O Coordenador Municipal de Proteção e Defesa Civil de Colorado, Adriano Crestani, participou no dia 19, quarta-feira, de um Curso Básico de Proteção e Defesa Civil, promovido pelo Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul (MPRS) em Porto Alegre. A iniciativa foi realizada pelo Gabinete de Estudos Climáticos (GABCLIMA MPRS), pelo Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (CAOMA), em parceria com a Casa Militar – por meio da Subchefia de Proteção e Defesa Civil –, e pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF).
O curso reúne coordenadores da Defesa Civil de todos os municípios do Estado do Rio Grande do Sul e tem como objetivo qualificar os operadores do Sistema Estadual de Proteção e Defesa Civil (SIEPDEC), garantindo o nivelamento e a capacitação necessária para fortalecer a atuação nas ações e respostas da Defesa Civil em todo o Estado. O cronograma do curso iniciou no início do mês de fevereiro de forma virtual. No dia 19 de fevereiro, ocorreu o Módulo II de maneira presencial em Porto Alegre, reunindo todos os coordenadores municipais do Rio Grande do Sul.
O módulo teve como pauta de estudo, debater sobre as causas, consequências e efeitos das mudanças climáticas que atingem nosso Estado. No ano de 2024 foram as enchentes e enxurradas, já nesse ano de 2025 tem se presenciado a estiagem, como evento climático marcante afetando diversos municípios, inclusive no nosso, causando prejuízos na agricultura e afetando o abastecimento de água a população e aos animais, necessitando de ações emergenciais para garantir restabelecimento da situação.
A participação do coordenador do município reflete o compromisso da Defesa Civil de Colorado com a preparação e aprimoramento contínuo, frente às adversidades climáticas que vem assolando o Rio Grande do Sul, visando sempre uma resposta mais eficiente em situações de emergência da comunidade coloradense.
Matéria: COMPDEC Colorado Adriano Crestani