Coluna Esportiva: Novembro de 2021

INTERNACIONAL

Colunista Esportivo: Daniel Potrich Barzoto

Gangorra colorada!

Prestes a jogar o Grenal, o Inter vinha de uma sequência de resultados negativos no Brasileirão. Vencemos o grenal e tudo indicava que o time ia “engrenar”. Mas perdemos na sequencia pro Juventude, vencemos o Athetico-PR e perdemos para o Cuiabá e Flamengo.

Caímos para a oitava colocação, e com o título do Athetico-PR na Sul-Americana, não teremos a vaga extra na Libertadores. O G6 atual, já pode ser considerado G7, em razão do confronto final da Libertadores.

Restam ao Inter, 12 pontos em disputa. E o jogo chave para a vaga na Libertadores será nessa quarta contra o Fluminense no Maracanã, que está uma colocação acima, com 48 pontos. Time que venceu o América por 2×0 no último final de semana. Na sequencia serão duas partidas no Beira Rio, nos dois próximos domingos: Santos e Atlético-GO. E encerramos o Brasileirão contra o Bragantino em Bragança Paulista.

Segundo o Infobola, as chances de G6 coloradas, são de apenas 11%. Mas em minha opinião, o jogo chave será nessa quarta no Maracanã. É o tal jogo de seis pontos. Por mais que restam apenas quatro jogos, os adversários acima estão com pouca vantagem na pontuação. E após a final da Libertadores, teremos o G7.

E temos uma categoria na final. O sub-20 colorado venceu o São Paulo ontem por 2×0 na primeira partida da final da Copa do Brasil sub-20. O confronto final será no próximo domingo, dia 28/11, às 11h.

GRÊMIO

Colunista Esportivo: Fernando Luiz Signori

A esperança ainda existe

A vida de Gremista é alicerçada neste momento em ter fé e esperança para quem sabe daqui a cinco rodadas afirmar: “A fé move montanhas, a esperança é a última que morre”. Ou ainda mais: “Eu acreditei, o Grêmio é imortal” e assim por diante.

Basta ter fé e esperança? Mais um milagre futebolístico? Realmente o Grêmio sairá dessa? Vai se safar da segundona? E tantas outra indagações que nos próximos dias serão respondidas. Mas é claro, acreditar é próprio do ser humano, ser positivo é o que se prega no dia-a-dia. Assim, indago novamente: Será que ainda vale a pena acreditar no Grêmio nestas últimas cinco partidas?

Lamentavelmente em 33 rodadas, com exceção da primeira, não fomos competentes de sequer uma vez estar fora do Z4, não fomos competentes nem uma vez de ganhar 3 ou mais partidas consecutivas e sequer tivemos o sonho de quem sabe brigar pela mísera vaga da Sulamericana. E agora na finaleira onde até a última rodada estávamos com 92% de chance de disputar um série B, o Grêmio quer fazer milagres.

Nós Gremistas estamos alimentando uma esperança e tendo muita fé, mas vamos ser realistas e sinceros, milagres no futebol são raros, o que pode existir é competência e capacidade de se reinventar durante um campeonato todo, coisa que não fizemos em momento algum.

É triste e vergonhoso ver um clube da história do Grêmio sucumbir desta maneira, com as condições financeiras e elenco que tem. Mas a vida de torcedor não vai parar, pois nosso próprio hino destaca: “Com o Grêmio onde o Grêmio estiver”.

Finalizo esta coluna, já pensando o que escreverei na próxima, pois a mesma será escrita sob a dor do rebaixamento e de um clube fraquejado por incompetência, ou a escreverei afirmando que realmente a “fé move montanhas e a esperança é a última que morre”. Mas isso deixamos lá para frente, agora resta crer e sonhar, mesmo que a toalha já tenha sido jogada por quase a totalidade dos Gremistas, é correto ainda ter uma esperança que permanece acesa no coração de cada tricolor.

Crer, Ver e Aceitar… seja o que o Futebol e os homens que o jogam nos dizerem daqui a 5 rodadas.