Poder Legislativo: Sessão do dia 13 de Julho de 2020

A Câmara Municipal de Vereadores esteve reunida em sessão ordinária na segunda-feira, dia 29 de junho, onde não teve a presença de público, diante da pandemia do novo coronavírus – Covid/19, evitando, assim, a aglomeração de pessoas. Por fim, toda a matéria deliberada, como de praxe, está à disposição da comunidade e pode ser acessada pelos meios de comunicação vinculados e contratados por esta Casa.

Na ocasião os Vereadores apreciaram a seguinte matéria:

Proposições:

Ver. Juliano Fassini – Pedido de Providência- Que o Poder Executivo providencie cascalhamento e motonivelamento na estrada geral que liga a comunidade de Santa Rita até a BR-285, bem como o travessão que passa pela Linha Tiradentes até a BR-285, passando pelas propriedades das famílias Da Rosa, Araldi, Barden e Schaffer. Justificativa: Há uma pedreira nas proximidades, o que favorece a retirada das pedras para colocar nas estradas mencionadas, pois as mesmas estão precárias, o que dificulta o deslocamento de veículos e máquinas para os moradores residentes no local. Deferida pela Mesa Diretora.

Ver. Juliano Fassini – Pedido de Providência- Que o Poder Executivo providencie reparos no travessão que liga a estrada geral da Comunidade Santa Rita até a comunidade de Tiradentes, passando pelas propriedades das famílias Algayer, Ribas, Dos Santos até a BR-285. Justificativa: Devido as enxurradas ocorreram danos nos bueiros e na estrada. Deferida pela Mesa Diretora.

Ver. Juliano Fassini – Pedido de Providência- Que o Poder Executivo providencie reparos no travessão que liga a Comunidade de Nossa Senhora Menina até a comunidade de Santa Rita passando pelas propriedades das famílias Bazoti e Paulus da Rosa. Justificativa: Devido as enxurradas ocorreram danos nos bueiros e na estrada. Deferido pela Mesa Diretora.

Ver. Elio Barili – Pedido de Providência- Serviços de colocação de pedras (cascalho) junto a propriedade de Leonardo Ferla, na comunidade de Arroio das Almas. Justificativa: O referido cidadão está enfrentando problemas, principalmente no que diz respeito ao transporte do leite, onde o caminhão necessita do auxílio de trator para poder se deslocar. Sabe-se das dificuldades com as enxurradas, mas é preciso solucionar estes pontos de gravidade. Deferido pela Mesa Diretora.

Projeto de Lei

Projeto de Lei nº 009/2020 – Altera disposições da Lei Municipal nº 651/2006 para consolidação da Legislação com a Lei Emenda Constitucional 103/2019 e dá outras providências. Justificativa: Trata sobre a alteração das alíquotas de contribuição ao RPPS e sobre adequações necessárias na legislação municipal para atender ditames da EC 103/2019. Encaminhado para a Comissão Geral de Pareceres..

Comunicamos que a próxima Sessão Ordinária será no dia 27 de julho de 2020.

Sicredi Integração Rota das Terras RS/MG doa mais de 8 toneladas de alimentos em ação do Dia de Cooperar

Em mais um ano, a Sicredi Integração Rota das Terras RS/MG participou do Dia de Cooperar, também conhecido como Dia C. A data é marcada pela realização de diversas ações com foco em responsabilidade social nas áreas da saúde, educação, lazer e meio ambiente promovidas pelos sete ramos de cooperativismo atuantes no país, incluindo o de crédito. O objetivo do movimento é transformar a realidade das comunidades onde as cooperativas estão inseridas.

O Dia C ocorre sempre na mesma data em que é celebrado o Dia Internacional do Cooperativismo, no primeiro sábado do mês de julho. Neste ano, o movimento teve como mote “Atitudes simples movem o mundo”, focando em iniciativas beneficentes que contribuíssem com as comunidades, principalmente, no combate a pandemia.

A Sicredi Integração Rota das Terras RS/MG mais uma vez promoveu a ação “Alimentando a Cooperação”, que arrecadou alimentos não perecíveis de 22 de junho a 3 de julho, para doação a entidades dos municípios de Tapera, Selbach, Ibirubá, Colorado, Lagoa dos Três Cantos e Quinze de Novembro, no estado do Rio Grande do Sul, Patos de Minas e Lagoa Grande, em Minas Gerais.

Participaram da iniciativa colaboradores, conselheiros de Administração, conselheiros Fiscais e associados da cooperativa. E para estimular as pessoas a se engajarem ainda mais, a cada quilo de alimento recebido a cooperativa doaria mais um quilo. Foram recebidas 4,2 toneladas e a cooperativa dobrou a quantidade, totalizando 8,4 toneladas de alimentos.

Nesta semana, foi realizada a entrega para as seguintes entidades: Centro de Referência de Assistência Social – CRAS de Tapera; Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação e Casa Lar Dona Celestina de Selbach; ONG Filhos do Coração, Associação de Catadores e Liga Feminina de Combate ao Câncer de Ibirubá;  Assistência Social de Colorado; Assistência Social de Lagoa dos Três Cantos; Centro de Referência de Assistência Social – CRAS de Quinze de Novembro; Casa das Meninas Nossa Senhora Aparecida, Casa da Acolhida Bem Vinda, Casa da Sopa Tia Eusápia, Lar Vicentino Padre Alaor e FELIS – Fraternidade Espirita Lar de Ismael de Patos de Minas; e Assistência Social de Lagoa Grande.

Segundo o presidente, Sérgio Luiz Tonello, o Dia de Cooperar é um momento de união das cooperativas para colocar em prática os valores e princípios do cooperativismo, através de projetos que contribuam com as comunidades. “O Sicredi tem um compromisso com o desenvolvimento econômico e social e a cooperação é a principal ferramenta do nosso modelo de atuação. Neste ano, em razão da pandemia, optamos pela doação de alimentos, onde vamos beneficiar muitas pessoas e famílias que estão precisando de ajuda. Ao mesmo tempo, procuramos valorizar a nossa campanha de apoio a economia local, realizando a compra dos alimentos entre os mercados associados da cooperativa”, disse.

Foto do momento da entrega aqui em Colorado !

Para conferir mais informações sobre o Dia de Cooperar, acesse: http://diac.somoscooperativismo.coop.br/.