Coluna Esportiva: Mês de Julho de 2021

GRÊMIO

Colunista Esportivo-Fernando Luiz Signori.

O Fundo do poço

O ditado diz: “nada que esteja ruim que não possa piorar”, e eu diria: tem que melhorar muito para ficar ruim. Infelizmente essa é a realidade do pior time do Brasileirão, do time que vergonhosamente em 21 pontos só obteve míseros 02 pontos  (por enquanto).

Estamos vivendo uma crise que não é de hoje, mas que nunca tinha tomado estes contornos catastróficos graças ao Renato que sabia contornar, tirar o foco com suas entrevistas, que guardava seus bruxos debaixo do braço e que mandava e desmandava no futebol e vestiários. E com a saída dele, tudo veio à tona.

Talvez nesse momento se insinue como culpado, o treinador Tiago Nunes que caiu em 70 dias de trabalho, porém os fiascos começaram antes… já diante do Independiente Del Vale na Libertadores, nem se classificando na fase de grupos, a final da Copa do Brasil que foi um desastre, enfim, tudo desde lá é reflexo de um clube que parece estar sucumbindo de forma lenta e preocupante.

O grupo de jogadores tem atletas em fim de carreira, outros que não têm condições de jogar o Municipal em nossa cidade e que pelo custo ninguém quer, e um grupo de jovens que são apostas e outros que foram testados e que simplesmente sumiram, tais como: Darlan, Tonhão, Guilherme Guedes, Guilherme Azevedo, Ruan e outros. Lamentável também estar pagando Everton, Ferraz, Paulo Miranda, Paulo Vitor, Churin e mais uns por aí.

Enquanto isso, um Presidente que parece estar focando uma candidatura ao Governo do Estado, um Vice de Futebol e membros da direção sem muita objetividade e comando no vestiário que deve estar cheio de problemas sérios, pois ver um Matheus Henrique desferindo palavrões ao técnico e sequer ser penalizado, ora, acho que aí dá para ver a gravidade e dimensão que passa o Grêmio.

Tiago Nunes foi…e não quero avaliar o trabalho e a saída dele, até porque pessoalmente não gostei da sua contratação e penso que vai tarde demais. Quanto ao grupo de jogadores, está na hora de tirar as laranjas podres do meio das boas, urgentemente, se é que ainda dá tempo para fazer algo para salvar alguma coisa.

E se não bastasse o vexame, fiasco, marca triste que estamos vivendo, esta semana temos jogo com o poderoso Palmeiras e sábado Grenal, e se não reagirmos  estaremos no mês de julho decretando  uma tragédia, ou seja a volta para a segunda divisão, e isso não é pessimismo, mas são os números que anunciam.

O quadro é tenebroso, e sem consenso no nome de Felipão ou Renato, o time será treinado por Tiago Gomes que deverá ser efetivado. O que nos espera?  Será que vai ser o “Salvador”? Como diz o ditado: nada que esteja ruim e não possa piorar.  Aguardamos o futuro.

Mas com o Grêmio onde o Grêmio estiver.

INTERNACIONAL

Colunista Esportivo-Daniel Potrich Barzoto.

Novo técnico…

Depois da direção colorada depositar todas as esperanças no técnico Ramirez, e criar uma expectativa de um bom trabalho para os torcedores, a diretoria teve que repensar e mudar o comando técnico. O futebol moderno associado a posse de bola, não engrenou.

Com a saída do Miguel Ángel Ramírez, o técnico Diego Aguirre foi contratado. Técnico que em sua primeira passagem no Inter foi contestado na preparação física. Porém agora sua contratação veio junto com a do Paulo Paixão, onde assumiu o cargo de coordenador físico.

Com a mudança na área técnica, o time melhorou um pouco na intensidade e objetividade. Com o antigo comandante, o time trabalhava com a posse de bola, mas acabava tendo poucas chances de gols, pois pouco chegava na área adversária.

Mas mesmo com a contratação do Aguirre, o time precisa de contratações pontuais. Ontem foi contratado o zagueiro Gabriel Mercado, argentino de 34 anos, que usará a camiseta 25. Desde a lesão do Moledo, o time necessitava de um zagueiro para jogar ao lado do Cuesta. Zé Gabriel, Lucas Ribeiro e Pedro Henrique não apresentaram condições de serem titulares.

O zagueiro estava livre no mercado após o fim de seu vínculo com o Al-Rayyan, do Catar. Mas como seu contrato ainda estava vigente ao término da janela de transferências internacionais, ele só pode ser inscrito a partir de agosto, na reabertura da janela. Mercado é um pedido de Aguirre, com quem o argentino atuou e foi até capitão pelo clube catari.

Taison deverá voltar ao time em poucos dias e Boschilha está entrando em todos jogos e pegando ritmo. Mas pelo futebol apresentado pelo time, será difícil sonhar com algo nesse ano. Lutar novamente por uma vaga no G4? Ficar entre os seis primeiros do brasileirão? Os anos mudam, e as perspectivas de resultados são as mesmas.

E a semana pode ser um divisor de águas. Na quarta enfrentamos o São Paulo no Beira Rio, no domingo o Grêmio na Arena, e na quinta, dia 15, o Olimpia, pelas oitavas da Libertadores. Uma sequência difícil, São Paulo e Grêmio lutam para sair do Z4 do Brasileirão e o jogo contra o Olimpia define quem se manterá vivo na Libertadores.