O uso da contação de histórias na educação surge, como algo natural, ajudando na formação de crianças, despertando sensações e fazendo-as compreender o mundo ao seu redor. Especialistas da área reforçam ainda ser esta, uma didática estimulante de incentivo ao prazer de ler.
O Grupo Vidas Especiais incorporou a atividade ao cotidiano do atendimento. Esta é uma ação pedagógica que acontece em todas as terças e quintas- feiras pela profissional Kessyana Dal Pizzol, responsável pela Biblioteca Pública Municipal Cecília Meirelles, servindo para, além de estimular a leitura, expandir a oralidade e desenvolver o vocabulário.
Na prática é proposto que os alunos desenhem, escrevam, conversem sobre as histórias que ouviram e que elaborem um comentário pessoal sobre as narrativas. O resultado tem sido estimulante, prazeroso e interessante com as crianças participando ativamente das dinâmicas ouvindo, dialogando , refletindo e brincando.
“ Educar é contar histórias. Contar histórias é transformar a vida na brincadeira mais séria da sociedade”. Augusto Curry
Matéria: Professora Marlise Donatti.