Dados preliminares da safra de inverno de 2021
Com o mês de novembro em andamento se encerram as colheitas da lavouras cultivadas com grãos no período de inverno de 2021. No Estado do RS se observou um aumento em área de mais de 23% com a cultura do trigo em relação ao ano anterior, se estima em mais de 1,1 milhão de hectares com a principal cultura de inverno do estado.
De acordo com dados do informativo conjuntural da EMATER do dia 18/11/2021 cerca de 85% da área com a cultura já foi colhida, sendo as regiões de Santa Rosa e Ijuí (a qual Colorado pertence) as mais avançadas no percentual de colheita e áreas do regional de Passo Fundo e Caxias ainda com áreas a serem colhidas naquela data.
De acordo com a Comissão Municipal de estatísticas agropecuárias do município a área com trigo este ano foi de 7500 hectares refletindo o mesmo comportamento percentual em relação ao aumento de área do estado.
A Comissão até a presente data ainda não realizou o levantamento final da produção, mas dados preliminares de apuração indicam produtividades entre 3.200 a 3.600 Kg/ha (54 a 60 sacas de 60 Kg/ha). Apesar de um pouco abaixo do esperado em razão da condução das lavouras e do desenvolvimento da cultura até a fase de floração e enchimento de grãos o rendimento da cultura é muito bom. A cotação atual do produto aliado a menor custos de insumos adquiridos na semeadura geram um bom resultado econômico da atividade.
A cultura da canola também apresentou resultados muito positivos aos produtores neste ano, apesar de algumas lavouras com problemas devido ao excesso de chuvas na implantação ainda assim o clima favoreceu e o resultado dos investimentos na cultura apareceu no momento da colheita. Dados iniciais apontam para um rendimento entre 1.600 a 1.800 Kg/ha, ou seja, entre 27 a 30 sacas de 60 Kg/ha.
A partir deste momento seguem intensa as atividades da safra de verão 2021/2022 com confiança de que os investimentos em trabalho, tecnologia e dedicação resultem em resultados positivos e também já fazendo o planejamento e preparo de negócios visando a safra de inverno de 2022 pois na dinâmica da atividade rural a todo momento existem colheitas e novos plantios.