Coluna Agricultura e Pecuária: Andamento da safra de soja 2024

Colunista Fabiano Gregorio- Agrônomo da EMATER

Estamos na primeira semana do mês de abril de 2024 e a colheita da principal cultura de verão do município de Colorado segue em ritmo bastante intenso trazendo bons resultados aos agricultores nesta safra.

De acordo com dados divulgados pela EMATER durante a Expodireto deste ano, o RS semeou uma área de 6.681.716 hectares. O município de Colorado possui uma área apurada de 18.000 hectares com a cultura representando 0,3% da área com a cultura do estado. Ainda de acordo com os dados apresentados o rendimento médio para o estado do RS esperado foi de 3.329 kg/ha, ou seja, 55 sacas por hectare, representando um acréscimo de 70,83% em relação a média de produtividade do estado no ano de 2022 que foi de 1.949 kg/ha (32 sacas de 60 Kg). Com o andamento da colheitas estas informações poderão ser revistas e algo mais aproximado será  divulgado de forma oficial.

Analisando o cenário do município se constata que maioria das plantas está chegando ao final do ciclo naturalmente, sem morte antecipada, com vagens maduras, grãos com umidade adequada para colheita e parte das hastes verdes. O sintoma de plantas “vivas” no final do ciclo nos traz informações do bom desenvolvimento da cultura durante o ciclo, do manejo realizado pelos produtores e projeta altas produtividades.

A produtividade das lavouras colhidas tem aumentado em relação as expectativas iniciais e esta se confirmando a perspectiva de boas produtividades nas lavouras semeadas entre o final de novembro e início de dezembro.

Embora a produtividade média da cultura é considerada alta, algumas lavouras tiveram produtividade próximo dos 50 sacas/ha, devido principalmente ao pequeno veranico (falta de chuvas) que ocorreu entre o final do mês de janeiro e início do mês de fevereiro e outros fatores como manchas de solo, cultivares, standt de plantas e manejos sanitários que podem ter se somado ao cenário.

Mas é um momento bem importante, pois não raro temos depoimento de produtores obtendo produtividade de talhões acima de 85 sacas/ha, e em determinados manchas de áreas monitores indicando produtividade acima dos 6.000 kg/ha.

Com o andamento da colheita e apuração final das produtividades o comitê municipal de estatística agropecuária no qual fazem parte diversas entidades, poderá fazer as avaliações e ponderações corretas para se chegar nas informações finais com dados mais concretos, mas o recorte deste momento é bem positivo em relação a corrente safra.

FOTOS ENVIADAS POR AGRICULTORES A PEDIDO DO JORNAL. NOSSO MUITO OBRIGADO A TODOS.




Um comentário

  1. Que benção tá linda as lavouras Deus abençoe muito os agricultores

Os comentários estão fechados.