Escola da Rede Municipal de Ensino de Colorado no  Teatro  SESC Carazinho.

Na tarde da última quarta-feira, 18 de outubro, os alunos das turmas do 4º , 5º e 6º Anos  da E.M.E.F. Espírito Santo, estiveram assistindo  no Teatro do SESC a uma peça teatral “Maria Peçonha”. Os mesmos estiveram acompanhados de suas professoras Maria Isabel Barzotto e Marta Regina  Raber e a Vice – gestora Marcela Borges dos Santos.

Atividade oportunizada pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto em parceria com o SESC Carazinho- RS para celebrar a Semana da Criança.

“ Ir ao Teatro é crescer, aprender, rir, amar, se identificar, é ler um livro com a alma”

Matéria: Professora Marlise Donatti.

Agora já são 4 fêmeas felinas e 10 fêmeas caninas beneficiadas com o projeto de histerectomia realizado em Colorado/RS.

A parceria feita entre a Administração Municipal e a ONG segunda Chance, tem trabalhado de uma forma organizada e tendo seu calendário de execução no presente ano dentro do plano previsto.

Através do auxílio financeiro parcial aos municípios, o governo do estado vem sugestionando a prática da histerectomia, principalmente em animais de rua, para que não se reproduzam assim diminuindo riscos de óbito e de necessidades nutricionais e sanitárias. 

No município, o processo se iniciou junto ao CRASS, através da Sra. Marinês Dalbosco, está por sua vez montou uma equipe que conta com o Fiscal Sanitário Sr. Heitor Giacobbo e O SIM de Colorado o qual é dirigido pelo Méd.Vet. Jorge Henrique Gobbi. Após um período onde a burocracia demandou bastante tempo, o projeto passou a uma nova etapa. Neste novo momento a ONG Segunda Chance representada por Katiuça Fidelis, Kessiana Dal Pizzol e Ana Paula Figueira vieram somar forças no trabalho. 

Os animais selecionados são os que vivem na rua ou os quais os proprietários não tem condição de encaminhar o seu Pet a cirurgia. Em um canal entre a ONG Segunda Chance e o pessoal da Administração municipal os animais estão sendo encaminhados a uma clínica particular que foi escolhida após licitação que ocorreu no final do mês de Setembro. 

Os animais beneficiados, passam por um processo de identificação com fotos e dados que são colhidos no momento da ida para a clínica seus tutores assinam um termo de compromisso no qual são responsáveis pelos cuidados nos pós cirúrgicos. Assim que encaminhados a clínica os animais são esterilizados e ficam por um período de 3 dias em observação para medicação e cuidados. 

A equipe que trabalha no projeto, tem percebido o interesse das pessoas que já possuem Pet a e o interesse em adoção dos animais de rua após a cirurgia tem mostrado números bem interessantes. Como citado, foram beneficiados 10 animais da espécie canina e 4 da espécie felina. O trabalho foi iniciado a poucos dias e foram encaminhados estes animais em duas etapas para realização do procedimento cirúrgico.

As pessoas que tiverem necessidades em buscar a cirurgia para um animal ou mesmo conhecer melhor o projeto e ou colaborar de alguma forma. Podem se dirigir a Secretária da Agricultura, ali serão orientadas a conversar com as pessoas que irão ajudar sanar dúvidas. 

 

Matéria: Jorge Henrique Gobbi.