Mudanças climáticas: Seca e enchente

O ano de 2020 realmente não vem sendo nada proveitoso. Independente de setor, de profissão, ou de situação financeira, nosso mundo esta mudando, e é responsabilidade de todos nós mudarmos para melhor esta situação.

Se existe algo de bom tirável da pandemia, é a preservação da nossa natureza, do nosso meio ambiente. Sem dúvidas ela esta agradecendo. Existem diversas matérias mostrando como a natureza se revigorou em diversos locais do mundo, até naqueles onde a poluição era enorme.

O nosso colunista esportivo Fernando Luiz Signori, a nosso pedido, nos enviou fotos da seca que tivemos no início do ano ( ABRIL ), junto com as da enchente, que é o momento atual ( JULHO ). As imagens, embora muito bonitas, mostram o contraste do caos que a natureza se encontra.

PRESERVE A NATUREZA !! PRESERVE O MEIO AMBIENTE !! PRESERVE A VIDA !!!

Local: Ponte que liga Selbach a Tapera por São Pedro.

O Colorado em Foco agradece as fotos que nos foram concedidas. Aproveitamos para trazer um texto com mais informações sobre esse assunto tão importante, e que poucos dão a devida atenção ao mesmo. A conta esta sendo feita, uma hora ou outra teremos que pagar. Lá na frente pode ser tarde demais.

Consequências das mudanças climáticas

O Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (Intergovernmental Panel on Climate Change – IPCC) é um órgão das Nações Unidas que tem como função fazer avaliações de informações científicas sobre as alterações climáticas. Periodicamente, o painel publica relatórios que mostram dados importantes sobre as mudanças climáticas e suas consequências.

No Quinto Relatório de Avaliação do IPCC, por exemplo, o órgão deixou claro que, se medidas urgentes não forem tomadas para estabilizar as emissões dos gases até 2100, o aumento da temperatura global excederá 2 ºC dos níveis pré-industriais. Esse aumento poderá ser catastrófico.

Os maiores castigados pelas mudanças climáticas serão provavelmente os países tropicais, tais como o Brasil. Segundo os relatórios do IPCC, poderão ocorrer uma série de inundações, em virtude da intensificação das tempestades, e períodos longos de estiagem. Nessas duas situações, a pecuária e a agricultura poderão ser prejudicadas, assim como a sobrevivência de diversas espécies.

Além disso, algumas regiões poderão sofrer com a grande quantidade de chuvas, o que ocasionará deslizamentos constantes de terra e aumento das enchentes. Outro ponto alarmante diz respeito às áreas costeiras, que sofrerão com o aumento do nível do mar, graças ao degelo das geleiras ocasionado pelo aumento da temperatura média do planeta.

As áreas secas do planeta sofrerão ainda mais com a falta de água. Sendo assim, a água potável, que já é escassa em algumas regiões, poderá ser motivo de mortes e de disputas políticas. Além disso, com o aumento da seca, a ocorrência de incêndios poderá ser mais frequente, ocasionando perda de biodiversidade e ameaçando a vida da população.

Diante desse quadro tão assustador, não é difícil concluir que diversas espécies de plantas e animais entrarão em extinção. Fato esse que já é possível observar nos dias atuais. Além disso, a produção de alimentos poderá diminuir, uma vez que qualquer mudança climática afeta diretamente o cultivo de diversas espécies. Com isso, ocorrerá uma dificuldade de acesso à alimentação, não somente aliada à baixa produção mas também pela possível elevação dos preços.

Não podemos esquecer-nos também de que a saúde humana pode ser afetada gravemente com as alterações climáticas. Problemas tais como insolação, alergias, doenças transmitidas por mosquitos (como a dengue e a malária), desnutrição e fome podem ser intensificados devido ao aumento da temperatura global.

Vale salientar ainda que, segundo o IPCC, mesmo que as emissões de gases do efeito estufa diminuam, a Terra continuará sofrendo com os danos residuais e terá que aprender a lidar com o aumento gradual da temperatura.

Apesar de serem inevitáveis alguns dos problemas relatados, a diminuição da emissão de gases de efeito estufa é necessária para que a intensidade desses problemas seja diminuída. Além disso, é fundamental que todos os países estejam juntos para tomar decisões que poderão ajudar as populações a enfrentarem todos os problemas que estão por vir.