Coluna Esportiva: Novembro de 2021

INTERNACIONAL

Colunista Esportivo: Daniel Potrich Barzoto

Grenal se ganha!

Como dizia D´Alessandro: “Grenal não se joga, grenal se ganha!”. Vencemos o tão esperado grenal do ano. A concentração da equipe colorado se equiparava a um jogo de final de campeonato. Grenal sempre tem pressão, mas esse, a pressão era enorme para ambos os lados.

De um lado, uma equipe que precisava vencer para tentar uma sequencia de vitórias para sair da situação complicada na tabela. E do outro lado, o Inter, que precisava vencer para não ser rotulado como a equipe que poderia dar o ânimo no rival para sair do Z4.

E já se questionava muito a atuação de vários jogadores. Eu mesmo critiquei muito Moisés e Patrick várias vezes, porém nesse jogo, Moisés teve uma atuação de luxo. E mais uma vez foi comprovado que alguns jogadores que era criticados pela torcida, são os menos culpados por resultados ruins.

Edenilson está se demonstrando cada vez mais protagonista. Além de ser convocado para seleção, no clássico foi um dos melhores em campo e é o jogador do elenco atual mais participativo em gols em grenais.

Por mais que alcançamos o objetivo no clássico, na semana passada perdemos para o São Paulo. E chego nesse ponto pelo aspecto que precisamos de alguns reforços para a próxima temporada. Em alguns setores críticos, ao longo desse ano, foi se ajustando, mas ainda precisamos de dois laterais e um companheiro para o Taison o meio de campo.
E em relação as brincadeiras e cornetas, que geraram críticas de várias pessoas, são fatos que a cada jogo acontecem de ambos os lados. Então não tem o que se queixar, até pelo fato que se a situação do time não é boa, o menor culpado são os torcedores ou equipe adversária.

O Internacional sub-20 bateu o Atlético-MG nesse último domingo, e está na final do Campeonato Brasileiro sub-20. Enfrentará o São Paulo na decisão do campeonato, em dois jogos Provavelmente os jogos serão dia 14 e 21 de novembro.

No Brasileirão, ainda teremos 8 jogos, sendo 4 no Beira Rio. Nessa quarta enfrentaremos o Juventude no Jaconi, e no sábado o Athletico-PR no Beira Rio. Na sequencia encararemos Cuiabá (F), Flamengo (C), Fluminense (F), Santos (C), Atlético-GO (C) e Bragantino (F).

GRÊMIO

Colunista Esportivo: Fernando Luiz Signori

Mais uma página triste

O presente nos remete a um passado que foi manchado pela desgraça de jogar uma divisão inferior naquele ano de 1992 e depois em 2005, resultado de um clube que passava por sérias dificuldades financeiras, que o levaram ao fundo do poço. No ano de 1991 era triste de ver um time despedaçado e sem plantel, já em 2004 o rebaixamento veio depois da crise pós ISL, que deixou o clube individado e com salários atrasados.

Ao voltar para a série A, as duas vezes foram de dificuldades, o time chegava nas finaleiras e não ganhava absolutamente nada. No entanto, a partir de 1993 voltaram anos de glórias e conquistas, sendo que no segundo rebaixamento não foi diferente, foi um jejum de títulos e de descrédito do torcedor, mas que na era Romildo ajustaram-se as finanças e voltamos a ter a tradicional volta olímpica por inúmeras vezes .

Por incrível que pareça, a gestão de Romildo continua e a desgraça chegou para simplesmente manchar a história do Mestre dos Magos, o que era um mar de rosas simplesmente se tornou um vale de lágrimas, o que era volta olímpica virou vaias e violência, o que era ter um treinador por quase 5 anos, transformou-se na troca de até 4 técnicos no ano.

Ninguém consegue entender que o time de superávit, que conseguiu manter salários em dia durante a pandemia está se dilacerando e já projetando a disputa de um série B, que gera uma perda financeira de alto grau, além de ser uma divisão inferior de dificuldades redobradas, na qual fica estampada a vergonha e o grau de inferioridade. E a prova está aí, Vasco e Cruzeiro, e o time mineiro permanecendo pelo terceiro ano consecutivo, além de outros grandes que ficarão por mais de um ano lutando para subir.

Perguntarão se joguei a toalha, diria: sim, porque time que fica o campeonato todo no Z4 e tem mais derrotas que o lanterna Chapecoense com a metade dos pontos, infelizmente não conseguirá em 9 jogos fazer o que não fez em 29 já disputados e é duro dizer, mas não merece permanecer na elite.

Finalizo, lembrando a todos os verdadeiros tricolores que a grandeza de nosso clube sempre será a grandeza que nós torcedores temos e levaremos conosco, honrando o clube que deverá jogar pela terceira vez a série B, mas que por 3 vezes foi dono da América, uma vez dono do Mundo e duas vezes o segundo melhor.

Eu estarei sempre com o Grêmio onde o Grêmio estiver!