Sabemos que todas as modalidades esportivas pararam, principalmente o futebol, esporte mais admirado e praticado no mundo. Mas como já fazia algum tempo que não tínhamos a Coluna Esportiva publicada, junto com nossos colunistas, na forma que deu para se obter informações, resolvemos retornar com a mesma. Estamos no aguardo que tudo isto passe logo, e que ali na frente possamos voltar a vida normal.
GRÊMIO
Quando veremos futebol?
Nos últimos dias, desafiado a escrever sobre futebol, fiquei pensando como eu iria abordar tal assunto, primeiro por ele não estar acontecendo e segundo, por ter um futuro incerto, de possibilidades remotas e até mesmo de uma paixão que vivemos e que há dias e semanas ficou deixado de lado, tendo em vista a situação em que a pandemia ocasionou.
Ainda bem que a nostalgia futebolística está sendo reverenciada nos meios de comunicação, sejam eles, televisão, rádio, jornais, sites, blogues e redes sociais. Nós gremistas, vibramos novamente, recordamos e até nos emocionamos com a história dos momentos hilários de nossos títulos, golaços, defesas e de histórias de craques que deram certo ou errado, que vestiram a camisa do rival entre outras. Quem não vivia ou era criança nessa época, hoje assiste as façanhas do glorioso tricolor.
Com certeza não gostaria de estar só lembrando daqueles tempos, mas comemorando e torcendo pelo Grêmio no Gauchão que já teria um campeão, estaria montando o Cartola e vendo as primeiras partidas do Brasileirão, e na fase de mata-mata da Libertadores brigando por vaga. Quem sabe vendo surgir novas promessas nos gramados, perdendo algum craque para o exterior, vendo Tiago Neves, Orejuela e outros brigando por titularidade e se ainda estaríamos invictos em Grenais.
Infelizmente, nada disso é possível, muito menos saber se disputaremos algum título este ano, e as perguntas circulam entre nós Gremistas: Quando retomarão, afinal, os jogos? Vai ter Libertadores em 2020, se todos os países da Conmebol estão contagiados pelo Coronavírus? O Gauchão será concluído? Quando começará o Brasileirão e a Copa do Brasil?
Perguntas e incertezas que não somente afetam o futebol, mas a vida de cada cidadão e que causam preocupação, medo, angustia, mas com a certeza de que um dia tudo isso passará.
Mesmo com o time do Grêmio voltando aos treinos lentamente, fica a dúvida: Quando veremos futebol? Quando teremos Casa cheia de novo? E quando o futebol terá qualidade e tranquilidade de tempos normais? Ainda sem respostas, segue o jogo principal, o qual deve ser sempre nosso foco, que é de viver, buscando a normalidade e a calmaria.
INTERNACIONAL
O esporte parou…
Depois de dois meses, retornamos com as colunas esportivas e o esporte continua parado e com previsões de retorno, porém ainda com incertezas. A última partida do Inter foi a exatos dois meses pelo gauchão. Na Libertadores, jogamos duas partidas na fase de grupos, com uma vitória e um empate.
O colorado retornou os treinos no último dia 5 e foi o primeiro clube brasileiro a retornar as atividades. Porém os treinos são realizados somente no campo, ao ar livre.
Outro fato que chamou atenção, foi que nessa semana os atletas procuraram a direção colorada para uma redução salarial, para evitar demissões no departamento de futebol. Ficou acertado uma redução salarial de 25%. Com a pandemia a estimativa é que o clube tenha uma perda de 100 milhões de reais nas receitas do presente ano.
Mas em meio essa crise, alguns jogadores atuaram fora dos gramados. Com a parada mundial dos jogos, vários atletas prestaram auxílio distribuindo toneladas de alimentos a pessoas necessitadas. Dunga, D`Ale e Edenilson se reuniram e arrecadaram 17 toneladas de alimentos que foram distribuídas a 15 instituições carentes de Porto Alegre.
Com a ausência de jogos, os canais de esportes passaram a reprisarem jogos que marcaram a história. Finais da seleção brasileira foram reexibidas e alguns canais já passaram as finais da Libertadores de 2006 e 2010.
A RBS TV irá retransmitir os jogos colorados que marcaram história em 2006: a final da Libertadores e a final do mundial. O empate contra o São Paulo em 2 a 2 será exibido no dia 24/05 e a vitória épica contra o Barcelona no dia 07/06. Oportunidade de revivermos esses momentos, e rever o capitão Fernandão.
No dia de ontem (14/05) a Conmebol divulgou os estádios candidatos a sediar as finais da Libertadores e Sul-Americana entre 2021 e 2023. Estão na lista nove arenas brasileiras e Porto Alegre entrou na briga com o Beira Rio. A entidade vai elaborar um dossiê até o dia 29 de maio para definir as finalistas de cada final.
Em relação ao retorno do futebol, não vou entrar em detalhes, afinal não temos nada decidido e até então são previsões, visto que, ninguém sabe quando essa pandemia irá acalmar.