☝Bons hábitos podem ser criados a vida toda, mas há aqueles que são imprescindíveis e devem ser instituídos ainda quando se é bebê.
Um deles é o hábito da higiene bucal. Higiene bucal inclui escovação dos dentes, uso do fio dental e limpeza da porção superior da língua.
E quando começar? 🤔
✨ A partir da erupção (nascimento) dos primeiros dentes, já com escova apropriada e pasta com fluoreto na prescrição (quantidade e frequência) correta. Mas, será fácil?
👉 Pode ser que sim porém, na maioria dos bebês não é, e isto é normal, pois eles estão se habituando a um novo procedimento que também deve ser feito, tal como o trocar de fraldas ou limpar o bumbum, cortar unhas, cabelo, tomar banho, nebulizar quando necessário, hábitos que não são naturais como o dormir ou comer.
⚠️ Isso pode gerar estranhamento e desconforto a princípio, inclusive com muito choro, trancar de boca e muita pirraça, mas quando explicado e feito com amor ♥️, paciência e de forma lúdica por parte dos responsáveis, eles se acostumarão e com certeza se sentirão confiantes.
✅ Insista e persista, um bom hábito está sendo criado. Higienizar a boca no banho também ajuda.
😿 Bebês e crianças pequenas usam o choro como forma de protestarem e de se comunicarem, normalmente choram também para os outros hábitos e nunca se ouviu falar que eles ficaram traumatizados porque, por amor , os responsáveis trocaram as suas fraldas ou escovaram os seus dentes mesmo com eles chorando .
Tem dia que a escovação vai super bem, mas têm dias que é aquele caos, não é mesmo? Mas calma… seu filho não ficará traumatizado por isso, pois ele sabe que, mesmo fazendo com chororô, você o ama♥️. E no final de tudo, lá na frente, ele ainda lhe agradecerá, pois você foi fiel a ele.
Dra. Bianca Pazinatto – Cirurgiã Dentista
CRO 25103