Coluna Agricultura e Pecuária: O início de uma boa safra passa pela escolha de uma boa semente.

O início de uma boa safra passa pela escolha de uma boa semente.

Colunista-Fabiano Gregorio 

O tema sementes de plantas é antes de tudo um assunto fascinante, pois é através desta estrutura biológica, que guarda em seu interior milhares de anos de evolução, informações genéticas e composições químicas das mais diversas, que uma nova planta é capaz de se originar e reiniciar o ciclo da vida vegetal.

Foi por meio da coleta de sementes e plantio que o homem teve condições de evoluir do seu modo de sobrevivência nômade para a possibilidade de fixar residência e cultivar o seu alimento. Na antiguidade ao lado dos corpos de entes queridos se costumavam colocar sementes, pois se acreditava no poder do surgimento de uma nova vida, mesmo após aparentemente aquele ser estar morto/dormente.

Muito se evoluiu nas pesquisas com sementes e as tecnologias e estudos nos auxiliaram a chegar nas condições atuais. Do ponto de vista botânico e fisiológico uma semente ou um grão não tem distinção, porem ao determinar que uma gleba ou porção desta será destinada a reserva de sementes o produtor deve tratar e manejar de forma especial, pois será neste momento a formação e definição do potencial biológico da safra do próximo ano.
Ao analisar dados da CONAB/MAPA e ABRASEM sobre produtividade e uso de sementes selecionadas (comerciais ou legalizadas) é notório a correlação entre produtividades e percentual de uso de sementes selecionadas nos diversos anos e nas diferentes culturas analisadas.

O produtor tem direito legal em reservar sua semente, desde que cumpra as exigências e legalidades quanto a defesa de propriedade intelectual e fazendo as declarações de reservas de sementes para uso próprio, mas cabe lembrar que por se tratar do insumo base da próxima safra terá que ter cuidados especiais na condução da lavoura, processamento e armazenamento destas sementes.

Na opção por adquirir sementes, deve buscar fornecedores idôneos que possam atestar e dar confiabilidade quantos aos parâmetros que envolvem fatores genéticos, físicos, fisiológicos e sanitários.

Que o novo ciclo que irá se iniciar com a embebição das sementes, mobilização de reservas e processos complexos de germinação possam trazer resultados positivos e alimentos de qualidade para a mesa da população.

Deixe uma resposta