Coluna Esportiva

Mais uma edição da nossa COLUNA ESPORTIVA !!!
Daniel Potrich Barzoto Colunista Esportivo

INTERNACIONAL

Agora tudo é Grenal!

Passamos pela Universidad do Chile e o Tolima na Pré-Libertadores. Entramos na fase de grupo com dúvidas e medos das teimosias do nosso técnico. Mas na estreia, Coudet surpreendeu e retirou um volante, deixando os jogadores nas suas devidas posições.

Se na última matéria esportiva eu deixei como título: “Quando o Guerrero voltará a fazer gols?”, a resposta seria, no jogo da Libertadores contra o Universid Católica, onde marcou dois gols. Vencemos por 3 a 0 e com o saldo ficamos em primeiro no grupo.

Os adversários até então são de nível médio. Sabemos que passando dessa fase, a partir das oitavas serão jogos com adversários mais qualificados e confrontos onde apenas um time passará de fase. Mas as mudanças do Coudet foram positivas e esperamos que ele mantenha Mustos ou Lindoso no time; minha preferência é pelo primeiro.

Outro setor que ainda há várias controvérsias e questionamentos é na zaga. Moledo foi para o banco para a entrada do Fuchs. Pra mim o Moledo se encaixaria melhor no sistema de jogo com apenas um volante. Fuchs as vezes é meio inseguro, mas é mais ágil, e não sofremos gols na Libertadores. O que foi um problema no início da temporada.

O Inter acabou de contratar o lateral direito argentino Renzo Saraiva, de 26 anos, que estava no Porto. Vem por empréstimo até o final de 2020. Renzo é formado pelo Belgrano, mas teve ótima passagem pelo Racing, onde sagrou-se campeão nacional na temporada 2018/2019, sob o comando do técnico Eduardo Coudet.

O destaque fez o Porto pagar 5,5 milhões de euros por ele na metade do ano passado. Saraiva defendeu a Argentina em nove partidas, inclusive na disputa da Copa América em 2019. O lateral estava na reserva do seu time e vem para substituir o Rodinei que ainda não conseguiu se firmar na direita.

Nesse final de semana teremos jogo do gauchão, mas as atenções estão no jogo da próxima quinta-feira. O Inter enfrentará nesse domingo o Brasil de Pelotas no Beira Rio com um time reserva, preservando os titulares para o primeiro grenal na história da Libertadores. Provavelmente o D´Alessandro voltará a ser titular na Arena, já que cumpriu suspensão no último jogo pelo cartão vermelho.

Próximos Jogos:
Gaúchão: Inter x Brasil de Pelotas, dia 08/03 às 19h.
Libertadores: Grêmio x Inter, dia 12/03 às 21h00.
Gaúchão: São José x Inter, dia 15/03.
Libertadores: Inter x América de Cali, dia 18/03 às 19h15
Gaúchão: Inter x Grêmio, dia 21/03 às 17h.

GRÊMIO

Fernando Luiz Signori Colunista Esportivo

Começou a peleia

O início do Grêmio na Taça Libertadores foi melhor do que a encomenda, porque além de perdermos a final do turno do Campeonato Gaúcho para o Caxias, não vínhamos jogando bem. Mas ir para a Colômbia e vencer o América de Cáli com um placar de 2 x 0, gera confiança e crédito para conseguirmos a classificação para a fase de mata-mata. É evidente que precisamos vencer outros embates, porém foi dado um grande passo e esperança renovada.

Certamente precisaremos melhorar o meio-campo com a entrada de Jean Pierre ou Tiago Neves, abrindo assim, mão de um volante. A qualidade de alguns reforços começa aparecer na medida da sequência de jogos, como foi com Victor Ferraz, Vanderlei e Lucas Silva. Temos jogadores que ainda precisam de tempo como Orejuela, Tiago Neves e Caio Henrique. Só o andamento de partidas e a entrada gradativa deles, melhorará o desempenho de cada um.

Agora é Grenal, a peleia será bonita, sem favoritos, mas com superioridade da dupla em relação a Universidade Católica e América de Cali. Acredito que poderemos classificar juntamente com nossos coirmãos. Serão dois confrontos importantes e que farão o Rio Grande estremecer e mostrar ao Brasil e ao mundo, a força do Estado inclusive no futebol.

Deixando a Libertadores de lado, segue o Segundo Turno do Estadual e somos obrigados a correr atrás, com a certeza de que não haverá clássico na final, e sim Caxias e mais alguém e que seja o Tricolor.

Gostaria de lembrar nesta coluna o triste falecimento do Técnico Campeão do Mundo, Valdir Espinosa, que se junta ao Presidente Fábio Koff, Tarciso, Mário Sérgio, Caio e Verardi que pintaram a América e o Mundo de azul em 1983. Além de jogador e treinador, Espinosa foi importante em 2016, juntamente com Renato na conquista do Penta da Copa do Brasil.

Infelizmente, esse é o destino um dia de todos nós. No entanto, a vida segue e o Grêmio também…rumo ao primeiro Grenal em Libertadores.

Avante Tricolor!

Próximos Jogos:
Dia 08/03/2020 – Pelotas x Grêmio (Gauchão)
Dia 29/02/2020 – Grêmio x Inter (Libertadores)
Dia 15/03/2019 – Grêmio x São Luiz (Gauchão)