Coluna Esportiva: O Inter é Campeão Gaúcho 2025

INTERNACIONAL

Colunista- Daniel Potrich Barzoto

É CAMPEÃO!

Soltamos o grito de campeão no domingo! Depois de uma campanha impecável no Campeonato Gaúcho, o Internacional sagrou-se campeão invicto. Chegamos ao 46º título Gaúcho, três a mais que o rival Grêmio.

Ampliamos também a vantagem nos confrontos Gre-Nais. Agora são 165 vitórias coloradas, contra 141 gremistas e 140 empates. Já são 80 anos que o Internacional se mantem na frente nas vitórias no clássico.

A grande vantagem para alcançar o título, se deu logo no primeiro jogo na Arena. O 2 a 0 conquistado pelo Inter, deixou a final no Beira Rio mais tranquila. Sem contar que o futebol apresentado até então, deixava qualquer um confiante. A conquista veio, porque tínhamos um time muito mais qualificado.

Dentre vários lances, surgiram muitos questionamentos com a arbitragem. Mas isso é algo normal, mesmo com o VAR. Afinal, cada um tem a sua visão. Porém o que precisa ser melhorado é a maneira que são analisados os lances. A demora é muito grande e os métodos, com toda a tecnologia existente, é ultrapassada! Os juízes precisam desenhar linhas! Algo que até pode ser facilmente manipulado.

A conquista desse título se deu por vários fatores. Diferente de outros anos, a direção qualificou o grupo. Contamos com atletas de alto nível, um técnico qualificado e uma comissão, liderada pelo D´Alessandro, que além se ser um conhecedor de futebol, tem uma identificação com o clube.

Sei que muitos argumentam que Gaúchão não é um título de expressão. Mas para querer começar o ano sonhando com algo grande, o time tem que fazer seu dever de casa. Toda competição disputada, tem que ser ganhada. O espírito de luta pela conquista, leva o grupo a sempre querer mais.

E é isso que o Inter quer. Lutaremos por todos os títulos com um grupo qualificado, e com boas opções no banco. Contamos com atletas diferenciados, dentre eles, Fernando e Alan Patrick. A zaga vem muito sólida, os laterais crescem a cada jogo e para o ataque temos várias opções. E o mais importante para longos campeonatos, e ter bons atletas a disposição no banco de reservas.

Encerrado o Gauchão, o foco se direciona para as grandes competições do ano. Nessa semana tivemos o sorteio das Libertadores da América. Ficamos no Grupo F com Bahia, Nacional-URU e Atlético Nacional-COL. Os primeiros jogos acontecerão no início de abril, sendo a primeira partida contra o Bahia, fora de casa.

Já o Campeonato Brasileiro iniciará no dia 29/03, e enfrentaremos o Flamengo no Rio de Janeiro. Em seguida encarramos o Cruzeiro, Fortaleza, Palmeiras, Grêmio e Juventude.

GRÊMIO

Colunista- Fernando Luiz Signori

Dias tensos

O sonho de se manter com a hegemonia gaúcha foi interrompido depois de dois GreNais que mostraram a fragilidade tricolor. Após sete anos de conquistas do Campeonato Gaúcho, fomos vergonhosamente derrotados. Os duelos foram frustrantes ao vermos um time apático, com jogadores abaixo do que vinham produzindo e principalmente por não entenderem até o momento o que Quinteros quer com o grupo.

O Grêmio acostumado com a ideia e com o trabalho de Renato, está passando, atualmente, por uma transformação que é comum em qualquer grupo. Chegamos na decisão do Estadual diante de uma equipe consolidada e de um trabalho de várias temporadas, e por isso a diferença entre equipes foi demonstrada com o resultado final, ou seja, o desejo de continuar mandando no Rio Grande do Sul mudou de cor e não fizemos nada para merecer o título de Octacampeão Gaúcho.

O caminho teoricamente mais fácil de levantar uma taça é coisa do passado e agora é necessário corrigir os erros o mais rápido possível, fazer o elenco entender as ideias do treinador,  principalmente a direção pensar grande e trabalhar para que ainda em 2025 os caminhos do sucesso sejam retomados.

É preocupante saber que em poucos dias iniciaremos o Brasileirão e a Copa Sulamericana e que o time do Grêmio não inspira qualquer confiança, sendo que no cenário futebolístico não há mais os chamados “times fracos”. A prova disso foram os dois péssimos resultados de empate contra o São Raimundo-RR e Athletic-MG pela Copa do Brasil, e que só passamos graça as defesas de Tiago Volpi.

Enfim, da forma como o Grêmio vem demonstrando seu futebol, podemos dizer que teremos jogos tensos, mas como diz nosso hino: “com o Grêmio onde o Grêmio estiver”. Teremos a longa caminhada do Brasileirão, os mata-matas da Copa do Brasil e os enfrentamentos com: Godoy Cruz –ARG, Sportivo Luqueño –PAR e Atlético Grau – PER, pela Sulamericana.

Deixe uma resposta