No ano de 2022 surgiu em Selbach um projeto esportivo de grande expressão, liderado pelos desportistas Marquinhos Gabriel e Tcherlo Maldaner, ambos atletas de renome e de grande prestígio. Marquinhos Gabriel que iniciou sua trajetória nas Escolinhas de futsal e campo de Selbach, nos times da região e tomou rumos importantes no cenário nacional e internacional, atuando como profissional em times como Internacional, Avaí, Sport, Bahia, Santos, Palmeiras, Corinthians, Cruzeiro, Atlhetico,Vasco, Criciúma, Goiás e novamente Criciúma onde está atuando em alto nível. Além do Al Nasser e Al Nasr… Foi Campeão estadual por diversos clubes e Campeão Brasileiro pelo Corinthians… Tcherlo, também um grande profissional das quadras e campos, destaque na maioria dos campeonatos municipais e regionais, inclusive foi campeão no Municipal de Colorado. Grande destaque por anos pela Sase no futsal, foi na maioria das vezes o melhor em quadra. Sendo também professor de atividades de campo e salão com turmas de crianças e adolescentes. Também tendo apoio e assessoramento direto de Bruno Nascimento.
➡️Como surgiu a ideia de criar em Selbach um Centro de Captação e Formação de Atletas de Futebol a MG Academy?
A ideia amadureceu com a percepção de que a região poderia abrigar um projeto com um conceito voltado exclusivamente para a formação de jogadores e jogadoras. Após algumas reuniões e estudos, concluímos que o nosso foco seria promover uma metodologia de transição para jovens que estão emergindo do futsal, e de profundidade para atletas que já transitam na modalidade de campo, com didáticas de treinos voltadas para o desenvolvimento individualizado, um pouco diferente do viés recreativo. A escolha por Selbach se deu por ser a cidade onde emergiu o expoente do nosso projeto: Marquinhos. Importante dizer que recebemos meninos de diversos municípios periféricos da região, o que nos trás orgulho e prestígio pela valorização dada ao trabalho.
➡️A MG Academy busca a formação de jovens e adolescentes a partir de que idade?
Hoje o projeto capta jovens entre 11 e 15 anos. Em fase de expansão, o planejamento prevê para 2024 o lançamento das categorias Sub-10 e Sub-11.
➡️Quantos atletas treinam atualmente e quantos já foram encaminhados para outros clubes?
Atualmente, o projeto trabalha com mais de 60 jovens entre 10 e 15 anos. No total, já foram captados mais de 120 atletas.
Desde o seu lançamento em Fevereiro de 2022, foram 10 aprovações, 1 monitoramento e 5 liberações. Até a presente data, um total de 16 jovens com experiências em clubes de futebol como EC Criciúma, Ypiranga FC, CE Gramadense, EC Passo Fundo, AC Sulbrasil, EC Novo Hamburgo e GE Bagé.
Em expansão, o projeto abrange aproximações com Sport Club Internacional, EC Juventude, Azuriz FC, EC Cruzeiro, SER Caxias, União Frederiquense, EC São Luiz, Barra FC, captação do Fluminense/RJ entre outros.
➡️Quais os planos e o objetivos desse trabalho de suma importância?
O projeto é dividido em QUATRO fases:
Fase UM: Captação
Fase DOIS: Treinamento
Fase TRÊS: Evolução
Fase FINAL: Encaminhamento
Procurando nos mantermos fiéis ao que nos comprometemos a realizar como conceito, acreditamos que aquelas/aqueles que aspiram tornar do futebol uma profissão, assim que elegidos, o melhor caminho é dar sequência no processo de formação em ambiente de clube adequado. Através de trabalho de prospecção, também realizamos esta conexão. Durante o período de treinamentos sob o guarda-chuva da nossa comissão técnica, observamos a evolução de todos e selecionamos atletas em destaque para vivenciar atividades em clubes após o cumprimento de alguns requisitos, os quais chamamos de pilares técnicos e disciplinares. Após elegido, realizamos o alinhamento entre o perfil do(a) atleta e do clube, para otimizar a experiência e aumentar o percentual de êxito, reduzindo também a frustração, tão presente nos processos seletivos do futebol. Chegando na finalidade e indo de encontro ao objetivo em comum estabelecido entre os envolvidos, é feito o encaminhamento.
Também é válido frisar que nossas categorias participam de torneios com o objetivo de conquista, mas em primeiro lugar, para possibilitar experiência de competição a cada jogador/jogadora. Salientamos também que, se em meio a algum torneio tivermos que escolher entre a manutenção de peças importantes para a equipe ou encaminhar algum jogador/jogadora elegido a algum clube de futebol, a nossa escolha é encaminhar.
➡️Sabedores que o atleta renomado Marquinhos Gabriel é o mentor e empresário que está auxiliando no projeto, além de vossa pessoa, quem são o profissional ou profissionais na área que atuam neste inédito e grandioso projeto para Selbach e região?
A estrutura organizacional do projeto hoje se divide entre 8 pessoas:
Os fundadores Marquinhos Gabriel e Bruno Nascimento, desempenhando funções de gestão, investimento e de prospecção, nesta última auxiliados por Leonardo Comin.
Os coordenadores Tcherlo Maldaner e Joelson Werlang, desempenhando atividades de campo.
A comissão técnica é formada pelo Tcherlo como treinador principal auxiliado por Mauro Zago e Joelson como chefe da preparação de goleiros, auxiliado por Leonardo Schweig.
Os compromissos administrativos são executados pela Daniela Staudt.
➡️Além MG Academy, quais os planos e como está a carreira de Marquinhos Gabriel que orgulha Selbach e região? E Tcherlo como está seu profissionalismo nas quadras gauchas com sua exímia habilidade e nos campos?
O Marquinhos possui uma carreira brilhante, com grandes momentos individuais e conquistas importantes como a do Campeonato Brasileiro de 2017 pelo Corinthians. Atualmente atua pelo EC Criciúma, e lá continua trilhando o seu caminho, com certeza com grandes frutos a colher. O clube se encontra em um ótimo momento institucional, com uma gestão efetiva e também com o resultado no campo. Neste ano o clube foi campeão catarinense e briga forte pelo acesso a elite do Campeonato Brasileiro em 2024. Com muita experiência no futebol brasileiro e ótimas performances, naturalmente o Marquinhos carrega a responsabilidade de ser uma das referências da equipe e do torcedor.
Já o Tcherlo segue atuando nas quadras do estado, porém este ano, defende as cores da equipe do Russo Preto, da cidade de Não Me Toque, que participa pela liga gaúcha C. Sempre com muita dedicação, e entrega, também é inspiração para atletas da região. Já no futebol de campo, fez sua última participação profissionalmente, no ano de 2018, na primeira divisão do campeonato estadual de Brasília (candangão), pela equipe do Paracatu FC. Hoje atua em diversos campeonatos amadores do estado do Rio Grande do Sul.
Matéria: Fernando Luiz Signori.