Chegamos ao término de mais uma competição esportiva, a última das equipes aqui destacadas, e por isso quero agradecer o Fernando e o Daniel, que brilhantemente, durante todo o calendário esportivo brasileiro, trazem informações e opiniões sobre a DULPA GRENAL. MEU MUITO OBRIGADO POR MAIS UM ANO DE PARCERIA !!!
GRÊMIO
Um ano que ficará na história
O ano de 2023 está findando e junto estamos finalizando a participação com a Coluna Gremista num ano no qual estivemos opinando, emitindo críticas e principalmente sonhando junto com cada leitor. Podemos dizer que muitas emoções vivemos com o passar dos dias.
O ano iniciou com a notícia de que teríamos Luis Suarez, que já na estreia fez três gols e levantou a taça da Recopa Gaúcha, após o Hexacampeonato Gaúcho. Estávamos desconfiados, pois o ano anterior era para ser esquecido. Os dias foram passando e com eles muitos foram os jogadores contratados e assim as competições acontecendo. Fomos eliminados na Semifinal da Copa do Brasil, mas o Brasileirão seguia normalmente.
Ninguém imaginava que nesta semana nós estaríamos comentando após terminado o Brasileirão, que faltaram somente dois pontos, ou seja, dois empates ou uma vitória. Escolher qual foi o momento que deixamos escapar o título, teríamos inúmeros fatos, empates no final, derrotas em casa, pênalti perdido, VAR sonegando pênalti (diria aqui, contra o Corinthians, que foi uma aberração, “erro’ inadmissível), porém não adianta reclamar. Somos vice-campeões e se olharmos como torcedores é só lamento, no entanto se olharmos no contexto do campeonato, de como foi a reformulação de elenco, somos vitoriosos e temos que nos orgulhar até onde chegamos.
O ano se finda, todavia, o orgulho e a honra de cada Gremista em ter tido no Clube, o 4º maior artilheiro do Mundo, um craque, gênio, um nome aclamado por Gremistas e por todos os que apreciam futebol. Talvez nunca mais veremos alguém com uma trajetória como de Suarez. O Brasil vibrou com seus 29 golaços, e inúmeras assistências, vice-artilheiro do Brasileirão, responsável por 37 dos 68 pontos.
O Grêmio teve o maior número de vitórias no Brasileirão. Durante o ano realizou 64 jogos, 29 vitórias, 20 empates e 15 derrotas. Foram 106 gols marcados e 73 sofridos. Graças a Suarez estes números estão aí.
Suarez vai embora levando Bola de Ouro e Bola de Prata da Revista Placar, eleito o melhor atacante e o craque do Brasileirão, além dele, Villasanti foi Bola de Prata como volante, e como jogou este paraguaio.
O futebol Brasileiro no ano de 2023 será lembrado pela passagem do maior craque da atualidade da América Latina. Com certeza, sentiremos saudades de ver os beijos nos três dedos do Pistoleiro, do poderio econômico gerado com o número de sócios, venda de camisetas e Estádios cheios. Esperamos que venham reforços importantes, grandes jogadores e principalmente que vistam a camiseta e joguem com raça como o gênio o fez. Que o “Tio do Arroz” continue investindo nos cofres tricolores.
Assim, eu me despeço de 2023, neste espaço que a mim foi creditado a falar e opinar sobre o Grêmio. Obrigado a todos que leram e gostaram, desculpa se a minha opinião não agradou alguém e gratidão ao amigo Jones por ter confiado em mim. Que 2024 seja abençoado a todos e que o Grêmio nos dê muitas alegrias. Feliz Natal e Ano Novo!
INTERNACIONAL
Encerra-se mais uma temporada…
O ano de 2023 está se findando, e ficam os bons jogos e boas contratações no meio da temporada. Contratações que nos dão esperança de um bom 2024. O time limitado do Inter lutou na Libertadores e infelizmente, por pequenos detalhes, não disputou a final.
No campeonato Brasileiro, acabamos ficando em nono lugar, com 55 pontos conquistados. Posição que garante uma vaga na próxima Copa Sul-Americana. O campeão Palmeiras atingiu 70 pontos. No ano passado, o time colorado foi vice-campeão com 73 pontos, ou seja, três pontos a mais que o campeão de 2023. Porém, em 2022, o Palmeiras conquistou 81 pontos.
Em 2024 não estaremos na disputa da Libertadores, mas além do Gauchão, vamos participar do Campeonato Brasileiro, Copa Sul-Americana e Copa do Brasil. Poderia ser o ano do Inter focar no Brasileiro desde as primeiras partidas e deixar as outras competições em segundo plano, fazendo o inverso que os times fazem quando estão na Libertadores.
Mas amanhã ainda temos uma disputa no Beira Rio. Nesse sábado, Barcelos tentará a reeleição a presidência e Melo será o seu adversário. Ambos estão fazendo promessas de parcerias com empresários, ex-jogadores para o comando técnico e boas contratações para reforçar a equipe.
Mas passada a eleição, a direção eleita precisará trazer alguns reforços. Precisamos de um companheiro para Valência no ataque, e outro para Alan Patrick no meio de campo, para sonharmos com algum título.
Quero desejar um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo a todos.