Cestos de Vimes são produzidos por agricultor de Colorado

O Colorado em Foco esteve visitando a propriedade do Sr. Demétrio De Lucca,  na comunidade de Córrego Branco ( Colorado ), a fim de conhecer o trabalho artesanal que o mesmo desenvolve com os vimes.

O agricultor de 63 anos trabalha com a fabricação de cestos desde o tempo de guri, onde aprendeu a arte com seu pai. Todo ano o mesmo, sem uso de tecnologia ou máquina, produz manualmente mais de 100 cestos para serem comercializados. Todo o trabalho é feito de forma manual, inclusive as escolhas dos vimes que serão utilizados.

O agricultor nos contou que muitas pessoas levam os vimes até ele, para que desta forma o mesmo possa confeccionar cestos. “ É um trabalho todo manual, que exige muita paciência, muita atenção e força nos braços. Ao mesmo tempo funciona como uma terapia e é uma renda extra que entra para a família. É um privilégio poder fazer esse tipo de trabalho que hoje quase não existe. ” disse o agricultor.

Se alguém quiser adquirir cestos de vimes de ótima qualidade pode entrar em contato pelo fone: ( 54 ) 9 9129 9983.

Demétrio De Lucca na fabricação de cestos de vimes.

UM POUCO SOBRE O VIME

O vimeiro é uma árvore oriunda de varas moles e flexíveis, utilizado desde os tempos primitivos. Ele é alvo de uma textura que adquirindo firmeza, possui grande resistência e durabilidade. Possui diversos usos, principalmente na manufatura de cestos e móveis.

Referências documentais dão conta de sua existência no Antigo Egito e seu uso é sugerido como tendo se expandido na Idade do Ferro, com grande influência no desenvolvimento da arte Céltica.

O vime esteve presente nos primeiros protótipos de balões e aviões, por seu baixo peso e resistência; nos balões, até em tempos atuais, é um dos materiais com os quais são confeccionados os cestos em que seguem os passageiros.

Já em Portugal, a indústria de vime tem a sua origem em 1850, na freguesia da Camacha, (Ilha da madeira), local onde se concentra a maior produção deste tipo de artesanato na região.

Depois de cortado, o vime tem de ser descascado e seco, seguindo então para a fase de transformação.

Antes de ser usado para fazer cestos ou mobiliário, as varas passam por um processo de tratamento para lhes conferir elasticidade e torná-las mais fáceis de manejar.

Demétrio com sua neta Ana Livia !

O Colorado em Foco agradece a disponibilidade do Demétrio e lhe parabeniza por este belo trabalho artesanal.