Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes
No dia 18 de maio é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, data determinada oficialmente pela Lei 9.970/2000, em memória à menina Araceli Crespo, de 08 anos de idade, que foi sequestrada, violentada e assassinada em 18 de maio de 1973. O Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual de Crianças e Adolescentes incentiva que em todo o Brasil sejam realizadas ações que visem alertar toda a sociedade sobre a necessidade da prevenção à violência sexual.
Diariamente crianças e adolescentes são expostos a diversas formas de violência nos mais variados ambientes. Dessa forma, a família, a sociedade e o poder público, devem ser envolvidos na discussão e nas atividades propostas em relação à prevenção ao abuso e exploração sexual, alertando principalmente que as vítimas, em sua grande maioria, não tem a percepção do que é o abuso sexual.
O CRAS “Casa das Famílias” alerta sobre a importância da conscientização da sociedade acerca da relevância deste tema. Deve-se observar o comportamento das crianças e adolescentes e estar atento a sinais de situações que possam estar ocorrendo, seja em casa ou na comunidade, incentivar as crianças a falar sobre seus sentimentos e vivências e transmitir confiança na escuta são fatores que podem auxiliar muito.
Em alusão ao dia 18 de maio, o CRAS esteve realizando visitas domiciliares com a entrega para as crianças participantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV, de material interativo, explicativo e com atividades lúdicas em linguagem apropriada com o tema “Violência Sexual contra crianças e adolescentes, não guarde este segredo!”.
Desta forma, mesmo com a Pandemia de COVID-19, continuam sendo realizadas atividades de maneira remota, para que não se perca o vínculo com os usuários do serviço até que possa haver um retorno presencial em momento oportuno.
Lembre-se: proteger as crianças é dever de todos! Faça a sua parte!