reclamam, uma hora ou outra, mas nada é atendido. Para mim o lance discutido no final do GreNal, não foi falta. Disputa de ombros, onde o atacante se aproveitou do choque e caiu. E podemos sim dar nossos palpites, afinal a própria arbitragem argumenta que alguns lances são “interpretativos”.

Mas passado o confronto com nosso maior rival, teremos a obrigação de conquistar pontos fora de casa, afinal precisamos recuperar os três pontos perdidos contra o Palmeiras. Pelo Brasileiro, na sequencia enfrentaremos o Juventude (C), Corinthians (F), Botafogo (F) e Mirassol (C).

E na última terça do mês de abril, dia 29, termos a estreia na Copa do Brasil, onde receberemos em Porto Alegre o Maracanã, pela terceira rodada da Copa do Brasil. Maracanã Esporte Clube é uma equipe de Maracanaú, no estado do Ceará, fundada em 2005. Atualmente disputa a primeira divisão do Campeonato Cearense e a Série D do Campeonato Brasileiro.

 

GRÊMIO

Colunista- Fernando Luiz Signori 

      Habemus Treinador

O que era previsto ocorreu, ou seja, a trajetória do treinador Quinteros, foi infelizmente interrompida diante dos fracassos apresentados em sequência após o fim do Campeonato Gaúcho, gerando o fim do ciclo de um técnico vitorioso, mas que no Grêmio não conseguiu implantar seu estilo de jogo, e pelo que se viu foi incompreendido pelo grupo de jogadores, mesmo o Grêmio contratando jogadores indicados por ele.

O início do Brasileirão assustou e muito a todos nós gremistas, que vimos em quatro rodadas um time sem vontade, sem jogadas, sem resultado. A troca da Comissão Técnica deveria ter sido feita anteriormente, porém se dizia que Quinteros somente seria demitido depois do Grenal. Contrariando, no entanto, as expectativas, foi antes, tendo em vista o fiasco histórico da derrota contra o Mirassol, com uma atuação de total indignação, o que fez Guerra demiti-lo ainda em São Paulo.

Na sequência e com treinador interino fomos ao Grenal, esperando o pior diante do que vinha ocorrendo. Eis que assistimos um time totalmente diferente, com raça, pegada e vontade de vencer e que jogou de igual para igual ou até melhor do que o rival. Talvez se não fosse a arbitragem sonegar a indicação de penalidade, que de forma unânime foi admitido pela imprensa, CBF, Comitê de Arbitragem e até mesmo pelo próprio Roger, o resultado poderia ter sido outro. Infelizmente, ficamos reféns de um assoprador desqualificado que mais uma vez pune uma instituição com erro inadmissível.

Independente do resultado do Grenal,  vimos um time que poderá agir diferente e melhorar na tabela, desde que os jogadores assumam o papel de jogar e desempenhar o que lhes for proposto. Para isso, na segunda-feira, o Grêmio oficializou a volta de Mano Menezes, e como dizem a maioria dos Gremista, inclusive eu também, era o que tinha de melhor diante dos nomes ventilados, e acredito que seja o nome que poderá dar um up nos resultados, pois Mano começará fechando a casinha, para depois buscar o gol. Vivemos um tempo de que levamos muito gols, e de quebra resultados insatisfatórios.

Mano Menezes que inclusive passou pela Seleção Brasileira, tem história ao passar em 2005 no Grêmio. Quem não lembra da emblemática Batalha dos Aflitos, um time que vinha de momentos desastrosos, e nas suas mãos, com jogadores pouco conhecidos lançou  Galato, Lucas Leiva e Anderson, os quais se consagraram naquele jogo e fizeram história. Também com um time medíocre levou o Grêmio a ser Vice-Campeão da Libertadores diante do Boca Juniors de Riquelme, Palermo e Cia.

Agora que “Habemus” Treinador, resta “fechar a casinha” e tentar fugir da ponta debaixo da tabela e na quinta-feira buscar a vitória diante do Godóy Cruz. Esperança de dias melhores e quem sabe a página Quinteros seja mais uma a ser rasgada da história.

Deixe uma resposta