https://youtu.be/iAc_mF_iN50
Este vídeo é o registro de um momento histórico para a energia solar. Uma manifestação realizada por mais de 600 instaladores de energia solar, na maioria micro e pequenos empreendedores que viajaram por longas distâncias para protestar contra a Concessionária de Energia RGE – Rio Grande Energia. O ato aconteceu em frente a sede administrativa da empresa, em São Leopoldo no Rio Grande do Sul.
Em uma tarde ensolarada do dia 1º de novembro de 2024 estes desbravadores da revolução energética brasileira enfrentaram o forte calor e juntaram a voz em coro contra as dificuldades enfrentadas para entregar aos gaúchos o direito de gerar a própria energia e ter a sua segurança energética em tempos de apagões e eventos climáticos que comprometem o serviço de fornecimento de energia.
Estas empresas precisam ficar de portas abertas para que a sociedade brasileira seja beneficiada com as inúmeras soluções em serviços e tecnologias que estão chegando.
Eu sou Renato Zimmermann e este é o canal Energia&Transformação. Criamos este canal com o propósito de entregar a seguinte mensagem: Precisamos ter um planeta mais sustentável. E para cumprir esta missão usamos as energias limpas e a preservação das nossas florestas e biomas como “microfone” e queremos alcançar esta mensagem ao maior número de pessoas.
Acreditamos que nossa rede de distribuição pública precisa ser repensada e readequada para que as usinas nos telhados, nos estacionamentos e nas propriedades rurais possam ajudar a manter o sistema elétrico seguro, barato, limpo e livre de apagões.
Consideramos justas todas as reivindicações. A Aliança Solar foi a coordenadora da manifestação e neste ato foi criada a Frente Gaúcha da Geração Distribuída. Abraçamos também esta manifestação com todas as nossas forças. Estivemos lá ajudando no que foi possível pois vem em sintonia com o que acreditamos ser o melhor para o Brasil.
Geração Distribuída(GD) significa gerar a energia em pequenas usinas junto aos locais de consumos, nas casas, residências, empresas e fazendas. A concessionária instala um relógio que mede o excedente de energia que é injetada na rede pública. Esta energia injetada na rede é um serviço prestado e mesmo assim os geradores pagam o uso da rede. Existe subsídios e inúmeros serviços importantes que a tecnologia fornece. As placas fotovoltaicas são as usinas geradoras mais populares que todos já conhecem. Estudos mostram que quase todos os brasileiros desejam gerar a própria energia.
Este canal já firmou desde a sua criação o compromisso com todas as frentes de atuação para a defesa e o sucesso desta evolução tecnológica e lutará para que isto seja resolvido em breve, beneficiando a todos, principalmente a sociedade que nem imagina que esta batalha os empreendedores enfrentam diariamente.
Os empregos, os negócios e a sociedade devem ser protegidas das barreiras que estão impondo para que este mercado se desenvolva e cumpra sua missão.
Matéria: Texto e vídeos-Renato Zimmermann- Fotos-JL ENERGIA
OBS: Todos esses dados e fotos foram passadas e autorizadas, através da empresa JL ENERGIA, com o intuito de divulgar e mostrar essa manifestação a favor da energia solar e das empresas que geram empregos e renda.