No dia 07 de março a secretaria municipal de saúde através da equipe de vigilância ambiental em saúde realizou uma ação informativa ao lado do ESF São João Batista. Na oportunidade foi entregue informativos sobre o mosquito, às doenças por eles transmitidas e a proteção individual. Além disso, foram distribuídos repelentes para as pessoas que passaram tanto de carro quanto a pé.
A equipe ressaltou a necessidade dos cuidados tanto individuais, com o uso de repelentes, quanto em suas residências e ambientes de trabalho para que não se tenha quaisquer acúmulos de água indesejados. Pois isso a importância de eliminar a presença de criadouros incentivando o descarte de entulhos, eliminação de lonas, o tratamento das piscinas, o armazenamento de pneus e local apropriado, a coleta e estoque de águas de jeito adequado, bem como cuidados com recipientes que possam vir a ser um criatório.
Os agentes de endemias pedem que a população faça o uso de repelentes principalmente quando for sair do município ou até mesmo aqui em nossa cidade. Ainda não temos casos que foram contraídos por picada aqui em nossa cidade, apenas casos alócnes. Contamos com a ajuda de toda a população na luta contra esse pequeno inimigo, mas que é muito mortal.
OBS: NÃO terão repelentes disponíveis nas unidades de saúde, pois o SUS NÃO fornece esse produto.
Por: Gabrieli Fioreze Pino