É comum que as pessoas em geral tenham a ideia de que o Conselho Tutelar é uma espécie de “polícia de crianças e adolescentes”. Quando um adolescente está “aprontando” logo vem alguém e ameaça: “Vou chamar o Conselho Tutelar!”. Ou ainda quando há consumo de bebidas alcoólicas por menores de idade em festas e eventos ou algazarras promovidas por adolescentes em praças públicas, não demora para alguém sugerir: “Vamos ligar para o Conselho Tutelar dar um jeito nisso!”
A confusão é recorrente. Percebemos que isso ocorre devido às lacunas na rede de atendimento à criança e ao adolescente nos municípios e também pela falta de preparo dos pais ou responsáveis em educar os próprios filhos. A família enfrentando problemas, por exemplo, com a educação dos filhos, muitas vezes vê nos Conselheiros Tutelares uma referência de ‘ameaça’, implantando na criança medo do Conselho Tutelar, como se este pudesse puni-la. Grande engano. Para cumprir suas decisões e garantir a eficácia das medidas que aplica, o Conselho Tutelar utiliza-se das várias entidades governamentais e não governamentais que prestam serviços de atendimento à criança, ao adolescente, às famílias e à comunidade em geral.
Essa concepção popular a respeito das funções do Conselho Tutelar acaba gerando muitos mal-entendidos e até mesmo dificultando a atuação correta dos conselheiros. Até mesmo agentes públicos fazem confusão a respeito do tema. Para que haja uma visão acertada a esse respeito, durante essa semana que passou, (de 20/03 à2 4/03) o Conselho Tutelar de Colorado esteve visitando as escolas do município, trabalhando com turmas de 1º ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio com o tema: “Conselho Tutelar não é um órgão de punição, é um órgão de proteção!”.
O destaque da abordagem nas escolas foi para a questão de que o Conselho Tutelar não é um órgão de punição, sendo que foram trabalhadas várias questões como por exemplo: Se sabiam o que é o Conselho Tutelar?, Para que serve o Conselho Tutelar?, Quando o conselho tutelar pode e deve ser acionado?, Responsabilidades do Conselho Tutelar e ainda Como o Conselho age em determinadas situações?.
A equipe do Conselho Tutelar agradece a receptividade com que foram recebidos nas escolas, e destacamos que em caso de dúvidas, podem ligar e conversar com um conselheiro tutelar ou nos procurar em nossa sede, estamos prontos a atender a população e sempre dispostos a ajudar e defender crianças e adolescentes em situação de risco!
Matéria: Coordenação do Conselho Tutelar de Colorado.