Comunicações da Paróquia São João Batista – 14 de outubro de 2022


1. Celebrações da semana:
: Sexta, dia 14, às 19hs e 30min, missa em Pontão, com 1º ano de Edmundo Alves Pereira;
: Sábado, dia 15, às 14hs, missa em Santa Rita;
: Sábado, às 18hs, missa na Matriz, com 7º dia de Andréa Cristina Rodrigues Rizzardi;
: Domingo, dia 16, às 8hs e 30min, missa na Matriz, com 7º dia de Andréa Cristina Rodrigues Rizzardi;
: Domingo, às 9hs e 45min, missa em Vista Alegre;
: Domingo, às 14hs, missa na Cachoeirinha, com 7º dia de Arlindo Martins Pinto;
: Sexta, dia 21, às 14hs, missa em Nossa Senhora da Pompéia;
: Sexta, às 19hs e 30min, missa em Linha Coati, e 30º dia de Valdir Schutz;
: Sábado, dia 22, às 16hs, missa na Matriz, com celebração do SACRAMENTO DA CRISMA;
: Sábado, às 19hs, missa na Capela da Posse do Barreiro;
: Domingo, dia 23, às 8hs e 30min, missa na Matriz;
: Domingo, às 10hs, missa e Festa da Padroeira, na Vila Pe. Osmari.
2. Outubro – Mês Missionário: Outubro, além de ser o Mês de Nossa Senhora (do Rosário, dia 7; Aparecida, dia 12; e de Fátima, dia 13), e o mês do Rosário, é, também, o mês Missionário, das Missões, com o seu tema: “A Igreja é Missão! Vós sois minha testemunhas!” Somos desafiados a ser uma Igreja cada vez mais missionária.
3. Coleta pelas Missões: Nas missas do próximo fim de semana – dias 22 e 23 – será feita a Coleta pelas Missões, destinada aos projetos missionários da Igreja em todo o mundo. Colabore e participe!
4. Romaria de Nossa Senhora Aparecida: No último domingo, dia 9 de outubro, aconteceu, de modo presencial, a 41ª Romaria de Nossa Senhora Aparecida, em Passo Fundo, no Santuário e Seminário Aparecida. Segundo estimativas contou com a presença de mais de 110 mil romeiros e com mais de 300 voluntários atuantes nos serviços da Romaria. Invocamos a benção de Nossa Senhora Aparecida sobre todos!
5. Campanha: Ovos para a Romaria: No mês de setembro, como de costume, a Paróquia de Colorado fez a Campanha dos Ovos para a Romaria. Agradecemos às pessoas e famílias que colaboraram e fizeram seu gesto de participação na Campanha.
6. Reunião dos Padres e Arcebispo: Na terça-feira, dia 18 de outubro, às 8hs e 30min, na Paróquia de Selbach, acontece a reunião mensal dos Padres
das seis Paróquias da Área Pastoral, com a presença do Arcebispo Dom Rodolfo e da Coordenação Arquidiocesana de Pastoral.
7. Encontro de formação dos Crismandos: Neste sábado, dia 15, às 9hs, na Igreja Matriz, acontece o Encontro de Preparação da Crisma, com a presença de todos os Crismandos e catequistas.
8. Crisma – Preparação com Pais e Padrinhos: Na próxima quinta-feira, dia 20, às 19hs e 30min, haverá um Encontro de Preparação da Crisma com a presença dos Crismandos, Pais e Padrinhos, na Igreja Matriz.
9. Celebração de Crismas: No próximo sábado, dia 22 de outubro, às 16hs, na Igreja Matriz, acontece a missa com a celebração do Sacramento da Crisma, com a presença do Arcebispo Dom Rodolfo Luiz Weber. A Comunidade é convidada para vir participar.
10. Oração do Terço: No mês do Rosário, incentivamos a Oração do Terço, de modo individual, particular; também a oração do Terço nas famílias; e, sugerimos, um Encontro nos Grupos de Famílias, para a oração do Terço.
11. Festa na Capela da Vila Pe. Osmari: No dia 23 de outubro, a Capela da Vila Pe. Osmari vai realizar sua tradicional Festa da Padroeira Nossa Senhora Aparecida, com esta programação: às 9hs e 30min, início da Procissão, na Igreja Matriz; às 10hs, missa da Padroeira e benção da Saúde; após, festejos no Salão da Comunidade, também com venda de churrasco para levar para casa. Participe e colabore, também com a rifa beneficente.
12. Campanha do Livro da Família e Folhetos do Apostolado da Oração: As Zeladoras do Apostolado da Oração estão fazendo a Campanha de Assinaturas do Folheto “Espiritualidade e Ação” e também a campanha do “Livro da Família”. A campanha irá até o dia 1º de novembro.
13. Sindicato dos Trabalhadores Rurais – 60 anos: A Paróquia São João Batista e seus Padres saúdam o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Colorado na comemoração dos 60 anos de sua fundação. Parabéns! Invocamos a benção e a proteção de Deus, pela intercessão de São João Batista.

Pensamento da semana, de Pe. Zezinho: “DISCUTIR talvez rime com divergir, mas nunca deveria rimar com ofender, agredir ou diminuir o outro!” Pe. Aloísio – Pároco

Coluna Políticas Públicas e Sociais: Banalidade Eleitoral

Colunista Everton Vila ( VEVI )

É desolador sentar-se em frente ao computador para começar a escrever algo que contribua em alguns aspectos na vida das pessoas, ou mesmo as faça refletir por instantes (afinal esse sempre será meu intuito), e não conseguir sair dessa malha perigosa e nojenta que acentua-se nesse momento, a política.

Queria evitar falar disso, mas confesso, ainda que decepcionado comigo mesmo, não posso. Precisamos falar sobre o assunto. Estou estarrecido com tudo que vejo e ouço, as pessoas fazem de uma eleição um campo de batalha, um tortuoso calvário de bobagens e mentiras, uma distribuição gratuita de insanidades e uma dose extra de burrice.

Primeiramente, deixo claro, não entendo mais ou menos sobre política, quem me conhece sabe minha posição e a maneira como entendo e estudo a política, fato é: se você, astuto leitor, é capaz de agredir, brigar ou tornar-se inimigo de alguém por conta de um voto, resta claro, as lutas por um Estado de direito e todo o processo democrático não existem, anulam-se sob essas perspectivas.

A democracia existe justamente para a livre escolha, as pessoas pensam dentro das suas realidades, dentro dos seus propósitos, tomam suas decisões baseadas em suas experiências de vida, logo não se trata da escolha em determinado candidato ser certa ou errada. Nenhum cidadão erra o voto, ninguém merece ser questionado ou coagido para votar, isso é no mínimo crime, além de ser uma atitude repulsiva, cabotina.

O povo nordestino foi insultado por metade de um país por conta de dois candidatos, por uma eleição. O nordeste é responsável pelo desenvolvimento das maiores cidades do país, as pessoas migraram para SP, por exemplo, para trabalharem, emprestaram seus conhecimentos e esforços em troca de remuneração. Existem muitos pesquisadores e intelectuais nordestinos que muito contribuem no desenvolvimento cultural do Brasil, ainda que isso pouco importe para muitas pessoas. Sinto vergonha alheia em ver essa mobilização em prol de uma coisa tão banal como é a política.

Se tivéssemos essa disponibilidade para efetivamente melhorar nosso país, certamente não faríamos por meio da politicalha e sim pela educação, pelo respeito às diversidades, pelo empenho coletivo, no sentido de ajuda, seria plural, não visaria lucro. Aliás, ninguém vai parar de trabalhar, nem de investir. Um sistema que gera lucro o tempo todo com mão de obra barata e subserviente é sucesso absoluto, só acaba se colapsar, se houver muita gente rica.

Estamos apenas passando por uma eleição, elas acontecem de 4 em 4 anos, assim é uma democracia, não há nada de errado com o Brasil, tirando o fatos dos brasileiros não conhecerem sua história e estarem certos o tempo todo.