Coluna Agricultura e Pecuária: Expectativa e áreas para safra de inverno de 2021

Colunista Fabiano Gregorio-Engenheiro Agrônomo da Emater

No último dia 23/06/2021 em uma coletiva on line a Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) divulgou as estimativas para a safra de inverno de 2021.

No evento que contou com presença de diversas autoridades foram divulgadas as áreas cultivadas de cada cultura e expectativa inicial de rendimento baseada no histórico de produção, no incremento tecnológico que vem sendo auferido ao longo dos anos e o profissionalismo dos assistentes técnico e agricultores.

Principal produto da estação, o trigo deverá ocupar uma área de 1,08 milhão de hectares, 13,29% a mais que a área da safra passada, o grão na safra estadual apresenta tendência de produtividade média de 2,6 ton/ha, 21,6% a mais do que a média da safra anterior, que foi de 2,2 ton/ha.

Figura 1 – Área projetada de trigo por região administrativa da EMATER.

A canola tem projeção de área de 40,2 mil hectares, 15,73% a mais que a área estimada da safra de 2020 e espera-se uma produtividade de 1,31 ton/ha.

Figura 2 – Área projetada de Canola por região administrativa da EMATER.

A cevada se espera um incremento de área de 12,83% totalizando 41,9 mil hectares. Já a aveia branca se estima uma área de 342,9 mil hectares, um incremento de 5,75% na área quando comparado com 2020.

Figura 3 – Área projetada de Cevada por região administrativa da EMATER

Os dados apresentados refletem as informações dos 497 municípios do estado do Rio Grande do Sul e fazem uma primeira estimativa quanto as estas culturas neste ciclo produtivo e levam em consideração as diversas características regionais presente no estado. A medida que novas informações forem surgindo as devidas atualizações serão analisadas e repassadas.