Coluna Esportiva: 08/11/2024

GRÊMIO

Mudanças que serão necessárias

Colunista -Fernando Luiz Signori

O findar de mais um calendário para um clube é motivo de extrema necessidade de avaliações de um trabalho realizado e principalmente de suma importância para avaliar o que deu certo ou errado durante o ano. No Grêmio, diria que além de um ano, seria de várias temporadas em que o clube voltou a vencer depois de anos sombrios.

A realidade que nos deparamos durante 2024, foi de que além dos problemas que afetaram através das enchentes, o Grêmio não conseguiu fazer o torcedor se orgulhar ou mesmo sonhar com alguma coisa, tendo em vista de que o elenco ficou além do esperado e isso tudo gerou um desgaste com direção e com o próprio treinador, o qual a cada entrevista compra briga com a imprensa.

No início do ano, a falta de jogadores foi notória, mas no decorrer do período vieram reforços e muitos dos quais não corresponderam, afetando todo um planejamento em Copa do Brasil, Libertadores e agora no Brasileirão, onde figuramos na parte intermediária para baixo na tabela de classificação.

Muitos comentários circulam na mídia em relação a reformulação de elenco e principalmente em relação à permanência de Renato. Até pouco tempo, particularmente, eu defendia a permanência de nosso ídolo, porém com o passar das rodadas, estou mudando de ideia. Eis que surge a indagação: quem seria o treinador para substituir aquele que retomou o caminho dos títulos em 2016? Muito se tem falado, no entanto, de concreto não vemos nomes unânimes e que possam levar o Grêmio no caminho de grandes conquistas. Tite, caríssimo para a realidade Gremista. Estrangeiros, talvez, mas Crespo? Luis Castro? Ou qualquer outro nome.

Na minha modéstia condição de torcedor, penso que precisamos alguém no vestiário e como vice de futebol que possa mudar algumas coisas, especialmente, na política de contratações e no fortalecimento da garra de vencer. Enfim, para 2025 mudanças serão necessárias e fundamentais para obter novas conquistas.

Por fim, falando em elenco, precisamos de novos guerreiros e raçudos como foi Kannemann, novamente afastado por lesão e Geromel, Maicon e tantos outros que passaram pelo clube na última década. Não temos um goleiro de confiança plena, laterais comuns e peças nas mais diversas posições. E os que não deram certo, encerrar empréstimos, emprestar, vender, enfim, precisamos melhorar e muito para voos maiores. Enquanto isso vamos esperar que nas últimas seis rodadas possamos obter o máximo de pontos possíveis e encerrar 2024 da melhor forma possível.

INTERNACIONAL

Que sequencia!

Colunista- Daniel Potrich Barzotto

O Inter emplacou uma sequencia de 13 jogos sem perder! A última derrota do time do Roger foi para o lanterna Atlético-GO, por 1×0, no dia 18 de agosto. Sendo assim, estamos há quase 3 meses sem perder uma partida.

E hoje à noite, o Inter enfrenta o Fluminense do técnico Mano, que também teve uma sequencia igual a atual, sendo assim, em caso de empate ou vitória colorada, Roger Machado entrará para a história como a maior série sem derrotas.

Mas o sentimento nessa reta final do campeonato Brasileiro, foi os pontos perdidos com a passagem o Coudet. Com 32 partidas, o Inter tem 56 pontos, nove a menos que o líder Botafogo. Perdemos apenas seis partidas, porém, temos 11 empates, a maior quantidade do campeonato.

Além de deixar o time na parte inferior da tabela, o técnico Coudet, errou em insistir no René. Ele pediu a contratação do Bernabei, e acabou não utilizando o lateral esquerdo. Com a chegada do Roger, o jovem lateral ganhou espaço e se firmou na posição. Há muitos anos não contávamos com um lateral tão qualificado.

Outra posição que não podemos deixar de mencionar, é a lateral direita. Bustos pediu um aumento expressivo salarial para renovar com o Inter. E ao mesmo tempo, teve boa proposta para ser vendido o para o River. Com o impasse entre o atleta e o clube, o lateral direito acabou indo para a Argentina. O Inter recebeu um bom valor pela venda do atleta e o Roger descobriu um lateral direito no grupo. Improvisou o volante Bruno Gomes e hoje, se firma como um dos melhores na posição.

Faltando seis partidas para o término do Campeonato Brasileiro, na noite de hoje, o Inter recebe o Fluminense no Beira Rio. Em seguida, enfrenta o Vasco, Bragantino, Flamengo, Botafogo e Fortaleza.

Deixe uma resposta