Coluna Esportiva AGOSTO/2023

INTERNACIONAL

Colunista Esportivo-Daniel Potrich Barzotto.

Estamos nas semifinais!

Mais um momento colorado para se guardar nas boas recordações. Vencemos a terrível altitude de La Paz na Bolívia e, no Beira Rio, confirmamos a classificação na Libertadores para as semifinais da Libertadores da América. Destaque para a torcida, que mais uma vez lotou o estádio e incentivou o time.

Na altitude de 3.700 metros, o Bolívar era praticamente invencível e geralmente marcava gols. Mas com uma mudança do técnico Coudet, colocando mais um zagueiro, jogamos bem e depois de 16 partidas contra estrangeiros, os bolivianos perderam na sua casa!

E para vencer, o time precisa alcançar as redes adversárias. E contamos com a qualidade do Valencia, que marcou um gol na Bolívia e dois no Beira Rio. Além disso, os jogadores estão crescendo tecnicamente a cada partida.
Apesar do Bolívar não ser tão qualificado quanto o River e os demais adversários que ainda estão na competição, os jogadores do Inter estão melhorando a cada jogo. Wanderson estava abaixo do que vinha apresentando na última temporada e nos dois últimos jogos melhorou muito.

E o Coudet, conseguiu nos últimos jogos mudar, acertar, e melhor o time. Em La Paz, escalou mais um zagueiro e no Beira Rio, tendo a possibilidade de escalar Nico, colocou o espanhol Hugo Mallo na zaga. E mérito da direção, que acertou nas contratações.

Agora esperaremos por Fluminense ou Olimpia. A probabilidade de ter semifinal brasileira é maior, visto que o Flu venceu o primeiro jogo por 2 a 0. Se caso passar o brasileiro, o Inter jogará a segunda partida no Beira Rio, e em caso do Olimpia passar, o segundo jogo será no Paraguai. O Olimpia já venceu três vezes a Libertadores e o Fluminense nunca conquistou a competição.

Mas o foco agora será no Brasileirão. O Internacional precisa urgente vencer e acumular pontos para se distanciar da zona do rebaixamento. Não vencemos há sete jogos e estamos há três pontos do primeiro do Z4.
No mês de setembro o Inter enfrentará pelo Campeonato Brasileiro: Goiás (F), São Paulo (C), Athetico-PR (F) e Atlético-MG (C). Como o próximo jogo da Libertadores será só na última semana de setembro, o time titular poderá buscar pontos no Brasileirão.

GRÊMIO

Colunista Esportivo-Fernando Luiz Signori

Agora é foco para terminar o ano dignamente

O Grêmio depois de uma regularidade que o levou ao posto de segundo na tabela de classificação do Campeonato Brasileiro, começou a decepcionar, ou seja, tropeço diante das fracas equipes do Goiás, Vasco e Santos, fizeram com que nós Gremistas voltássemos a desconfiar de tudo o que estávamos vendo.

Não bastasse essa queda de rendimento, a eliminação da Copa do Brasil na semifinal diante do Flamengo também deu a entender que o time montado em 2023 tem muito a ser melhorado para podermos brigar com outras equipes de maior expressão.

Seria culpa do Renato que mexe o time? Ou seria falta de um elenco mais homogêneo entre titulares e reservas? A direção não mediu esforços e buscou mais de um time de reforços, dispensou outros tantos, mas a qualidade técnica ainda é algo a ser buscado para quem sabe em 2024 termos um time capaz de brigar por títulos.

O ano agora se resume em buscar a classificação direta para a Libertadores de 2024, com o Renato anda fazendo experiências, já mudou o esquema tradicional de jogo para um esquema com três zagueiros, que por ora deu resultado. Agora está mudando novamente e vendo que temos muitas dificuldades com o meio campo, e por isso no último domingo diante do Cruzeiro, colocou no banco de reservas Ferreira e Bitelo, reforçando o meio com um losango, tendo Vilasanti, Carballo, Pepê e Cristaldo, e com isso até Suarez voltou a balançar as redes.

A volta de jogadores do Departamento Médico e com os novos reforços temos sim condições de fechar o ano entre os primeiros colocados com foco em 2024, e desde já a direção terá que se preparar para buscar qualidade e acima de tudo achar um substituto de Suarez, que deixará o Grêmio no final do ano. E falando em Suarez, ele foi e é o cara que impulsionou o quadro social, ampliou acentuadamente as vendas na Gremiomania, além de claro o orgulho de termos o 4º maior artilheiro em atividade do mundo, sem contar lindas jogas, assistências e gols.

Enfim, a era Suarez passará e teremos que ser fortes com objetivos para o próximo ano, porque nesse somente restou o Hexacampeonato Gaúcho e Recopa Gaúcha, assim é futebol, mas quem te viu em 2022 e te vê em 2023, se rende e, com certeza, dá glórias.