Coluna Esportiva: 29 de Julho de 2021

Colunista Esportivo-Fernando Luiz Signori

GRÊMIO

Que fase!!!

A tristeza e o medo que o torcedor Gremista está vivenciando é algo estarrecedor ao ponto que pegamos a calculadora e no momento não vemos pontos para fugir do rebaixamento, não pelo fato de disputar outra divisão, até porque a série B atualmente tem vários times que foram campeões Brasileiros na série A, mas pelo desastre financeiro e desestrutural que isso gera.

O Grêmio está realizando uma campanha que nem o mais pessimista e secador poderia imaginar, chegar na 11ª rodada com míseros 7 pontos, algo desesperador e inexplicável. Eliminados precocemente na Libertadores e com a esperança na Sulamericana após brilhante fase classificatória, também eliminados fomos pela LDU do Equador. Vergonha total, capacidade de reação zero, vontade de ganhar nula.

O tempo vai passando e aí percebemos o quanto o elenco é frágil e entendemos porque Renato solicitava constantemente jogadores para reforçar a equipe. Hoje, no Flamengo, nosso ídolo está mostrando a cada goleada que com time forte se vai adiante, caso contrário se anda a passos de caranguejo.

Romildão sumiu, não dá entrevista e muito menos nos dá esperanças de sair desse buraco. O vice Hermann nos remete ao passado onde tínhamos grandes Vices como Cacalo e outros. Promessas de reforços batem na trave quando os valores são apresentados e até porque alguns atletas que antes queriam vir para o Tricolor, hoje sem um projeto pela frente, saltam longe e preferem ir para o Corinthinas, como foi o caso de Giuliano e Renato Augusto.

Quanto a comissão técnica, Felipão veio com o objetivo único de livrar o clube da série B, mesmo eliminado na Sulamericana, no Brasileirão conseguiu estancar derrotas diante do Inter, Fluminense e América, mas com vitória somente diante do Fluminense. Precisa vencer, independente de adversários, porque chegar a 45 pontos em 38 rodadas parece fácil, mas em 11 só obtivemos 07.

Ainda resta esperança, desde que, volte logo a ser respeitado na Arena e fora dela, e jogadores que não queiram jogar saiam e que novos reforços venham rapidamente para suprir deficiências, caso contrário a tristeza de um rebaixamento será inevitável. Vejo que podemos sim sair do atoleiro desde que haja comprometimento da Direção, Comissão Técnica, jogadores e torcida em saber que se trata de um clube que tem história e milhões de torcedores. Quanto à Copa do Brasil, encaminhamos a classificação para a próxima fase com a a vitória diante da equipe do Vitória por 3 X 0, e agora focar única e exclusivamente no Brasileirão. Assim seguimos…

INTERNACIONAL

Colunista Esportivo-Daniel Potrich Barzoto

E a fase não melhora…

O 2021 começou bem complicado para o Inter. Depois da nova direção apostar tudo no técnico Ramirez, teve que voltar atrás e mudar o projeto. Aguirre foi contratado e tem a pior arrancada desde Roth em 2016.

Diego Aguirre completou 10 jogos no comando técnico do Inter e venceu apenas duas partidas. Fomos eliminados pelo Olimpia na Libertadores, nos pênaltis, e nos restou apenas o Brasileiro para esse ano. E o pior, que a ambição dessa competição será, por enquanto, fugir da zona de rebaixamento.

Em 13 jogos, o time conquistou apenas 14 pontos. Estando hoje, há apenas 3 pontos do Z4. Desde o rebaixamento, o time vem de altos e baixos e sem conquistar nada. Provando que precisamos de jogadores de qualidade. Dourado precisa ser vendido. Bom jogador? Talvez, mas não temos mais paciência com ele.

Patrick fez um ótimo final de campeonato brasileiro da última edição. Mas é mediano e também deveria ser negociado. Marcos Guilherme foi para o Santos, Nonato está indo para o Fluminense. O Inter precisa continuar a se livrar de jogadores que não dão resultado. Edenilson é um baita jogador, mas está querendo sair. O clube propôs um aumento salarial, e foi negado pelo jogador. Como ele mesmo afirmou, seu ciclo acabou.

Mas por outro lado Boschila está voltando aos poucos, Taison quando puder ter uma boa sequencia, será o diferencial da equipe e tivemos um bom reforço para a zaga com a chegada do Bruno Méndez. E ainda contaremos com o reforço do zagueiro argentino Gabriel Mercado para o próximo mês.

Mas infelizmente, o time não empolga. Vejo muitos torcedores que não estão acompanhando os jogos. Que apensar de sempre aguardarem ansiosamente por um jogo, atualmente estarem sem motivação. O desempenho do time desanima qualquer torcedor.

As decisões da direção começaram erradas. Eu fui um que apoiei a troca do Abel, mas com base nas promessas da nova direção, que contratou um técnico com muita teoria e pouca prática. E hoje o maior erro do Inter em 2021 foi ter mudado o comando técnico. Provavelmente que com Abel a situação seria melhor.