Coluna Social: A POLÊMICA DAS FAKE NEWS

Colunista Silvia Patricia Mann

A POLÊMICA DAS FAKE NEWS

Nos últimos tempos estamos sendo bombardeados por Fake News, as famosas notícias falsas. Algumas são tão bem escritas, bem feitas, que fica difícil não acreditar em sua veracidade.

A criação e disseminação das chamadas Fakes News é considerado crime, difícil de combater e que está cada vez mais na mira na justiça.

Há quem diga que por existir liberdade de expressão cada um posta, compartilha o que quiser, mas na prática não é bem assim. A livre exposição de ideias é de interesse de todos os integrantes da sociedade e na maior parte das vezes quando argumentos, notícias falsas são apresentadas conseguem ser desmascaradas e em alguns casos, podem sofrer severas punições.

As notícias falsas estão em nosso meio há muito tempo, mas agora com o livre e grande acesso a internet e as redes sociais elas crescem e se espalham muito rápido.

“Chá de boldo cura Covid 19”. Parece inofensivo, mas aí alguma pessoa que acredita nisso apresenta sintomas da doença, não procura atendimento médico e sua situação piora.  Esse é um exemplo simples, que muitos receberam pelo WhatsApp ou leram no Facebook.

Mas, sabemos que há notícias que são produzidas e compartilhadas com a intenção de manipular pessoas, a opinião publica e mesmo o destino político de um país, estado, município. Isso tem causado preocupação de órgãos da justiça, do senado, que estão investigando e votando leis que visam diminuir a disseminação dessas notícias.

Elas aparecem em todos os segmentos da sociedade e atualmente o meio político é onde mais elas trazem desinformação. Muitas pessoas não procuram comprovação da notícia e as disseminam, defendem e ainda brigam as defendendo. O único meio de combater é buscar a confirmação das fontes e a veracidade da notícia.

Infelizmente, vivemos tempos em que parece que todas as boas notícias são Fakes News, pois dia após dia mais e mais notícias ruins e desesperançosas chegam até nós. As notícias falsas são mais interessantes, geram mais likes, são mais compartilhadas e qualquer coisa que seja melhor que a realidade é “mais fácil de engolir”.