Coluna Social

VOLTA ÀS AULAS

Mais um ano letivo inicia e com ele muitas expectativas para alunos, pais e professores.
Depois de um tempo de descanso, muita brincadeira, jogos, celular, internet, televisão, Netflix, passeios, ou mesmo nada para fazer, agora está na hora de voltar à rotina.

As crianças menores possuem um ritual de preparar sua mochila com o material, e refazer esse ritual diversas vezes até o início da aula. Os maiores pegam a mochila na hora de sair de conferem se tem o básico para o primeiro dia.
Mas, o ano letivo vai muito além do primeiro dia, vai muito além da relação aluno x professor. Para que lá no final o sucesso seja alcançado família e escola precisam estar em sintonia.

Na coluna passada já citei que muitas mudanças irão ocorrer, porém a maior mudança deve acontecer em cada aluno e não sou eu ou meus colegas professores que falamos isso, são muitos estudiosos de renome. O Brasil é um dos países em que os alunos menos leem e é um dos países piores colocados nas avaliações de desempenho em leitura e interpretação e matemática.

Nos últimos dez anos nossos alunos não evoluíram nem na leitura, nem na matemática e no exame de Pisa, realizado em 2018, ficamos abaixo da média dos participantes, somente superamos a Argentina, dos países da América Latina.

Crianças e adolescentes muito espertos e conectados, que precisam deixar um pouco as facilidades das mídias de lado e descobrir os livros e a maravilha que é interpretar, descobrir, ler nas entrelinhas o que o autor quis dizer ou mesmo aquela pergunta que o professor escreveu, sem precisar pedir em voz alta: “ O que tem que fazer aqui?”

Nossos futuros profissionais estão na escola. Vamos incentivá-los a estudar, a aprender, a serem bons, para que possamos ter orgulho e confiança em cada um deles.

Que tenhamos um ótimo ano letivo!

Silvia Patrícia Mann Colunista Social