Cooperativa Escolar Sementes da Cooperação em Ação

Na última quarta-feira, 12 de abril, alunos representantes da Cooperativa Escolar Sementes da Cooperação da Escola Princesa Isabel, de Colorado, estiveram participando de uma Formação de Cargos no município de Tapera, juntamente com as cooperativas escolares Coopima e Coepaz. O mesmo foi ministrado pelos professores da Greta com apoio do Sicredi.
Foram momentos de muito aprendizado, amizade e cooperação.
“A vida é feita de cooperação e harmonia na construção de um mundo melhor”.

Matéria: Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal.

Poder Legislativo: Sessão Ordinária-17 de Abril de 2023

PODER LEGISLATIVO

 A Câmara Municipal de Vereadores esteve reunida em sessão ordinária, na segunda-feira, dia 17 de abril de 2023, sessão antecipada do dia 24 em virtude da participação de Vereadores na XII Marcha de Vereadores em Brasília. Na ocasião foi apreciada a seguinte matéria:

                       Proposições                   

Ver. Erlei Ferrari da Fonseca e subscrita pelos demais Vereadores – Moção de Repúdio– vem a público repudiar veementemente qualquer forma de extremismo e intolerância que ameace a integridade física e psicológica de nossos estudantes, servidores e de professores.

Atualmente estamos assistindo e vivenciando com  preocupação as ameaças de invasões a escolas em redes sociais(sem saber da veracidade desse tipo de mídia), atitudes irresponsáveis que que causam medo e insegurança em nossa sociedade. Esse tipo de comportamento é inaceitável e não pode ser aceito de forma alguma.

As escolas primam por ambientes seguros e de qualidade a todos. Não podemos permitir que a cultura de extremismo, violência e da destruição  contamine a sociedade e comprometa o futuro de nossos jovens.

Por mais que as Escolas tentam garantir a segurança de estudantes, servidores e, professores, fica a insegurança, medo e pressão psicológica de tudo o que se está vendo e ouvindo.

Precisamos de um esforço conjunto de todas autoridades locais e regionais para combater esse mal que ameaça a paz e a segurança de todos nós. Nesse sentido, fazemos um apelo para que pais, sociedade civil organizada e forças de segurança estejam vigilantes e atentos a qualquer ameaça ou comportamento suspeito que possa comprometer a segurança de nossa comunidade escolar.

Nós Poder Legislativo reafirmamos o compromisso em apoiar qualquer decisão a nível de autoridades para solidificar o compromisso com a educação de qualidade, com os valores de respeito, tolerância e solidariedade, e com a promoção de um ambiente saudável e seguro para todos.

Não podemos permitir que o medo, o ódio e a violência tomem conta das nossas escolas. Juntos, podemos construir uma sociedade mais justa, fraterna e humana!

Pedimos a união de autoridades municipal e da Brigada Militar a fim de buscarmos medidas legais cabíveis para a melhor segurança de nossos ESCOLAS e realizar mobilização para que não aja compartilhamento de mídia desta natureza com o intuito de tranquilizar em especial os alunos.

Deferido pela Mesa Diretora.

Ver. Alison Schenkel e Sandro Zanotto – Indicação –  Que seja encaminhado a esta Casa Projeto de Lei que  estabeleça a política Municipal de atendimento integrado a pessoa com Transtorno do Espectro Autista. Justificativa: O Objetivo é de que a Política Pública de Atendimento Integrado à Pessoa com Transtorno do Espectro Autista priorize a qualificação de profissionais da área da saúde, educação e assistência social no tocante atendimento especializado à portadores do Transtorno, familiares e todo àquele que necessite de orientação a partir de uma avaliação clínica.

O Transtorno do Espectro Autista possui classificações diferenciadas (nível severo, moderado e leve), caracterizando cada caso com suas peculiaridades, o que torna essencial o tratamento através de equipe profissional multidisciplinar, informação e acompanhamento adequado. O autismo é caracterizado por uma combinação de características pautadas pelo prejuízo na interação social e na comunicação, verbal e não verbal (gestos, por exemplo), e por padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses e atividades. Usualmente o quadro tem início precoce, antes dos 3 anos de idade.

Quando diagnosticado precocemente e acompanhado de perto por profissionais especialistas em TEA, através de treinamento e informação, o transtorno pode ser revertido a níveis leves ou moderados, dependendo exclusivamente do tempo do diagnóstico e qualidade da abordagem do tratamento. É indispensável que o município de Colorado possua em seu programa de gestão, uma política pública eficaz que estabeleça diretrizes de avaliação, acompanhamento, orientação e sensibilidade ao diagnóstico.

O município de Colorado possui diversos casos diagnosticados, o que o torna fundamental a regularização de políticas públicas que possam suprir adequadamente as necessidades destas crianças, jovens, adultos e seus familiares.  Deferido pela Mesa Diretora.

Comunicamos que a próxima sessão ordinária será no dia 08 de maio de 2023, às 19 horas.

Diretor de Expediente-Fernando Luiz Signori