Tem início o Projeto de Histerectomia de cães e gatos no município de Colorado

Dia 26 de Setembro de 2023, reuniu-se na sala do Sistema de Inspeção Municipal, localizada na sede da Secretaria da Agricultura, município de Colorado RS. O veterinário Responsável pelo SIM Jorge Henrique Gobbi, Fiscal Sanitário Heitor Giacobbo, Marines Dalvesco da assistente social, Aline Pazinato Raber que fara a parte da organização das fichas dos animais e o Medico Veterinário Renato Luís Cassol de Tapera representando a clínica que fara os procedimentos cirúrgicos.

O programa avalizado pelo Senhor Prefeito Municipal Celso Gobbi e pelo Secretário da Agricultura Luís Gilberto Rizardi, terá suas primeiras cirurgias na primeira semana de Outubro. O recurso vem de uma lei estadual que hoje é usada em todo estado e um aporte financeiro dado pelo município que participa do programa.

O foco é fêmeo caninas e Felinas que vivem nas ruas e os animais que têm tutores com vulnerabilidade social, sendo que este serão contatado para usufruírem do programa.  Serão formados grupos de 5 a 7 animais por semana com a finalidade de aperfeiçoar o transporte pela clinica que fara os procedimentos.

Interessados no programa podem fazer contato com a Secretaria da Agricultura, ali serão dadas as informações necessárias ou dirigidos a quem poderá fazê-lo. É importante citar que a ONG Projeto Segunda Chance auxilia no projeto em questão. Esta entidade já faz um trabalho excelente levando recurso sanitário e nutricional dos animais em questão. Com esta ação em conjunto a ideia é de os animais submetidos à cirurgia tenham melhor qualidade de vida, acha visto que uma gestação requer muitos nutrientes e nem sempre estes animais conseguem alimentar-se bem.

Matéria: Jorge Gobbi

Encontro Regional  GESTORES ESCOLARES.

Na tarde da sexta-feira, 29 de Setembro, na Spazzio Centro de Eventos do Município de Ibirubá, estiveram em formação pelo Programa A União faz A Vida   os Gestores Escolares da Rede Municipal de Ensino de Colorado , juntamente com os demais  Gestores da Região Rota das Terras .

Foi momento de Construção e Retomada das Práticas do PUFV e na oportunidade teve  a participação especial do professor Magnus Ody.

“ É na inconclusão do ser, que se sabe como tal, que se funde a educação, como um processo permanente. Mulheres e homens se tornam educáveis na medida em que se reconheceram inacabados. Não foi a educação que fez mulheres e homens educáveis, mas a consciência de sua inconclusão de que nos tornamos conscientes e que nos inserta no movimento permanente de procura que se alicerça na esperança.”      Paulo Freire.

Matéria: Marlise Donatti.