Nos dias 06 e 07 de janeiro foi realizada as comemorações dos 70 anos de existência e história da comunidade de Paquinhas. Este encontro festivo reuniu moradores e ex-moradores vindos de diversas localidades do Brasil, como Goiás (Mineiros ,Rio Verde,), Mato Grosso ( Cláudia) , Maranhão(Balsas),PR(Barbosa Ferraz, Campo Mourão, Curitiba , Luiziana ),Santa Catarina (Abelardo Luz ,São Miguel do Oeste, Xanxerê,), Rio Grande do Sul (Carlos Barbosa, Cruz Alta, Ibirubá, Jacutinga, Não Me Toque, Palmeira das Missões , Panambi ,Passo Fundo, Porto Alegre, Saldanha Marinho, São Leopoldo, Tapera, Tupanciretã ,além de várias pessoas do município de Colorado e região.
A programação se iniciou no sábado à tarde com a recepção dos convidados pelos membros da comunidade. Logo em seguida foi realizada uma celebração da missa pelo Frei Natalino Vian, ex-morador desta comunidade. A noite foi servida uma delicioso jantar, para cerca de 208 pessoas. No domingo de manhã os convidados puderam desfrutar de um sortido café da manhã. A manhã seguiu com um momento cultura, no qual foi relatado o histórico da comunidade de Paquinhas, seguido de depoimento de algumas pessoas que fizeram parte da história desta comunidade. Ao meio dia, serviu-se um saboroso almoço para 233 convidados, encerrando-se a desta à tardinha.
A fim de interesse, a comunidade de Paquinhas foi fundada no ano de 1954, sendo que, anteriormente, existiam nas proximidades duas pequenas comunidades: O Carijo Velho, com padroeiros Beatos Mártires Rio-grandenses e o Oratório Santa Teresinha, ambos distantes cerca de 4 km. Contudo, o número de famílias que frequentavam esses locais era cada vez menor, visto que muitas dessas pessoas acabaram migrando para outras cidades e estados. Além disso, os recursos econômicos para a manutenção de ambas as comunidades eram escassos, tornando-se inviável sua sustentação.
Tendo em vista os fatos presentes, representantes das duas comunidades se reuniram e decidiram por fundar uma nova comunidade, a qual fosse capaz de atender as duas localidades e ficasse próximo a ambas. E assim, em 1954 fundou-se a comunidade de Paquinhas, com a padroeira Nossa Senhora de Fátima. Inicialmente, eram construções simples, que com o passar do tempo foram sendo melhoradas e aprimoradas. Além da estrutura religiosa, a comunidade também contava com salão de festas e uma escola, a qual atendia crianças e jovens que residiam nas proximidades.
Além da religiosidade, a qual sempre foi muito marcante na comunidade de Paquinhas, o lazer saudável sempre esteve presente. A comunidade oferecia aos seus moradores uma bodega aos finais de semana, com cancha de bocha, jogos de baralho e muita diversão. Também, foi fundado no ano de 1965 o Esporte Clube Canário, time numeroso e que contava com bons jogadores, os quais conquistaram vários títulos. O clube de mães, presente até hoje, reunia as mulheres mensalmente para o jogo do “Bolãozinho” e para conversas e distrações. Existiu, também, um clube de jovens, chamado 4S (Saber, Sentir, Saúde, Servir), o qual tinha o objetivo de preparar jovens para a vida adulta.
A trajetória desta comunidade é marcada pela religiosidade, trabalho voluntário, valorização, preservação e cultivo de valores herdados dos antepassados e mantendo viva a herança religiosa e cultural.
O encontro comemorativo aos 70 anos da comunidade de Paquinhas foram marcados pelo reencontro de muitas pessoas, abraços, lembranças e boas histórias relembradas com muito carinho. “Uma viagem pelo túnel do tempo”, revivendo tantos acontecimentos marcantes e importantes da vida das pessoas que se fizeram presentes.
A comunidade de Paquinhas é grata pela presença de cada um que fez do Encontro dos 70 anos de Paquinhas um marco de lembranças que jamais serão apagadas. Gratidão!
Fotos -Aquarela Fotografias
TEXTO: Professora Claudete Dalbosco Tonet.