Coluna Social

COMO FICAM AS AULAS EM ÉPOCA DE PANDEMIA?

Silvia Patricia Mann Colunista Social

Estamos vivendo um período de muita mudança, aprendizado, desafios no que diz respeito à educação. As aulas EAD, educação à Distância precisou ser implementado às pressas em nossas escolas.

A pandemia do coronavírus  está fazendo com que escolas, professores, alunos e famílias precisem se adaptar a essa nova realidade e sem preparação prévia para ninguém. Todos estão aprendendo juntos e precisam se unir para superar as dificuldades que irão surgir.

A pergunta que muitos fazem é a respeito dos prejuízos que essa possa trazer para a aprendizagem. O que não podemos responder. Pois, vai depender de o quanto cada aluno irá se dedicar na realização das atividades, tempo de estudo e também ao tempo que essa pandemia irá nos manter afastados das escolas.

Para as primeiras aulas, recebemos a instrução de evitar aulas com conteúdos que pudessem trazer muitas dúvidas aos alunos, tentar trabalhar conteúdos já conhecidos, revisão ou mesmo fixação dos mesmos, mas se precisarmos seguir com esse modelo aula, teremos que seguir com o conteúdo.

Infelizmente, foi necessário implementar essa prática em um período turbulento, sem preparo adequado, mas com muita boa vontade por parte de todos, pois os alunos estão respondendo bem, se mostrando preocupados, procurando tirar dúvidas. O aluno que está disposto a aprender, vai atingir seu objetivo.

Essa foi uma ação de caráter excepcional, mas tudo indica que em um futuro próximo fará parte da rotina de nossos alunos da educação básica, pois o governo já sinalizou a intenção de regulamentar essa prática na educação básica. Precisamos aprender com a situação. Aprimorar o que deu certo, corrigir os erros e principalmente, ter todos os cuidados para que essa pandemia não se entenda mais do que o necessário, fazendo cada um a sua parte.