Coluna Esportiva

GRÊMIO

Colunista Esportivo Fernando Luiz Signori

O que está acontecendo?

A semana tricolor começou com um misto de vibração e de pavor para nós Gremistas, afinal, ser Tricampeão Gaúcho é motivo de orgulho, de história, de comemoração, mesmo tendo sido da maneira que ninguém imaginava ou queria, frustrando inclusive a festa e a comemoração de muitos de nós, porque perder o segundo jogo da final em casa da maneira que foi, ninguém merece.

Quando falo pavor, acrescentaria a raiva, a insegurança e também a frustração que estamos sentindo neste momento, pois, quem não quer ser novamente campeão brasileiro, ou pelo menos iniciar dignamente o Campeonato Brasileiro? Iniciamos com uma pobre vitória diante do Fluminense, daí veio uma sequência de empates e quando era para ganhar e iniciar uma reação, perdemos para o lanterna Sport de forma vexatória.

Diante de tudo o que aconteceu após a retomada  dos jogos, geram-se muitas dúvidas, questionamentos em relação à preparação física, contratações, direção e comissão técnica. Destaco aqui que muitos pedem a saída de Renato, mas eu acho não ser o momento, e sim termos um vice de futebol que busque alternativas no mercado, o que não se vê hoje no atual dirigente, bem como saiu Everton Cebolinha, Luciano e André e simplesmente não ocorreram reposições em qualidade e quantidade, até agora só vieram o Everton e Luiz Fernando.

O momento não é bom, estamos vendo  Maicon lesionado fazendo falta, pois Lucas Silva não está correspondendo, e tem a grife de ter jogado no real Madri, Matheus Henrique quer ser Arthur e não está bem, Tiago Neves, “irrecuperável” e finalmente mandado embora, e o que dizer do Cortez? Jogador esforçado que contribuiu para a agremiação, mas que infelizmente não tem condições de ser titular. Jean Pierre de qualidade, mas com momentos de Luan (apagão). Vanderlei por ora não me convenceu de ser o camisa 1… não citarei os demais, com exceção ao Geromel, que veio como nome de xarope e é o maior zagueiro que o Grêmio teve.

Aguardaremos a maratona de jogos, mas precisamos contratar para não passarmos vergonha e cometermos mais vexames. Talvez seja o início de um novo ciclo. Nada está perdido e fecharemos 2020 como TRI do Rio Grande do Sul.

Você sabia:

– Que há 31 anos o Grêmio vencia a Primeira Copa do Brasil e hoje somos Penta.
– Que o Grêmio no Gauchão de 1994 jogou três partidas num mesmo dia e o colocou no Guiness Book.
– Que há 25 anos o Grêmio foi Bi da América .

INTERNACIONAL

Colunista Esportivo Daniel Potrich Barzoto

Segue o líder…

Que grande início de Campeonato Brasileiro que o nosso Colorado está fazendo! Em sete jogos, vencemos cinco confrontos e empatamos apenas um, justo contra o Palmeiras, fora de casa, e com vários reservas em campo.

Na história do brasileirão, só tivemos um retrospecto melhor em 1979, quando o Inter foi campeão de forma invicta. Quem imaginaria, há poucas rodadas, quando perdemos o goleador Guerreiro que poderíamos continuar com um time para brigar pelo título?

Trata-se que o meia atacante Gualhardo ficou protagonista no ataque e se tornou o goleador do time. Por mais que o Guerrero tem muita qualidade, Coudet conseguiu montar um time, com 11 marcadores, ou seja, o substituto do atacante, marca como os demais jogadores e isso deu mais agressividade ao time colorado. Jogamos com uma marcação forte e com a valorização da posse de bola.

Em 27 jogos na temporada, Coudet já escalou 23 times diferentes. Isso deu oportunidades a garotos da base. E para quem ainda aguarda o retorno do Dourado, acredito que no último jogo conhecemos o próximo dono da camisa 5 vermelha. Estou me referindo a Johnny, que com 18 anos mostrou contra o Palmeiras que tem muita personalidade para jogar na frente da zaga.

A direção colorada surpreendeu essa semana e mesmo com o bom desempenho o Gualhardo, anunciou a contratação de dois atacantes, um uruguaio e outro argentino. O primeiro é Abel Hernández, 30 anos, que tem longa passagem pela Europa e estava no Al-Ahli, do Catar.  Disputou três edições de Copa América e a Copa do Mundo de 2014 pela Seleção Uruguaia, e é o terceiro maior artilheiro da Celeste em atividade, com 11 gols. Um jogador canhoto, que se destaca pela habilidade, velocidade e força, e joga pelos lados do campo.

Já o argentino é Leandro Fernández, 29 anos, apesar de ser mais baixo, é um atacante de área. Iniciou a carreira defendendo o Defensa y Justicia, e logo depois deixou seu país rumo ao México, onde defendeu o Tijuana. No Independiente conquistou a Copa Sul-Americana em 2017. Seu último clube foi o Velez Sarsfield.

E as boas notícias continuam. Com as duas contratações para o ataque, o Inter desistiu da contratação do “ex” jogador Pato. Atleta que tem identificação com o nosso clube, mas que há anos não apresenta um futebol pelo salário que recebe.

E o Cruzeiro está tentando levar Potkker. O atacante está no Beira Rio desde 2017 e tem contrato até 31 de maio de 2021. Ou seja, o Inter precisa fazer um negócio até novembro, antes que o camisa 7 possa assinar um pré-contrato com qualquer equipe, sem deixar valores no Beira-Rio.

PRÓXIMOS JOGOS:

à Campeonato Brasileiro:

08ª – Internacional x Bahia, dia 06/09, às 16h
09ª – Internacional x Ceará, dia 10/09, às 19h15
10ª – Goiás x Internacional, dia 13/09, às 18h
11ª – Fortaleza x Internacional, dia 19/09, às 19h
12ª – Internacional x São Paulo, dia 26/09, às 19h