FASE DE IMPLEMENTAÇÃO DO SISTEMA DE INFORMAÇÃO PARA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA – CONSELHO TUTELAR (SIPIA-CT)
A implementação do SIPIA (Sistema de Informação para Infância e Adolescência), módulo Conselho Tutelar, é fundamental para municípios de pequeno porte, pois possibilita um acompanhamento sistemático e detalhado das situações de vulnerabilidade que afetam crianças e adolescentes.
O uso do SIPIA fortalece o Conselho Tutelar ao proporcionar dados precisos que apoiam a captação de recursos e parcerias. Para os conselheiros, o sistema representa um suporte técnico e operacional que facilita a tomada de decisões e o acompanhamento dos casos, otimizando o tempo e os esforços destinados à proteção da infância e adolescência no município.
Neste sentido, a Coordenação Técnica Municipal do SIPIA-CT, com apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA, promoveu nos dias 21/11 e 22/11/2024 importante capacitação com implementação desse importante Sistema Nacional de Registro e Tratamento de Informações sobre a garantia e defesa dos direitos fundamentais preconizados no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
A capacitação foi conduzida pela empresa “JL Capacitações e Consultoria”, empresa especializada na área da infância e adolescência, através das pessoas de Jeferson Leon (Presidente da Associação dos Conselheiros Tutelares do RS – ACONTURS, com mais de 435 municípios palestrados) e por Vanderci Maciel (Ex-Conselheiro Tutelar, foi coordenador do SIPIA no estado do RS, Conselheiro Estadual de saúde e Instrutor do SIPIA).
Participaram da Capacitação: Conselheiras Tutelares, Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA e rede do Sistema de Garantia de Direitos –SGD.
Texto: Aline Pazinato Rauber
Fotos: Jones Scheit