Vereadores municipais estiveram reivindicando novas melhorias junto ao DAER

Na semana que passou, vereadores de Colorado estiveram em mais uma audiência com o DAER, solicitando novas melhorias para a VRS-819. Embora  o taba buraco venha sendo feito, os vereadores estiveram reivindicando atendimentos mais rápidos e efetivos para a via.

Cada bancada, seja oposição ou situação, escolheu um vereador  de seu partido para participar deste momento ocorrido em Porto Alegre. É importante ressaltar a união dos partidos, independente de qual seja a situação de cada, pois o objetivo maior é o bem da comunidade.

FOTOS: Vereador Roberto Gorgen.

Coluna Políticas Públicas e Sociais: A supremacia ocidental

Colunista Everton Villa-Historiador

Tenho recebido algumas mensagens de amigos e conhecidos perguntando minha opinião e posicionamento neste massante e terrível confronto entre a Palestina e o Estado de Israel.

Pois bem, primeiramente devo deixar claro que sou absolutamente contra qualquer tipo de confronto armado, onde a vida de milhares de pessoas está em risco e os verdadeiros propositores dos embates jamais, sob hipótese alguma estiveram, estão ou estarão em qualquer linha de frente de combate.
Apesar de abominar essa guerra, um fato curioso mexe com meus pensamentos. Quando brasileiros emitem suas agruras pelos confrontos no oriente médio, escandalosamente fecham os olhos para os conflitos no Brasil. Esquecemos das mortes que ocorrem todos os dias por fome, frio e descaso. Aqui também tem crianças vítimas do terrorismo de crimes, do tráfico, da polícia, sofrendo torturas físicas e psicológicas, mas essas notícias não saem no jornal, ou se saem as pessoas dizem não ler e nem assistir notícias, porque as notícias só trazem tragédias, vai entender, muito mais fácil é jogar a pá de cal aqui e estruturar causas e problematizações lá. Cansei de falar em hipocrisia, no escárnio…

Não fugirei ao assunto. De fato é uma guerra religiosa (as guerras só existem pela religião e pelo poder, geralmente atrelam-se os dois, então a mobilização em massa). Dessa maneira aquela terra tem cristãos,
judeus e muçulmanos, lutam por ela desde que o mundo é mundo. Muitos povos invadiram aquele território diversas vezes, porém os Romanos expulsaram os Judeus em 130 d.c. e chamara o lugar de Palestina, todos que vivessem ali seriam chamados palestinos, independente de religião.
Vencedores da primeira guerra, a Inglaterra passa a controlar a Palestina e apoiar o sionismo. Em 1947 a ONU divide a Palestina e deixa o Estado de Israel com mais território, assim o descontentamento de palestinos é evidente e os conflitos intensificam-se cada vez mais. Em 1948 com ajuda inglesa, finalmente se consolida o sionismo que é a criação do Estado de Israel. Os Árabes extremamente descontentes declaram guerra na mesma hora contra o novo Estado, no entanto perdem e o Estado de Israel passa a
controlar 75% do território palestino.

De maneira bem sintetizada é mais ou menos por aí. Uma guerra religiosa e política. A partir de então o povo palestino perde liberdade, perde vidas, terras e migra para outros lugares, já Israel torna-se uma potência militar e adivinha só, os EUA financiam seu poderio armamentista, sim, os americanos são muito generosos e preocupados com as dificuldades dos povos do oriente médio e com os latinos. Territórios e mortes geram poder, financiar guerras gera muito lucro e Hollywood explode com filmes onde os guerreiros americanos chegam e acabam com os problemas, tornando-se verdadeiros deuses onipresentes (ironia).

O Hamas é um braço militar palestino, assim como existem os apoios armados israelenses, e sim, ambos matam impiedosamente. Numa guerra as consequências não são medidas. Claro que as religiões devem ser
respeitadas, as crianças não devem morrer, isso é óbvio, ninguém deve apoiar essa barbárie, mas não cabe emitir opinião num caso de ataque mortal de qualquer lado, afinal pessoas vivem ali e isso, por si só,
deveria bastar, deveria estar superado. Porém quando a história é distorcida e vista do lado ocidental, voltase aos conceitos europeus e como nós aqui, aprendemos a amar europeus e norte-americanos, baseado em tudo que nos vendem goela abaixo, aceitando todas as explicações deles para continuarem financiando guerras e fortalecendo o sistema com mortes, filmes e claro, com um discurso fajuto e obsoleto, como se não houvesse terrorismo por aqui, nem abismo social gigantesco, e envolvendo um Deus ocidental supremo, que parece não ser o mesmo que o do oriente. Minha opinião vem agora, na letra afiada de Belchior: “Deixemos de coisas, cuidemos da vida”!

Temos problemas deste lado do atlântico, não somos melhores que ninguém e tiramos vidas da maneira mais covarde possível, esquecendo dos direitos das minorias, aceitando discursos pobres de políticos, sendo subservientes, racistas, homofóbicos, e perdoem-me aqueles que acreditam em Deus, também vidas de inocentes são interrompidas em nome dele, depois oração, a pá de cal novamente para esquecer o que nos envergonha e foco na “cagada” de uma nova tese que preferencialmente oprima o oriente.

Cras de colorado: Oficina de Karatê

Nosso SCFV do CRAS, com sua oficina de Karate, participou da XI Olímpiadas Escolares de Karate no Município de Marau/RS.

Olímpiada essa que ocorreu na sexta-feira dia 20 e durante todo o sábado dia 21, com o participação de mais de 900 atletas de 38 municípios. Competição que define os atletas que irão representar o RS nas competições Nacionais.

O CRAS participou com 16 atletas, que frequentam semanalmente a oficina de Karate com a professora Isabela. Também contamos com a presença de algumas mães, um representante do Conselho Tutelar e a Equipe Técnica do CRAS.

Com certeza foi uma experiência única para nossas crianças e adolescentes participar de um Evento de tanta grandeza assim.

Materia: Equipe Técnica do CRAS.

Campo Educacional “ Zum Zum Zum da Abelhinha no Bosque” em Colorado/RS.

Na tarde da quarta-feira, 24 de outubro, ocorreu a 2ª Etapa das atividades do I Dia de Campo Educacional no Bosque da Boa Esperança.

Nesta atividade, estiveram participando as Escolas da Rede Municipal de Ensino, onde os alunos puderam aprender sobre a produção de mel, alimentação das abelhas, abelhas sem ferrão, sabores de mel, visita na trilha do Bosque da Boa Esperança.

A Emater ensinou fazer isca para captura de Abelha Jataí e onde colocar a isca. A Secretaria Municipal de Agricultura com o Veterinário Jorge Henrique Gobbi, responsável pelo sistema de Inspeção Animal explicando aos alunos sobre inspeção de Mel.

Na oportunidade estiveram presentes a Secretária de Educação, Cultura e Desporto Estela Maris de Bortoli Xavier, Secretário Municipal de Agricultura Luis Gilberto Rizzardi,  Gerente da Sicredi Colorado Jerri Tramontini, Equipe da  Secretaria de Educação, Gestores Escolares, professores e alunos.

“É a educação que faz o futuro parecer um lugar de esperança e transformação.”

Matéria: Professora Marlise Donatti.

MENSAGEM AO SERVIDOR PÚBLICO

“O SUCESSO DOS RESULTADOS ACONTECE POR CAUSA DE VOCÊ!”

Esta tão importante data, 28 de Outubro, definida em 1943, pelo Presidente Getúlio Vargas, como reconhecimento MAIOR do seu valor, por aquele que dedica tempo, jornada, conhecimento para sua comunidade; do SER que cuida da sociedade, do futuro dela e tem compromissos com o bem-estar de seu povo.
O Governo Municipal, representado pelo conjunto de suas Secretarias, expressa nosso reconhecimento a todos os SERVIDORES PÚBLICOS, que fazem a diferença na vida da gente.

Celso Gobbi
Prefeito Municipal

Coluna Esportiva: Outubro 2023

GRÊMIO

Colunista Esportivo-Fernando Luiz Signori

Tudo pode acontecer

O Grêmio após uma série de derrotas e de péssimos jogos voltou a vencer na última quarta-feira diante da equipe do Flamengo, a qual o tricolor não vencia havia 5 anos. Partida esta que não contava com o Suarez, que cumpria suspensão, juntamente com outros titulares que desfalcaram por lesão.

A vitória ajudou o Grêmio a se manter na zona de classificação da Libertadores, e que deverá buscar mais vitórias nos 9 jogos que ainda restam. Tarefa difícil diante do futebol apresentado nas últimas partidas, isso evidencia a carência de um grupo limitado que no início do ano era avaliado como um time que iria brigar na parte inferior da tabela e que surpreendeu.

O que vemos foi que a circunstância de resultados positivos elevou a credibilidade e até a vice liderança foi alcançada, o que gerou falsas expectativas que elevaram o clube a sonhar com o título, ou melhor, Renato criou na mente gremista que a façanha seria possível. No entanto, infelizmente, com o passar das rodadas se viu um time carente de peças repositivas após lesões e suspensões.

A posição na tabela para alguns é boa demais pela realidade de um clube que vem de um ano de 2022 pra ser esquecido, para outros deveríamos estar brigando com o Botafogo. Eu já penso que diante de um passado recente, estamos até bem demais, porém pela história de 120 anos, creio que poderíamos ser protagonistas.

Não obstante a tudo isso, o Grêmio precisa já começar a montar o elenco para 2024, independentemente do que acontecerá nestas últimas rodadas. Iniciar 2024 sem o quarto maior artilheiro do Mundo Suarez, com jogadores em fim de carreira, como o nosso ídolo Geromel, com déficit mensal, com jogadores com término de contrato e principalmente com jogadores sem condições alguma de vestir a camiseta tricolor será um trabalho minucioso de criatividade em contratar, vender e emprestar.

Contratações deverão ser feitas, porém com qualidade e de jogadores que tenham o espírito guerreiro e vontade de vencer, principalmente se obtivermos classificação para a Libertadores, será preciso montar um elenco que possa brigar pelo título e não apenas para ser mero coadjuvante.
Acreditar em Guerra e sua equipe, primeiramente para classificar para a Libertadores de 2024 e depois na montagem de um Grêmio que volte a erguer taças e seja o velho time copeiro que já fomos por muitos anos. Enquanto isso, resta ver por pouco tempo a maior contratação da história (Luisito Suarez) que será eternizado na história.

INTERNACIONAL

Colunista Esportivo-Daniel Potrich Barzotto

7×1…

Um dos maiores feitos no futebol foi repetido. Em 2014, a Seleção Brasileira sofreu a goleada histórica para a Alemanha no Estádio Mineirão por 7 a 1, e no último domingo, o Inter repetiu o placar contra o Santos.

Goleada que fez o torcedor colorado comemorar e se lamentar. Ficou o sentimento ainda maior de frustração na eliminação na Libertadores. Mas são águas passadas e agora o foco é o G6 do Campeonato Brasileiro.

E a chance de estar na próxima Libertadores começou no grenal. Vencemos o rival por 3 a 2 sobrando futebol. Infelizmente na rodada seguinte perdemos para o Bahia. Partida que foi prejudicada pela convocação para as eliminatórias da Copa do Mundo.

Do que adianta as paradas das datas Fifa, para os jogos da seleção, se o Brasil joga numa noite e o time do Inter tem partida marcada para um dia depois. Foi o que aconteceu com o Inter no jogo contra o Bahia. Nessa partida, os jogadores estavam retornando para suas equipes, após cumprirem jogos pelas suas seleções, e em virtude disso, não jogaram.
Sendo assim, o Internacional estava sem cinco titulares. E a diferença é gigantesca. A base colorada está montada e sem esses jogadores convocados, a qualidade técnica do time fica comprometida.

Dado que no jogo seguinte, os titulares retornaram e aplicaram a maior goleada do ano, no Brasileirão. E ontem mais três pontos foram conquistados, e desta vez longe do Beira Rio, contra o Vasco.

A imprensa cogita a convocação do Alan Patrick para a seleção. Seria mais um problema para o clube, mas de grande mérito e prestígio para o jogador, que está merecendo a vaga. Hoje o time do Coudet tem o melhor 10 do país em atividade.

Os próximos três confrontos são contra times da parte inferior da tabela. Sendo dois em casa, contra o Coritiba e América-MG e outro fora contra o Cruzeiro. Para sonhar com a vaga na Libertadores, os nove pontos nessas três partidas são de extrema necessidade.

Escola Schwengber informa:

⚠️ *OPORTUNIDADE* ⚠️ Está aberto o processo seletivo de ESTÁGIO para o cargo de Agente Educacional II – interação com o educando monitor de escola. O candidato deve estar inscrito no site do CIEE (cieers.org.br) e ter disponibilidade para 20h (nível médio) ou 30h (graduação). Ao enviar o currículo por e-mail, informar no título o nome da vaga que está se candidatando.

Coluna Vida e Saúde com a PiscOdonto

Entender a importância da higiene bucal para nossas crianças é abrir caminho para um futuro de sorrisos saudáveis e bem-estar duradouro. 😁🦷

Ao ensinarmos os pequenos a escovar os dentes regularmente, usar fio dental e visitar o dentista, estamos proporcionando-lhes não apenas uma boca limpa, mas também lições valiosas de autocuidado e responsabilidade. Esses hábitos não apenas previnem cáries e doenças bucais, mas também contribuem para a saúde geral do corpo. 💪🌟

Além disso, um sorriso confiante pode fazer maravilhas pela autoestima das crianças, permitindo que elas se expressem com confiança e alegria. Um sorriso saudável é uma fonte de orgulho e uma ferramenta social importante.

Portanto, lembre-se de cuidar da saúde bucal das crianças, pois é um investimento no seu futuro. Cultive esses hábitos desde cedo para que eles cresçam com sorrisos brilhantes, autoestima elevada e saúde bucal duradoura. 💫👧🦷👦

Dra. Bianca Pazinatto – Cirurgiã Dentista
CRO 25103

Secretaria de Educação, Cultura e Desporto fortalece segurança nas escolas com formação para situações emergenciais.

Na tarde, da segunda-feira, 23 de outubro , no Salão Nobre da EEEM Armindo Edwino Schwengber, em continuidade às ações de fortalecimento do trabalho já desenvolvido na rede municipal, a Secretaria de Educação de Colorado, promoveu uma formação em situações emergenciais, com foco na Prevenção e Segurança nas escolas municipais e estadual.

A formação foi realizada pelo especialista em diversas áreas da segurança Juarez Lucas, de Florianópolis, Santa Catarina, juntamente com a Secretaria de Educação . Na oportunidade estiveram todos os servidores da Rede Municipal de Ensino e Rede Estadual.

“ O objetivo maior é que as nossas escolas promovam carinho, amor, paz e conhecimento para que meninos e meninas se tornem cidadãos preparados para a sociedade cada vez melhor”.

Matéria: Professora Marlise Donatti.