Coluna Esportiva: Março de 2022

Colunista Esportivo-Fernando Luiz Signori

GRÊMIO

O que será do Grêmio?

A vida de torcedor é repleta de paixão e emoção pelo clube o qual se torce, e muitas vezes como diz o ditado “ o amor é cego…” e assim na maioria das vezes é o amor do torcedor Gremista pelo Grêmio. Não conseguimos ver além do que a paixão momentânea nos proporciona.

O Grêmio é finalista do Gauchão 2022, eliminou o Internacional pela 6ª vez seguida nessa competição e vai brigar pelo penta gaúcho. E daí? Paixão cega eu diria ser. Porque afinal de contas, o que o Grêmio vem fazendo desde o ano passado? Vexames, eliminações, sofrendo goleadas, e de motivador e qualidade quase nada apresenta e tem.

A série B começará daqui duas semanas, e qual a perspectiva? Qual é o time ideal para ser escalado? Até quando veremos Tiago Santos titular? Diego Souza será eterno camisa 9? Churin e mais alguns estão fazendo o que no elenco? E o que dizer da eliminação na primeira fase da Copa do Brasil para o Mirassol? Por que trouxeram de volta Orejuela e já dispensaram em menos de 10 jogos? Edilson voltando para jogar ou motivar o vestiário? São tantas as indagações sem respostas e mesmo assim a paixão fala mais alto e por conseguinte estamos comemorando a presença na final contra o Ipiranga, como se tudo estivesse às mil maravilhas.

Infelizmente, o futuro é preocupante para quem terá que disputar 38 rodadas de um Campeonato Brasileiro série B e fazer pontos necessários para subir, e sequer sonhar com o título da competição. Roger terá uma missão dura e nós torcedores teremos dias de raiva e temor diante do que estamos vendo.

Em anos anteriores se falava em títulos, excesso de jogos e competições, agora se fala em achar uma solução para fazer o time apresentar um bom futebol e voltar aos tempos gloriosos. Mas para isso, muitas coisas hão de mudar e acontecer e durante o andar de 2022 veremos o que será do Grêmio.

Por fim, antes desses 38 jogos teremos a final do Gauchão contra um time do norte do estado, que tem qualidade e se classificou em primeiro. Vamos ver se o peso da camisa prevalecerá ou teremos café no bule para jogar melhor e levantarmos o pentacampeonato gaúcho. Mas além do título queremos convencimento e que você Grêmio não seja uma paixão cega e sim o orgulho de nós torcedores!

INTERNACIONAL

Colunista Esportivo-Daniel Potrich Barzoto

Problemas que se repetem…

Depois de uma primeira fase tumultuada no Campeonato Gaúcho o Inter classificou para a semifinal, mas se despediu do campeonato. Havia uma boa expectativa para o confronto, afinal, no grenal da fase classificatória, demonstramos o melhor futebol do ano.

Porém o time colorado foi surpreendido pelo Grêmio no Beira Rio. Apenas de ter mais de 70% de posse de bola, a equipe foi e é ineficiente no ataque. Não tem como vencer sem marcar gols. Até porque no primeiro grenal do ano, o Inter teve oportunidades de golear, mas ficou no 1×0.

O Grêmio matou o jogo nas oportunidades que teve, já o Inter, gira a bola de um lado para o outro sem efetividade. Hoje percebe-se o quanto o Yuri Alberto era importante no ataque. Foi vendido por um valor astronômico, mas a direção não fez uma boa reposição.

Fato que deixa o atacante Wesley Moraes em cheque. Segundo informações o Inter não pretende permanecer com o jogador que está no Beira Rio por empréstimo. Outra informação que está circulando: o zagueiro Victor Cuesta e os volantes Rodrigo Dourado e Edenilson não devem continuar no clube. A direção entende que acabou o ciclo dos jogadores.

Edenilson já demostrou várias vezes que deseja sair, e em cada tentativa, os seus “ganhos’ são reajustados. É um baita jogador, mas se esgotou no clube. Vem há temos de desgastes com a torcida. Segundo informações, o Internacional deve acertar uma troca entre Edenilson e Keno, do Atlético-MG.

Outro que eu acreditava que iria sair era o técnico Medina. O gauchão se findou, fomos eliminados pelo Globo na Copa do Brasil, em poucos dias iniciará o brasileirão e o time continua mal em campo. Mal escalado e sem eficácia.

Que os erros cometidos sirvam de lições para os próximos desafios colorados. A derrota para o Globo, deixou o time ligado no grenal, porém, na semifinal, os problemas se repetiram. No último brasileirão escapamos por pouco na série B. E para esse ano, essa é a grande preocupação de qualquer torcedor. Esperamos que a direção tenha cautela para gerir o time ao longo desse ano.