Coluna Esportiva

GRÊMIO

Colunista Esportivo Fernando Luiz Signori

A superioridade dos tempos

A oportunidade de escrever no “Colorado em Foco”, sobre o Grêmio, recentemente, time de certa forma desacreditado, que vem de uma “crise”, não é tarefa fácil.  Principalmente, após mais um Grenal, no qual vence o Clássico das Américas, torna-se um tanto quanto bizarro. Mas vamos à análise e lembrança dos fatos, o que deixará esta missão não  tão difícil.

Nos últimos dias ou até mesmo após a retomada dos jogos, nos deparamos com um time que não condiz com o que estávamos acostumados de ver nos 4 anos de Renato no comando. O time no Brasileirão não consegue vencer de times de menos expressão e o que é pior, está perdendo feio em casa, com jogadores com desempenho abaixo da média, com deficiências físicas, e sem vontade e a tradicional garra tricolor. Muitas lesões também estão atrapalhando o desenvolvimento dos trabalhos.

Não preciso elencar toda a problemática, até porque você Gremista sabe muito bem do momento vivido nos últimos dias. Mudanças com a saída de Klauss Câmara, e muitos esperavam a troca da preparação física e até da Comissão Técnica, mas Romildo bancou Renato e  eu mesmo havia expressado minha opinião de que no mercado não há ninguém melhor que nosso treinador para o Grêmio no momento.

Ele ganhou a confiança e o respaldo da Presidência, conseguimos empatar com o Palmeiras e o melhor de tudo foi a vitória consistente no Grenal. Esperamos que agora o time desencadeie uma sequência de bons resultados no Brasileirão e garanta vaga na Libertadores.

Por falar em Grenal, tivemos o domínio do jogo, obviamente o Inter teve chances, mas ficou refém de nosso goleador Pepê, que era dúvida para o clássico, Lucas Silva jogou muito, Cortez que vem jogando muito mal, fez boa partida e assim por diante. Diego Souza está devendo e muito…cadê o centroavante prometido? Será que Cavani virá? E o meia, camisa 10? Não vamos pensar que  ganhando o Grenal está tudo às mil maravilhas. Precisamos reforços e melhoras  no condicionamento físico e tático, para almejar e fazer bons resultados. Tiago Neves foi, mas foi com os bolsos recheados (outra péssima negociação que houve), felizmente página virada.

O torcedor que pediu a saída de Renato, eis que o homem é hoje o 2º maior treinador a comandar o clube, ficando apenas atrás de Osvaldo Rolla e que poderá ser ultrapassado ainda este ano. Vamos acreditar no “Mestre dos Magos” e vibrar com o Grêmio onde o Grêmio estiver.

Você Sabia:

– Renato comandou o Grêmio 365 jogos (2º no ranking);
– Que o Grêmio está 10 Grenais sem perder;
– Maior série invicta do século;
– 06 Grenais sem levar gol;
-Inter não perdia para time brasileiro na Libertadores em Casa há 30 anos;
– Primeiro a vencer Grenal em Libertadores.

INTERNACIONAL

Colunista Esportivo Daniel Potrich Barzoto

Bom treinador, mas teimoso…

Depois de um ótimo início no Campeonato Brasileiro e Libertadores, onde chegamos a liderar as duas competições, estamos passando por uma instabilidade em ambas competições. Mas um problema que se arrasta por anos. Vencemos os grandes times e se complicamos com os menores.

Perdemos para o lanterna Goiás do Brasileirão. Nos complicamos com Fortaleza e Bahia. Há poucos dias Fluminense nos tirou três pontos. Há anos o Inter não sabe se impor contra times menores. Passamos por um agosto que nos permitiu sonhar com o Brasileirão, e em setembro caímos na realidade de um time limitado.

E para piorar passamos por mais um grenal. Onde os primeiros 30 minutos de jogo, o Inter só se defendeu e tentou fazer ligação direta da defesa com o ataque. Primeiro por não contarmos com alguns jogadores no meio de campo e segundo pelas teimosias do nosso treinador.

Considero Coudet um bom treinador. Já mostrou que tem conhecimento e deu alguns resultados. Porém ele se amarra a algumas teorias e não muda de ideia. Isso está desgastando e se não tiver resultados positivos nos próximos jogos, seu emprego em Porto Alegre poderá se encerrar.

Por não termos meio de campo no grenal (Edenilson e Patrick), poderia ter optado pela entrada do Dale no início da segunda etapa. Outra convicção do treinador, é escalar Lindoso e Mustos juntos. Pra mim, seria como escalar Lomba e Danilo Fernandes juntos! Ou é um, ou é outro! Até porque no seu esquema, um volante joga entre os zagueiros, deixando o time muito defensivo. E não posso deixar de citar a escalação de Zé Gabriel. Moledo é muito mais zagueiro e deve estar entre os titulares.

Galhardo virou destaque do mês de agosto no Brasil. Porque foi improvisado como atacante. Sendo assim, mantém ele na posição que rendeu esse destaque pelos inúmeros gols. Mas como a ideia de Coudet é ter um atacante de ofício, o goleador foi recuado para entrada de Abel.

E falando em Abel. Entramos tão desfalcados para esse grenal, que a esperança colorada, divulgada na imprensa, era o atacante uruguaio. Acredito que ele poderá fazer muitos gols pelo Inter, mas ficou meses parado e provavelmente precisará de um período para se adaptar.

Porém, passado jogo, e a comemoração se transforma em corneta. Que é o que move e alimenta o futebol. Sei que o Inter está há 10 grenais sem vencer, mas se fornos nos basear em confrontos, em 427 grenais, o Colorado venceu 156 contra 137 do seu rival.

São momentos, que ficam marcados na história, como o grenal no Olímpico dos 5×2 ou os 5×0 no Beira Rio. Jogos que fazem a história dos confrontos, e que mantem e alimentam a rivalidade no nosso estado.

E como toda vitória ou derrota, os jogos não param. E que erros sirvam de aprendizagem para a nossa equipe. Até porque tivemos boas chances no jogo de ontem, e se uma ou duas bolas entram no gol gremista, os comentários de hoje seriam outros.

Nesse final de semana enfrentamos o São Paulo pelo Brasileiro e em quinze dias, teremos outro grenal, na Arena pelo Campeonato Brasileiro. Na libertadores o Inter tem dois jogos na fase de grupos, ambos fora do Beira Rio.

PRÓXIMOS JOGOS:
Brasileiro: 12ª – Inter x São Paulo, dia 26/09, às 19h
Libertadores: América de Cali x Inter, dia 29/09, às 21h30
Brasileiro: 13ª – Grêmio x Inter, dia 03/10, às 19h
Brasileiro: 14ª – Bragantino x Inter, dia 08/10, às 21h
Brasileiro: 15ª – Inter x Athletico-PR, dia 11/10, às 20h30
Libertadores: Univeridad Católica x Inter, dia 22/10, às 21h30