Que as Fake news (informações falsas transmitidas ou publicadas como notícias, motivadas por razões políticas ou para fins fraudulentos e até mesmo para ganhar visualizações e likes ) dominam o mundo dos noticiários clandestinos e de grande parte das mídias sociais da internet, isso todo mundo já sabe, o que talvez você não saiba é que existe uma método simples para ajudar inibir esse tipo de informação : Não compartilhe vídeos ou notícias sem procedências !!!!
Uma das maiores enchentes do nosso estado, que dilacerou inúmeras famílias, que terminou com cidades no Vale do Taquari também foi alvo de notícias falsas, como por exemplo: ” abertura de barragens causou a enchente” ou ” Governo nega ajuda ao povo do Vale ” dentre outras, são tudo falsas. Mas o ponto não é esse. O ponto que eu quero abordar é que se numa situação trágica como essa, de dor intensa e infinita, ainda existem pessoas capazes de divulgar notícias falsas, o que vocês acham que acontecem nas demais informações que nos são passadas rapidamente sobre qualquer outro assunto ?? Todo cuidado é pouco.
Eu tenho percebido com o passar dos anos e da experiência que tenho em comunicação e jornalismo ( 18 anos de Sistema EPU e 7 de Colorado em Foco ) que as pessoas estão cada vez menos buscando informação. As pessoas não leem, as pessoas não escutam, as pessoas não tiram 5 minutos do seu tempo para saber as inf0rmações da sua cidade, e o pior, pessoas que exercem cargos importantes, que deveriam estar melhor informados, normalmente cometem o mesmo erro, pois quase sempre desconhecem a informação que cerca a sua volta. E já que estamos falando em informação, existem tantas notícias e informações boas, mas você já percebeu que quase ninguém compartilha ou presta a devida atenção nelas ?? Agora, matérias de acidentes e tragédias, quase todos compartilham, como se aquilo aliviasse um sentimento dentro de si. Isso é algo que eu nunca entendi, aliás não trabalho com esse tipo de notícias.
Para encerrar pessoal, não vamos dar poder a desinformação, ela é muito perigosa, e a maneira para combater ela é se informar corretamente.
É isso mesmo, com tanta informação circulando, as pessoas se informam cada vez menos.