Coluna Vida e Saúde com a PiscOdonto

✨É comumente acreditado que a chupeta é uma opção mais saudável do que o hábito de chupar o dedo, principalmente devido à percepção de que é mais fácil de remover posteriormente.

☝🏼No entanto, é importante que vocês saibam: chupar o dedo é um comportamento fisiológico natural para o bebê, algo que ele faz durante toda a gestação.

👶🏻Durante os primeiros 6 meses, é normal que o bebê tenha o hábito de sucção, incluindo as ✋🏼mãozinhas e os 🦶🏼pezinhos. Isso faz parte do processo de autoconhecimento e desenvolvimento do bebê

Em contraste, a chupeta ❌ não se ajusta de forma ideal à cavidade oral do bebê e apresenta uma consistência mais rígida se comparada ao dedo. Além disso, os efeitos a longo prazo do uso da chupeta são potencialmente mais prejudiciais não só para os 💀 ossos da face e 🦷 dentes mas também podem aumentar o risco de 🤱🏻 desmame precoce.

✅Portanto, caso haja dúvidas entre permitir que o bebê chupe o dedo ou utilize a chupeta, é recomendável optar pela primeira opção, considerando as bases fisiológicas e os potenciais impactos na saúde bucal e no processo de amamentação.

🤰🏻O ideal é que a mãe realize o pré-natal odontológico e receba as orientações pelo Odontopediatra, e que o bebê, antes do nascimento do primeiro dentinho, também vá ao Odontopediatra para receber todas as informações necessárias!

Dra. Bianca Pazinatto – Cirurgiã Dentista
CRO 25103