GRÊMIO
A pausa nos jogos
A parada do Campeonato Brasileiro nos últimos dias ocasionou a nós torcedores uma espécie de desânimo, expectativa e ansiedade no recomeço dos jogos, até porque a famosa parada Fifa, não foi boa para nenhum clube e muito menos para a Seleção Brasileira, que não demonstrou nada de positivo.
O que se pode observar nos últimos jogos do Grêmio foi o crescimento coletivo, com resultados positivos e o time num esquema com três zagueiros, dando conta do recado, com exceção o último jogo contra o Flamengo, onde o time jogou bem, desperdiçou chances e colocou bolas no poste, e como a bola pune, não marcamos e sofremos três gols.
Além desse período sem jogos, que também serviu para recuperar jogadores, o principal assunto do tricolor foi num primeiro momento a possibilidade de Suarez sair do Grêmio para jogar ao lado de seu amigo Messi. Agora o assunto é a possível aposentadoria de Luisito, em virtude de problemas com artrose no joelho e dores que vem enfrentando. Muitas são as especulações noticiadas, porém até o momento, não houve nenhuma entrevista coletiva do mesmo e do Presidente detalhando o assunto, mas que há uma aposentadoria sendo discutida até pode haver, no entanto, não se sabe em qual prazo isso ocorrerá.
Enquanto isso, nos próximos dias, o Grêmio enfrentará o Bahia pela Copa do Brasil, e apesar de ser um adversário teoricamente mais fraco, será uma batalha de tricolores e de dois grandes jogos, até porque no meio da semana o Bahia derrubou o último invicto do Brasileirão, o temido Palmeiras. Serão duas batalhas para buscar vaga à próxima fase.
Por fim, falar da retomada do Brasileirão diante do América, após sair perdendo, buscamos a virada importante para nos mantermos no topo da tabela. Mais uma vez, tendo o destaque de Suarez, logo ele que foi manchete nos noticiários em virtude de uma possível antecipação de aposentadoria. Enquanto joga, a certeza de que temos o 4º maior artilheiro em atividade do mundo e que é diferenciado e faz a diferença.
INTERNACIONAL
Enner Valencia
Finalmente chegou o reforço mais esperado para o Internacional em 2023! O equatoriano chegou ao clube após chamar atenção na Copa do Mundo e brilhar no Fenerbahçe. Ele disputou 53 partidas (entre jogos pelo time e a seleção), com 36 gols e sete assistências na temporada, o que o coloca como um dos principais artilheiros da Europa na temporada.
Além da proposta salarial, o goleador equatoriano foi seduzido pelo Inter com um contrato de 3 anos. Outro fator que pesou, foi a possibilidade de se manter em um time competitivo e que o deixasse em condições de disputar a próxima Copa do Mundo.
Valencia participou com o Equador das Copas do Mundo de 2014 e 2022. Jogou seis partidas e marcou seis gols, sendo o artilheiro da sua seleção na última copa, jogando apenas duas partidas. Ficou fora do último confronto devido a uma lesão no segundo jogo.
O retrospecto desse jogador nos dá esperança. E ele chega ao Beira Rio em alto nível e querendo estar na próxima Copa. E para isso terá que continuar sendo o destaque em campo. E se tivermos um atacante se destacando, poderemos resolver um dos maiores problemas atuais do Inter: a falta de gols.
Nos últimos dias a seleção equatoriana jogou dois amistosos, contra Bolívia e Costa Rica. Contra a Bolívia, Valencia entrou em campo aos nove minutos do segundo tempo e aos 24 minutos fez o gol da vitória. E contra a Costa Rica, venceram por 3 a 1, com o primeiro gol da partida assinalado por ele aos 20 minutos.
O Inter, depois de empatar com o Nacional pela Libertadores, venceu duas partidas seguidas pelo Brasileirão e terminou a rodada em oitavo lugar no Campeonato Brasileiro. Nesse domingo enfrentará o America-MG longe de sua casa e na próxima quarta-feira, terá o confronto decisivo na Libertadores, enfrentará no Beira Rio o Independiente Medellín, precisando de uma vitória para se classificar para a próxima fase.