Iniciamos mais um ano, mais uma temporada de futebol com a nossa Coluna Esportiva, onde que através dos nossos colunistas você fica por dentro de tudo sobre a DUPLA GRENAL. Queremos agradecer aos nossos colunistas pelo empenho e dedicação.
INTERNACIONAL
Novo ano, novas expectativas
Todo início de ano as esperanças se renovam. Campeonatos zerados, com novos ciclos e sonhos. Mas podemos esperar muito do nosso colorado nesse novo ano? Ainda mais do baixo retrospecto apresentado no ano passado?
Terminamos o Campeonato Brasileiro pouco acima da zona de rebaixamento. Deixamos escapar a vaga da Libertadores. E alguns reforços chegaram no Beira Rio. E perderemos o goleado da equipe, Yuri Alberto para o Zenit.
E se não bastasse, a estreia no Gauchão foi desanimadora. Porém, com o baixo poder financeiro, não temos muitas condições de montar um time quando comparado a Palmeiras, Flamengo ou Atlético-MG.
Mas a direção tentou fazer o possível para esse ano de 2022. Sem a disputa da Libertadores, a arrecadação diminui. A venda do Yuri está encaminhada e ficou acordado que o atleta só irá sair na metade do ano. Assim, mesmo vendendo e recebendo valores extraordinários, teremos o jogador nesse primeiro semestre.
A novela Edenilson tem um novo capítulo toda pré-temporada. Há dois anos o Galo vem tentando levar o meia, mas as ofertas não chegam aos valores pedidos. Por mais que muitos o criticam, chegou a ser convocado para a seleção, e é um dos melhores jogadores do time. Apesar de não ser craque, é um jogador que sempre teve uma regularidade.
Outra ponto a ser destacado foi o retorno do D´Alessandro. O jogador de 40 anos, vem para encerrar sua carreira na equipe que mais fez história, sendo um dos maiores ídolos. Tem um contrato de 4 meses onde jogará algumas partidas do Gauchão.
Outra contratação foi anunciada no inicio desse ano por empréstimo trazida do Aston Villa, da Inglaterra. Trata-se do atacante Wesley Morais de 26 anos. Apesar de retornar de lesão, o jogador foi disputado por Palmeiras e São Paulo, e veio para Porto Alegre.
Com a saída do contestado Patrick, o Inter buscou o meia atacante David do Fortaleza. O jogador assinou por quatro temporadas e é visto como essencial para o estilo de jogo do novo técnico. Na negociação do Patrick, o Inter recebeu o meio campista Liziero por empréstimo.
Falando em novo técnico, após muitas sondagens, especulações, a direção trouxe o uruguaio Alexander Medina, conhecido como Cacique, que estava no Talleres da Argentina.
Cacique era considerado o substituto de Gallardo, caso saísse do River. Na temporada passada, se destacou na Argentina, pela campanha conquistada no Talleres, onde alcançou uma vaga para a Libertadores desse ano. É um técnico de ótimo relacionamento com os seus jogadores.
E após estrear com vitória no Gauchão contra o Juventude, amanhã enfrentará o União Frederiquense pela segunda rodada. E na sequência encarra São Luiz, Ypiranga, Novo Hamburgo, Caxias, Brasil de Pelotas e São José.
GRÊMIO
Esperança de dias melhores
O ano de 2022 iniciou antes mesmo de findar 2021, com a reformulação, contratações, dispensas e negociações do elenco, direção, salários exorbitantes com revisão e avaliação do que foi o ano de 2021, um ano para ser deletado da história Gremista.
Nós torcedores buscamos entender o que aconteceu e como já foi falado em outras colunas, não se chega a um entendimento diante da saúde financeira que existia, mas sim, observamos que o vestiário sem comando foi o grande vilão de todo este desastre tricolor.
Cabe virar a página e ir para 2022, mesmo de forma dolorida, e estando de forma triste e desmotivada ir buscar a garra, a história e a grandeza do Grêmio. Para isso as reformulações foram e estão sendo realizadas. Jogadores foram dispensados, negociados, acertos acordados para o bem do clube, salários renegociados. Saíram: Cortez, Rafinha, Paulo Miranda, Everton, Alison, Vanderson, Darlan, Ruan, Leo Pereira, Jean Pierre (saindo por empréstimo) entre outros. Diego Souza saiu, porém a direção o chamou de volta. A grande notícia dos últimos dias foi a rescisão de contrato de Douglas Costa que tanto se declarou Gremista e afundou ou ajudou a afundar o Grêmio (novela semelhante de outra persona non grata chamada Ronaldinho Gaúcho). Chegou e já vai sem deixar lembranças boas, e sim, um legado de dívidas do clube para com ele, e de ira do torcedor.
A Comissão Técnica ganhou uma nova chance, que pessoalmente não gostei, também foram responsáveis e tiveram a oportunidade de salvar o clube da desgraceira. A Direção continua a mesma com o “papo furado” e sensacionalismo de Dênis Abraão, afinal falar é fácil.
Por outro lado, a esperança de dias melhores existe, além das dispensas, jogadores foram contratados para quem sabe manter a hegemonia do Gauchão e buscar o tetracampeonato, e principalmente garantir o retorno a série A. Chegaram para compor o grupo: Orejuela, Bruno Alves, Nicolas, Benitez, Janderson e outros que retornaram de empréstimo. Aguardar e ter esperança.
A largada no Campeonato Gaúcho foi dada com o time de transição, com a vitória de 2 x 1 diante do Caxias, e o que se viu foi uma gurizada buscando seu espaço para o grupo principal e quem sabe surjam nomes para abrilhantar 2022, ano de luta e expectativa. Vimos nomes como Elias, Pedro Lucas, Rildo e outros com potencial.
O que resta agora são os próximos capítulos de um time que mesmo grande se apequenou e não teve forças suficiente de se tornar o verdadeiro Grêmio que conhecemos. Avante com o Grêmio onde o Grêmio estiver!