Coluna Opinião Oculta: A polêmica sobre os cachorros

Colunista Jones Scheit

Recentemente grande parte da comunidade coloradense ficou muito descontente com a situação de cães abandonados ou soltos pelas ruas do município, não que isso tenha terminado, mas digamos que apresentou uma melhora após a nota da Secretaria Municipal de Saúde ter sido emitida. Quero deixar claro, se por acaso algum leitor ainda não percebeu, esse
assunto, assim como tantos outros, divide opiniões. Eu não sou o dono da verdade, assim como você também não é.

O fato de termos pets abandonados ou simplesmente soltos por seus donos incomoda, assusta e preocupa muita gente, mas isso não lhes dá o direito de maltratar o animalzinho, pois o mesmo não tem culpa das ações realizadas e certamente serve de companhia para muitas pessoas. Eu não tenho dúvidas, em se tratando de pets com donos, se o proprietário
cumprisse com seus deveres esta situação seria bem mais cômoda para ambos os lados. Veja essa simples ação, nós estamos em 2023 e ainda tem pessoas que levam seus pets para fazer necessidades nos pátios dos outros, em terrenos, em estádio de futebol e áreas de lazer, e o pior, não dão a mínima para a sujeira que ali fica. UMA DICA, PESSOAL: LEVEM UMA
SACOLINHA E RECOLHAM! Você é o dono do animalzinho, a responsabilidade é sua. Isso é o básico. As pessoas são ótimas para lembrar dos seus direitos, mas como bons brasileiros, acabam sempre esquecendo dos deveres.

Sobre os ataques que ocorreram, foram 6 relatados e atendidos em menos de 60 dias pela Secretaria Municipal de Saúde, é algo preocupante e assustador. Coloquem-se no lugar de uma criança, de um idoso, ou mesmo de qualquer outra pessoa que esteja passeando, trabalhando ou simplesmente caminhando pelas ruas e, do nada, são atacadas. Isso é justo ? Isso agora tem quer ser visto e aceito como algo normal ? Eu não acho e nem concordo. Quer ter seu pet?
-Não tem problema algum, é um direito seu, assim como é um direito meu não ter. É a velha frase: “O seu direito termina onde começa o do outro”.

Os pets abandonados são uma responsabilidade de quem os abandonou, isso acontece há anos em todas as cidades, e claro, Colorado não é diferente. Aqui a maioria do pessoal da cidade abandona nos interiores e a maioria do pessoal do interior abandona na cidade. Então pergunto: E agora, a culpa e a responsabilidade é de quem? É óbvio que o Poder Público tem de estar atento e prestar ajuda para esse tipo de situação, pois esse problema está em todas as cidades, porém discordo quando dizem que a culpa ou a responsabilidade seja toda do órgão público.

Para encerrar quero parabenizar o PROJETO SEGUNDA CHANCE, que de forma voluntária e sem fins lucrativos, cuidam de diversos animais em nosso município. E, é importante ressaltar, a responsabilidade também não é deles, eles estão fazendo o que podem para ajudar. Mas e você, o que está fazendo para ajudar ?