Coluna Esportiva: Fevereiro 2023

INTERNACONAL

 

Colunista Esportivo-Daniel Potrich Barzoto.

E as contratações?

O Internacional já jogou oito partidas no Campeonato Gaúcho. A expectativa era de um time entrosado, e que passasse com certa facilidade pelos seus adversários. Mas para quem acompanha e torce para o Inter, já deveria esperar: o que poderia ser fácil, se torna um pesadelo.

O time iniciou o ano muito abaixo do que vinha apresentando na última temporada. A zaga que até então era estável, começou a virar uma preocupação. O volante Johnny, sempre lembrado na seleção americana, era a jovem promessa para o meio de campo colorado para esse ano, mas está muito abaixo do esperado. E quando um volante não está bem, acaba sobrecarregando o sistema defensivo e prejudicando o setor de criação no meio campo.
Outro que está decepcionando é o Maurício, que junto com Johnny, terminaram 2023 como as maiores jovens apostas. Até porque sabemos das dificuldades financeiras dos clubes brasileiros, e os jovens são os que podem dar recursos com vendas para o equilíbrio das finanças.

Wanderson também não está correspondendo. Porém, o pior de todos atualmente é o Alemão. O jovem atacante empilhou gols em 2022 e era a esperança para os campeonatos desse ano. Além de não marcar, não consegue realizar boas partidas, fato que o deixou na reserva de alguns jogos.
E por mais que temos boas notícias, um time que tem quatro jogadores com baixo rendimento, não tem como desempenhar um bom futebol. E mesmo vencendo, vai apresentar vários problemas. Afinal, os que estão bem, acabam se sobrecarregando.

Como já comentei, temos pontos a serem comemorados. Pedro Henrique continua marcando muitos gols. Desde a saída de D´Alessandro, não temos um camisa 10 e Alan Patrick iniciou o ano melhor que a temporada passada. Outro destaque, e talvez o melhor jogador do Inter é o De Pena. O camisa 14 não é o craque do time, mas e o atleta com maior regularidade e desempenho atualmente.

Por mais que alguns fatos nos assustem, esses farão com que a direção invista em contratações. Se estivéssemos vencendo todos adversários no Gauchão, a direção não estaria pressionada. O desempenho em campo fez com que os torcedores cobrassem mais, e a direção contratou e está sondando vários jogadores.
O primeiro reforço, é o sonho antigo colorado. Trata-se de Charles Aranguiz. O volante de 33 anos assinou um pré-contrato, mas como ainda tem vínculo com o Bayer Leverkusen, a tendência é que atue no Inter a partir de 3 de julho. O Internacional pretende anunciar as contratações do zagueiro Nico Hernández, do volante Richard Rios e do centroavante Luiz Adriano nesta semana.

Próximos jogos do Campeonato Gaúcho:
– Aimoré x Inter, dia 25/02.
– Grêmio x Inter, dia 05/03.
– Inter x Esportivo, dia 11/03.

GRÊMIO

Colunista Esportivo-Fernando Luiz Signori

Um ano que promete

O Grêmio vive um momento de testes, experiências e acima de tudo de formação de um time ideal para encarar os desafios que virão pela frente. Até então o dissabor da derrota no ano não foi vivida, o que gera indagações de como serão encaradas quando estas acontecerão.

Muitos dizem que até agora não ocorreram confrontos com grandes times, outros afirmam que é a qualidade de elenco e até já ouvimos que é o efeito “Luizito Suarez”, entre outros comentários. Eu, como torcedor, acredito que seja o conjunto de suposições acima, mas posso afirmar que o Grêmio 2023 tem outra cara.

Em breve, poderemos saber quem está certo, porque iniciaremos o mês de março com o aguardado Grenal, sendo que depois de um ano colocaremos cara a cara os rivais para testarem suas potencialidades. Mesmo assim, por ser clássico, não servirá de parâmetro para se ter uma avaliação adequada do time.
Na Copa do Brasil na sequência, teremos o confronto contra a equipe do Campinense da Paraíba e obviamente, também não será teste chave para as devidas avaliações.

Enquanto isso, o que se sabe é que o clube busca mais reforços, além dos onze já contratados e pretende se desfazer de alguns do elenco, mas obviamente encontra dificuldades para emprestar ou vender, devido aos altos salários que recebem. Aguardaremos que a foto seja realmente modificada e lá na frente se torne pôster de campeão.
Por fim, cabe dizer que Suarez realmente veio com vontade de ser protagonista, mostrou nas vezes que jogou com seus gols e assistências que é diferenciado, um ídolo mundial e que demonstra estar adaptado ao Grêmio, ajudando a alavancar o número de sócios que já ultrapassou a casa de oitenta mil, além de esgotar as camisetas e levar milhares de torcedores para a Arena. Junto a ele começamos a ver outros contratados com qualidades diferenciadas, que por falta de ritmo, ainda não estão cem por cento de suas potencialidades. Uma coisa posso afirmar: estamos muito além do que estávamos nos últimos dois anos e agora é aguardar o que vem pela frente.