Coluna Esportiva

GRÊMIO

Colunista Esportivo Fernando Luiz Signori

O  futebol voltou

O tempo realmente passa rápido, mesmo diante da situação inesperada de pandemia vivida neste ano de 2020, já estamos em meados de agosto e  aos poucos as atividades começam a ser retomadas de um modo geral, e assim, para nossa alegria, voltou o futebol.

De cara, um Grenal, e apesar do tempo em que ficaram inativos, os jogadores fizeram uma partida interessante, mesmo com falta de ritmo de jogo e de entrosamento,  felizmente saímos vencedores e mantivemos a invencibilidade de oito clássicos.

Na sequência dos jogos, dois empates, sendo 1 x 1 com o Ipiranga, jogando com a equipe titular e O x O com o Novo Hamburgo, com time reserva, sendo que  nas três partidas após a retomada, foram testados muitos jogadores,  porque a sequência de jogos exigirá um plantel qualificado.

Com a saída de Caio Henrique e o afastamento de Cortez por covid-19, eis que surge mais um “guri”, Guilherme Guedes, que demonstrou ter qualidade para brigar por posição e se juntar aos outros meninos como Éverton, Pepê, Jean Pierre, Mateus Henrique, que foram e estão sendo revelados por Renato.

Por outro lado, para manter as finanças até que um grande negócio de venda se concretize, o Grêmio está negociando jogadores da base a exemplo de Tetê, e a bola da vez se chama Diego Rosa e Jonathan Robert.

Enquanto isso, jogos sem torcida em campos ruins, protocolos de saúde, e uma semifinal de segundo turno com Grêmio x Novo Hamburgo e Internacional x Esportivo, e após a definição, haverá uma final de Gauchão, de um deles com o Caxias.

A maratona iniciará com o Brasileirão e em breve Libertadores e Copa do Brasil, diria que 2020 está começando nos meados de agosto, pelo menos no futebol.

Próximos jogos:
Semifinal segundo turno do Gauchão (final de semana) – Grêmio e Novo Hamburgo
Final (se obtiver vaga) próxima semana.
Brasileirão 09/08 – Grêmio x Fluminense
Brasileirão 15/08 – Grêmio x Corinthians

Você Sabia ???
– QUE O ÚLTIMO GRENAL REALIZADO FOI O PRIMEIRO SEM A PRESENÇA DE PÚBLICO.
QUE JEAN PYERRE MARCOU GOL EM TODOS OS GRENAIS QUE DISPUTOU EM CATEGORIAS DIFERENTES.
– A PRIMEIRA PARTIDA DE FUTEBOL TRANSMITIDA A CORES NO BRASIL FOI GRÊMIO X CAXIAS EM 1972.

INTERNACIONAL

Colunista Esportivo Daniel Potrich Barzoto

Gauchão com duas decisões pela frente…

Depois de quatro meses sem assistir ao Internacional jogar, retomamos as partidas do Gauchão com um Grenal. Perdemos, jogamos mal, com pouca produção, muitos erros, ou seja, com um futebol abaixo do nível esperado por todos.

Porém, com quatro meses sem jogar, não podemos exigir que os jogadores retornem em alto nível. Até porque nem treinar conseguiam, afinal, futebol é um esporte de grupo, contato e até então tudo estava proibido.

Além do Grenal, tivemos mais dois jogos, e bem atípicos. Não apenas pelo baixo rendimento, mas pelos estádios vazios. Infelizmente, a única possibilidade a curto prazo.

Depois do Grenal, empatamos com o Esportivo e na noite passada vencemos o Aimoré, com dois gols do goleador Guerrero. Assim, encerrou-se a segunda fase do Campeonato Gaúcho, com a classificação colorada em primeiro na sua chave.

Colocação que dá a vantagem do time jogar a segunda partida na sua casa, porém chegamos ao ponto que os estádios estão sem torcidas e o prefeito de Porto Alegre proibiu os jogos na capital. Concluindo: classificamos e os primeiros colocados levam pouca vantagem nesse momento de pandemia.

Acho desnecessária a proibição dos jogos em Porto Alegre, afinal os jogos acontecem sem torcedores e todos os envolvidos se deslocam para o estádio de outra cidade onde acontecem os jogos. A Federação deveria ter negociado a retomada do campeonato com a liberação dos estádios da capital.

Nessa última partida o time cresceu quando comparado aos demais jogos por ganhar ritmo de jogo e pelo fato do bom gramado do CT Morada dos Quero-Queros em Alvorada.

No atual momento, a única certeza é que o Gauchão terá final de turnos. O Caxias não se classificou nessa segunda fase, e aguardará o vencedor para disputar a final. Nesse final de semana o Internacional irá enfrentar o Esportivo, sem data e horário definido até o fechamento dessa matéria.