Coluna Esportiva: Dezembro 2020

GRÊMIO

Colunista Esportivo Fernando Luiz Signori

Quase lá   

A maratona tricolor em três competições é algo que deixa todo Gremista em apreensão diante do que possa acontecer, não só sonhar, mas medo de chegar e não obter êxito pleno diante do que estas Copas (Libertadores e do Brasil) e Campeonato possam proporcionar.

Só não alimenta esperança quem é completamente pessimista, pois vejam como está próximo a glória do título! Vejamos: Copa do Brasil restam somente quatro partidas, sei também que serão partidas complicadas e é preciso passar pelo São Paulo, que por sinal é o líder do Brasileirão e vem jogando em alto nível e estilo.

Na Libertadores, após o péssimo jogo diante do Santos, no qual o Peixe deixou de garantir antecipadamente a classificação, com atuação horrível de todo o time do Grêmio, falha de goleiro, jogadores sem ritmo como Kannemann e Maicon, e num modo geral a maioria sem o futebol apresentado em outros certames, busca agora na Vila Belmiro a classificação que não é impossível, após o empate nos acréscimos, que nos deixou vivos. Cabe aqui ressaltar que a arbitragem foi fraca diante da importância do jogo. Em tempo… falta nesta competição também quatro jogos para a glória máxima, até porque a final é em jogo único.

E o Campeonato Brasileiro no qual há algum tempo atrás dividíamos a zona da degola, mas que aos poucos fomos correndo atrás do líder e agora com um jogo a menos já estamos no G-4, e porque não sonhar que podemos buscar o topo da tabela … difícil sim, mas nada impossível. A decolagem aconteceu e passamos novembro sem saber o que é derrota, o que, sem dúvida, nos impulsionou à subida na tabela. O jogo a menos é contra adversário direto, o Flamengo, e na nossa frente está São Paulo, que já me referi anteriormente, uma equipe estável de bom plantel e bem treinada, porém que também enfrentará adversários fortes, inclusive teremos confronto direto com eles.  Também tem o Galo e logo atrás com grande potencial de reação o Palmeiras, Santos e Inter…tudo em aberto.

As dificuldades serão cada vez maiores, até porque Grêmio e Palmeiras terão as três competições, sendo que o desgaste e quedas de rendimento são obviamente naturais, bem como lesões e suspensões, queira também estarmos livres da Covid-19, o que esfacela muitos times.

Por fim, como torcedor fiel que acompanha a trajetória do seu time, acredito que brigaremos por um título e se vier melhor, mas a tarefa será árdua e intensa. Como temos somente 4 jogos em cada Copa para disputar… fé, foco e confiança no grupo, principalmente por termos o Treinador com maior número de jogos da história do Grêmio! Portanto, capricha aí Renato!

INTERNACIONAL

Colunista Esportivo Daniel Potrich Barzoto

Nos restou o G6…

Em poucos dias, nos despedimos de duas competições. Fomos eliminados na Copa do Brasil e na Libertadores nas cobranças de pênaltis. Contra o Boca, até jogamos bem na Bamboneira, mas não o suficiente para vencer por mais de um gol e dispensar a cobrança das penalidades.

No Brasileiro, nos últimos cinco jogos, foram apenas três pontos, somados em três empates. Depois de uma campanha que nos fazia sonhar com o título, despencamos na tabela. Estamos 12 pontos atrás do líder São Paulo e em sexto lugar.

Se o Abel conseguir arrumar o time, e manter a agressividade que tivemos contra o Boca, podemos sonhar com um retorno na Libertadores de 2021. Um ponto a ser destacado na Bamboneira foi a objetividade de chegar ao gol do adversário.

Nos últimos meses, a equipe colorada tinha muita valorização da posse de bola, mas com muitos toques entre os volantes, laterais, zagueiros e o goleiro. Contra o Boca, o time jogou para frente. Buscando o gol e empurrando o time adversário no campo da meta. Talvez pela necessidade de gol e pelo Boca jogar com a vantagem.

Mas o que está derrubando o Inter são as brigas e disputas internas. Para os dirigentes o maior objetivo é estar na frente do clube, valorizando a política e não o futebol. Estamos sofrendo há anos com a falta de gestão, gastos com atletas que não dão retorno e a falta de investimentos na base.

No próximo dia 15, teremos a eleição no Beira Rio. O candidato José Aquino, da chapa 03, do Inter Reage, foi caçado e está fora da disputa. O terceiro colocado no primeiro turno, Guinther Spode, da chapa 01 do MIG, concorrerá com Barcellos, da chapa 05 da Academia Colorada.

Não sei opinar hoje quem é o “menos pior”. Mas minha opinião é que tem muitos grupos de interesses próprios dentro do Inter, que não lutam pelo interesse de todos os torcedores.

PRÓXIMOS JOGOS:

25ª – Inter x Botafogo, dia 12/12, às 19h
26ª – Inter x Palmeiras, dia 19/12, às 21h
27ª – Bahia x Inter, dia 27/12, às 16h
28ª – Ceará x Inter, dia 07/01, às 19h