👉🏻 Muitos pais reclamam no consultório sobre os espaços laterais entre os dentes, conhecidos como DIASTEMAS.
.
✅ Na dentição decídua (de leite), esses espaços são naturais e desejáveis, pois permitem que os dentes permanentes e sucessores tenham espaço para erupcionar. Além disso, é devido a eles que todos os sucessores encontram lugar nas arcadas para erupcionarem (nascerem), juntamente com o crescimento ósseo.
.
🚩 Quando os dentes permanentes começam a aparecer, esses espaços podem permanecer ou não, e cabe ao dentista, após o diagnóstico, avaliar se há necessidade de um tratamento ortopédico e/ou ortodôntico, de acordo com a melhor época para cada indivíduo.
.
👧🏻 Já em crianças que não possuem espaços laterais desde a dentição decídua, os dentes permanentes podem nascer apinhados (tortos), mas não é uma regra! Nesses casos, é possível realizar tratamentos ortopédicos ou ortodônticos preventivos e interceptativos.
.
📍Independentemente da situação, é importante que o Odontopediatra 😷 faça um acompanhamento para que intervenções em uma idade precoce possam ser realizadas, evitando custos financeiros, futuras extrações de dentes permanentes e tratamentos complexos e prolongados.
.
😀 O objetivo principal é garantir um desenvolvimento e crescimento saudável e harmonioso da criança.
Dra. Bianca Pazinatto – Cirurgiã Dentista
CRO 25103