A violência sexual praticada contra crianças e adolescentes envolve vários fatores de risco e vulnerabilidade quando se considera as relações de gênero, de raça/etnia, de orientação sexual, de classe social, de local de moradia (rural ou urbana), de geração e de condições econômicas. Nessa violação, são estabelecidas relações diversas de poder, nas quais tanto pessoas e/ou redes utilizam crianças e adolescentes para satisfazerem seus desejos e fantasias sexuais e/ou obterem vantagens financeiras e lucros.
18 de Maio é uma data de luta, de conscientização e de mobilização e engajamento de toda a sociedade civil em prol dos direitos humanos e contra a violência sexual de meninos e meninas no Brasil.
Neste dia foram realizadas atividades alusivas, com as turmas que frequentam o CRAS, entre elas, o Semáforo do Toque que, é uma forma descontraída de ensinar as crianças sobre partes de seu corpo onde elas podem e não podem ser tocadas por pessoas estranhas a ela, de acordo com as cores do semáforo do nosso dia a dia, sendo que os pontos verdes significam onde ela pode ser tocada; nos amarelos, precisa ter atenção; e nos vermelhos, está proibido o toque. Também foram entregues folders educativos sobre o tema abordado na conversa.
Nesta tarde também foi feito registro das crianças com a Placa recebida pela Premiação do Projeto Janelinhas do Saber.
Lembre-se! Proteger crianças e adolescentes da violência sexual é um papel de todos!
Matéria: Assistente Social Marines Dal Vesco !